A Era dos temores em Medo Líquido. Novo livro do maior sociólogo da atualidade, Zygmunt Bauman.

17fev08

O ser humano vive hoje em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão.

O resultado? Temos que nos atualizar sempre e acumular conhecimentos, circulamos dentro de shopping centers, dirigimos carros blindados, vivemos em condomínios fechados. O medo é uma das marcas do nosso tempo. Em seu novo livro, Zygmunt Bauman faz mais um estudo singular sobre a vida contemporânea e revela um inventário dos medos atuais.

bauman2.jpg

O autor mapeia as origens comuns das ansiedades na modernidade líquida e examina mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas.
Segundo Bauman, as certezas da modernidade sólida se foram, e, com isso, a utopia do controle sobre os mundos social, econômico e natural desmoronou. Em mais um estudo singular sobre a vida contemporânea, Bauman divide com o leitor suas análises sobre o tema. Via Verdes Trigos .

Residente em Londres e professor emérito de sociologia das Universidades de Leeds e de Varsóvia, Bauman tem, no Brasil, 13 livros publicados – entre eles, Amor Líquido e Globalização: As Conseqüências Humanas. Um dos teóricos mais importante da atualidade.

Grande amarrador de idéias que vagam no ar, ele desenvolveu o conceito de uma sociedade “líquida”, partindo do princípio de que as certezas e a previsibilidade do futuro estão diluídas e, porque políticos e empresas tendem a lucrar com isso, não há perspectiva de que esse clima de insegurança seja sanado.

“Pelo contrário, os governos e os mercados têm interesse em manter esses medos intactos e, se possível, aumentá-los.”

Confira trechos da entrevista concedida por Bauman, via e-mail, ao Aliás, pelo Estadão.

Anúncios


5 Responses to “A Era dos temores em Medo Líquido. Novo livro do maior sociólogo da atualidade, Zygmunt Bauman.”

  1. 1 Cácia de Lourdes

    Sou fã do professor Mario Cortella, espero que um dia ele venha a Natal fazer essas palestras maravilhosas e também fazer palestras na empresa onde trabalho, sei que as pessoas que ainda não o conhecem vão adorar. E quanto ao seu livro Medo Líquido é um tema atualizado hoje, onde as pessoas vivem em função do medo.

  2. 2 Tânia Souza

    Meu professor de Filosofia Paulo de Goes – Universidade de Sorocaba – Uniso, fez indicação deste livro: Medo Líquido de Zygmund Bauman, na época 2008, não me atentei para sua necessidade, pois, estava envolvida com o curso. Hoje, outubro de 2012, buscando novos conhecimentos encontrei o título, o assunto e o autor, que me fez interessar para a questão, resultado: vou comprar o livro!
    O que resalta a ideia de Mário Sérgio Cortella: “Não nascemos prontos”
    Obrigada.
    Tânia Souza
    Graduada em Filosofia
    Pós Graduada em Psicopedagogia


  1. 1 Zygmunt Bauman: Vida para consumo, a transformação das pessoas em mercadoria. « Estratégia Empresarial
  2. 2 A educação por Içami Tiba: ‘falta cidadania familiar’ « Estratégia Empresarial
  3. 3 Palestra “Não nascemos prontos”, por Mário Sérgio Cortella. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: