Conheça o único japonês no Brasil forjador de espadas katana.

16ago08

Tomizo Ishida pode ser considerado o mais criativo e inovador dos artesãos japoneses que produzem katana no Brasil. Nasceu em Gumma, próximo a Tóquio, em 24 de novembro de 1924. Chegou com a família no Brasil em 1933 para trabalhar em uma fazenda de Mirandópolis, São Paulo.

Desde sua infância, Tomizo Ishida teve fascinação por espadas japonesas, embora não descendesse de uma família de “espadeiros”.

As espadas confeccionadas por Mestre Ishida tem reconhecimento internacional, inclusive como superiores às espadas katana forjadas no Japão antigo.

Ishida é legitimo herdeiro da antiga tradição de forja tsukemune

Ishida é legítimo herdeiro da antiga tradição de forja "tsukemune"

A confecção de uma espada Ishida pode demorar mais de 6 meses

A confecção de uma espada Ishida pode demorar mais de 6 meses

Detalhe do Tsuka (empunhadura) em couro de raia legitimo

Detalhe do Tsuka (empunhadura) em couro de raia legítimo

Em 1949, aos 25 anos, Tomizo Ishida resolveu vir para a cidade de Mairiporã (a 50 km da capital paulista), onde reside até hoje. Poucos anos depois tornou-se relojoeiro e ourives, ao abrir seu próprio negócio.

Apenas em 1962 que Mestre Ishida decidiu iniciar a produção de espadas japonesas. Foi de forma amadora que começou a produzir exemplares de katana, wakisashi e tatchi, baseando-se apenas em livros que parentes do Japão lhe enviavam. Posteriormente, teve contato prático com Oda Sensei e Oura Sensei, renomados artífices de espadas japonesas no Brasil.

Em 1991, ele e sua esposa foram agraciados pela sociedade japonesa no Brasil com os títulos de comendadores grã-cruz por sua contribuição às artes nipônicas no Brasil.

Em sua primeira fase, Mestre Ishida produziu cerca de 350 espadas e, de tanto forjar lâminas durante longos períodos sem interrupção, ele acabou comprometendo e muito a audição de um dos ouvidos. O artesão teve 3 filhos homens, mas nenhum seguiu seu ofício.

A partir do final da década de 1980, Tomizo Ishida diminuiu muito a produção das espadas katana, vindo a encerrá-la oficialmente em 1992. Entretanto, a partir do final de 2004, felizmente, Mestre Ishida retomou a produção de espadas em edição limitada de suas famosas espadas katana.

Para saber mais sobre Mestre Ishida e as espadas katana que confecciona acesse o site em sua homenagem. Aqui.

Detalhes para compra de uma legítima katana de Mestre Ishida podem ser obtidos com:
Luiz Ishida: luiz@formar.com.br 11-9477-6990
Airton Gaia: airtonrgaia@terra.com.br 11-9658-6060.

Informações e fotos retirados site do Mestre Ishida.

Artigos sobre imigrantes japoneses no Brasil:

Conheça a emocionante história do imigrante japonês Daizi Yamamoto e seus desenhos da viagem ao Brasil.

Ichiro Nishitani: O homem que ajudou a trazer a Toyota ao Brasil.



61 Responses to “Conheça o único japonês no Brasil forjador de espadas katana.”

  1. 1 leomar nunes

    sou aluno do niten em manaus am. toda vez que estou na lanraus verificando meu imeio nao me canso de olhar as espadas do mestra tomiso ishida.pois sao verdadeiras obras primas.sei que nunca vou poder ter uma espada desta pois sou pobre. mais nao e proibido sonha, so tenho um chinai e uma espada de madeira.que um amigo me deu ja bastante usados. estou treinando kenjutso,tenho uma verdadeira paixao e respeito pelos japoneses.gostaria de realisar um sonho que tenho. ganhar uma espada de mestre ishida este cometario vem de dentro de meu espirito de minha alma e meu corasao.ARIGATO.

  2. Olá Leomar,

    sim, sonhar não é proibido e muito mais que isso, sonhar é a possibilidade de querer um dia aquilo que estamos sonhando.

    Obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços

  3. 3 jose castro

    Obrigado pelo post. Gostei muito de ver as fotos no link presente no texto. Se for possível gostaria de receber mais fotos no meu email,ficaria muito grato.
    Gostei muito da tsuba com tsurus, muito agradável.
    É bom saber que alguém no Brasil inovou na produção de katanas. Porém fiquei na dúvida se elas são shinsakutos. Realmente gostaria de receber mais informações pelo emai, com valor também.
    Muito obigado pela atenção e mais uma vez obrigado pelo post.
    Atenciosamente,
    José Castro.

  4. Olá Jose Castro,

    fico feliz que tenha gostado da matéria. Para mais fotos do próprio Ishida, é só acessar o seu próprio site:

    http://www.ishida.atipico.com.br/

    Abraços

  5. 5 carlos laka

    é uma espada do mestre não é muito barata não … ja vi uma de 7mil reais é mole…ashahs mas vale a pena uma verdadeira katana samurai…

  6. Olá Carlos,

    você tem razão, no Mercado Livre tem para vender – já encontrei pr US$ 4.000 um exemplar!

    Abraços

  7. Considero que forjar uma katana é um processo de Alquimia, gostaria de uma receita
    de como forjar uma, do mestre Ishida.

    Desculpe os erros.

  8. 8 jose soares

    primeiro de tudo um grande bem haja para todos os que se entressam pela arte japonesa e mais ao povo japonês,adorei de ver o vosso chat sobre os sabres japoneses,are a coisa que eu adorava de saber a arte de os fazer com a sabedoria e o espirito e amor que se deve por na espada que se está a fazer,parabens porque quem quer prepetuar a bela arte de fazer as katanas,eu sou portugues onde á o melhor aço do mundo mas não á quem as queira fazer ou por falta de conhecimento ou pelo lucro,adorava de ser possoidor de uma mas como disse aqui é dificil.Mais uma vez um Grande Bem Haja a quem quer preservar esta arte.

  9. 9 augusto koch

    Forjar uma catana japonesa é unificar o corpo e o espírito em um só instrumento que é o amor naquilo que faz.

  10. 10 Dário

    Olá Sr: André meu nome é Dário e sou de Piraquara-Pr
    Gostaria de saber da possibilidade de poder aprender
    a arte de forjar espadas japonesas pois tenho grande
    facinio por tudo q vem do japão mas principalmente
    pela parte q c refera a casta guerrreira dos Samurai
    e como a espada
    era a alma deles acabei por apreciar tudo q c refere
    sobre a Katana e o conjunto completo de armas brancas
    japonesas. O meu desejo de possuir uma espada dessas
    não chega nem perto ao de forjar umase puder me ajudar
    fico muito agradecido.

  11. 11 Vinny

    por quanto ele vende uma katana?

  12. 12 mario

    Como faço para compra uma katana dele…

  13. 13 guilherme

    ishida quanto custa uma catana sua

  14. 14 Marcio Goromaru

    Onegai shimasu !

    Sensei , parabéns pelo seu trabalho grandioso e magnifico!
    Forjando o senhor demonstra muita sabedoria , pois num é qualquer um que consegue fazer a essência de um Samurai …
    Não importa o quão fraco seja uma Katana , mais se for feita com o carinho e afeto de seu forjador a lamina se torna viva!
    Sensei , Do fundo de minha alma lhe desejo mais um Parabéns !

    Domo arigato gozaimashita !

  15. 15 TIAGO E.D.O.S

    NOSSA EU BEM QUE GOSTARIA DE APRENDER A FORJAR UMA BELA KATANA POIS DAS ESPADAS DO ORIENTE E A MAIS BELA E RICA EM DETALHES E DEVE DE SER REALMENTE PELA PAIXAO DA ARTE POR AQUELES QUE AS FORJAM ASSIM COMO A HISTORIAS SOBRE OS SAMURAIS E SUAS PODEROSAS ESPADAS DITARAM O RUMO DO JAPAO DEIXANDO GRANDES MARCAS E FEITOS ESPERO QUE SEJA ASSIM TAMBEM A HISTORIA DO MESTRE ISHIDA LEMBRADA POR MUITOS ESPERO UM DIA CHEGAR A CONHECELO ESPERO QUE TENHA MUITOS ANOS DE VIDA PELA FRENTE E MUITA SAUDE POIS TENHO OUTRAS PESSOAS QUE TAMBEM QUERO CONHECER

  16. 16 josé pereira branco

    olá sensei Tomizo Ishida é um praser te conhecer uma arte desta é sempre bom saber, estou querendo comprar uma espada katana, se encontra algumas mas nenhuma é a perfeita, na hora em que vi seu anuncia na internet fiquei muito surpreso e gostei muito e gostaria de saber se você as fabrica para venda e se sim se você faz sob medida, desde jaagradeço pela atenção dada muito obrigado

  17. 17 Marco Castro

    Sou praticante de Haidiong Gumdo e faço parte de associação internacional com ficha e certificado original em minha posse e cópia na associação central na Korea.

    Desejo comprar uma verdadeira espada de combate capaz de cortar aços não forjado como manteiga quando aplicado o correto movimento/golpe adequadamente.

    O que devo fazer, quanto ira custar, onde posso visita-los.

    Atenciosamente,

    Marco Castro

  18. 18 Marco Castro

    Sou praticante de Haidiong Gumdo e faço parte de associação internacional com ficha e certificado original em minha posse e cópia na associação central na Korea.
    Desejo comprar uma verdadeira espada de combate capaz de cortar aços não forjado como manteiga quando aplicado o correto movimento/golpe adequadamente.
    O que devo fazer, quanto ira custar, onde posso visita-los.
    Vida longa e próspera. Atenciosamente, Marco Castro

  19. 19 Rogerio

    quanto custa katana

  20. 20 Rogerio

    quanto custa katana desejo treinar com uma katana e sentila

  21. 21 Ricardo Moise

    Bom dia, sensei Tomizo Ishida é um prazer te conhecer mesmo que seja por foto. Por ser apaixonado por arte sendo eu um artesão também mais não de espadas e sim de esculturas em argilas, tenho tamanho amor pela arte sendo assim fiquei deslumbrado com seu trabalho, gostaria de saber se ainda esta fabricando as espadas; se tiver tira-me umas duvidas.
    Gostaria que o senhor me tira-se uma duvida, gostaria de saber sobre o aço que o senhor usa, e quantas dobras a mesma tem ao termino no seu aço, também se ela vem polida, assinada e afiada para cortes tamesriguiri . Outra pergunta e se o senhor a faz com 0.70 cm e a probabilidade dela sega ou der dentes na lamina.
    Se tambem o Senhor utiliza um aço chamado de Tamahagane (aço jóia), que consiste numa combinação de um aço “duro”, com alta concentração de carbono e um aço “mole”, com pouca concentração.
    No mais obrigado, muita paz e prosperidade e desculpe pelas longas perguntas mais eu quero comprar um bom material.

  22. 22 rubens cunha.

    aprecio muito a cultura japonesa sua disciplina e comecei a tentar fazer algumas miniaturas de katanas [artezanais] e gostaria muito que se possivel o mestre me desse algumas dicas pois as mesmas sao feitas de aco inoxdavel.Caso o senhor se interesse mande oendereco para que eu lhe mande amostra das mesmas,Desde ja muito obrigada

  23. 23 Gabriel passos

    ola gostei muito dessa reportagem mas n teria como ele n sei ter um programa mostrando as espadas feitas e mostrando partes q ele fazendo uma espada mostrando a cultura dele e das espadas falando como ele aprendeu a fazer uma espada ou algo assim

  24. 24 kaled kishikawa

    Pedi um exemplar pelo tel e ja recebi adorei a espada muito boa mesmo o mestre comcerteza trouxe as origens originais do japão para o brasil adorei a tsuka perfeita..
    Treino o iaijutsuah mais de 6 anos.
    fui conseguir uma verdadeira kataná agora mas vlw apena esperar.
    Arigato gozaimashita.

  25. 25 Bruno

    gostaria de saber se você faz outros tipos de espadas e quanto custa

  26. 26 Ary

    Eu gostaria de ter uma katana feita por ele, quanto custaria?

  27. 27 Marcio Arce

    Adorei a materia pratico kung fu ,Eu gostaria de ter uma katana feita por ele, quanto custaria? aguardo resposta .

  28. 28 Danilo Dos Santos Almeida

    Gosto da arte de forjar as katanas, gostaria mesmo de apreender a forjar uma, adimiro quem as faz pois é uma verdadeira obra de arte.
    Quanto custa uma? Gostaria de adquirir isso é, se Mestre Ishida ainda estiver produdindo. Des da ja obrigado.

  29. 29 Anderson Mendes Joazeiro

    Olá,meu nome é Anderson sou apaichonado por Katana, moro em São José do Rio Preto mas semre adimirei a cultura japonesa possuo uma espada mas nada comparado a do mestre,sempre sonhei em possuir uma autentica quem sabe chegou a oportunidade DEUS os abençoue e prolongue vossos dias.

  30. 30 andré M.Alves

    olá Andrey! gostei muito do que soube a respeito do mestre Ishida sobre como forjar uma katana .Eu sei um pouco sobre como forjar katanas .Mas eu não tenho a disponibilidade dos elementos pra fabricação . ”o que eu mais desejo seria poder forjar katanas ao invés de compra-las é na minha opinião aprender mais a escéncia do samurai ” !. muitas desculpas se errei algumas partes no comentário . esse é meu email Andre-m-skywalker45@live.com

  31. 31 Marcos Henrique Dias

    Legal espada mas eu gostaria de saber onde eu poso encontrar laminas pa fazer espada …
    Ou se alguen tem um esquema passo a passo de como fazer uma gostara de saber .. marcoshenrique dias@bol.com,br

  32. 32 taciano de freitas

    eu sou fa das coisas original e as katanas sao conhecidas como hatoiry hanzo ela e pronta para apartar decepar e mudar odestino da criatura ok

  33. 33 gleison

    ola! me chamo gleison,ou amante e praticantes das artes marciais japonesa.ha muito tempo venho a procura de uma espada katana.
    sei que esse artefato e de suma importancia para a cultura japonesa.
    gostaria muito de pusuir uma que fose verdadeira.tenho muitas espadas mais todas sao ornamentais.mais as aprecio como verdadeiras.talvez nao seja digno de ter uma katana, pois nao sou sou japones so um mero amante de sua cultura como tambem praticante.nao tenho muito.velho de uma famia umilde do interior nordestino.por ai voces podem ver como ja tenho muita dificuldade em me manter treinando.amigos me ajudao a pagar meus trinos.e as poucas espada (3 espadas ornamentais) forao presente.sao gasta mais nao ligo para o estado em que elas estao afinal forao presente.tenho muito cuidado com elas para que nao venhao a ficar pior.venho juntando um dinheiro a 4 anos co o sonho de um dia poder ter uma catana verdadeira forjada a mao.peço ulmildemente que o senhor fabrique uma catana para mim.talvez nao tenha juntado o suficiente mais posso parga com meu trabalho.
    agradecido por essa oportunidade.
    esse meu email gleison.iury@hotmail.com

  34. Essa Katana é maravilhosa, é linda!
    Você poderia me dizer quanto custa uma katana dessa?
    Por favor se puder me responder eu agradeço!

  35. 35 taciano de freitas

    uma katana original deve custar uns cinco mil reais assim diz meu tio ele
    troxe uma da china ok my brother

  36. estou louca para comprar uma
    so ta faltando eu saber o preco dela
    se alguem poder me responder .
    eu agradeco ….

  37. 37 Luiz Beltrão

    O e-mail passado para contato só da erro (pelo menos no meu caso), como posso contata-lo de outra forma. Grato. Luiz Beltrão

  38. 38 Amir Pontes

    Parabéns Honorável mestre, por sua coragem e pioneirismo em forjar no Brasil um artefato tão distinto como é a espada japonesa!
    Sou fãs das artes japonesas de combate e de seu amplo rol de armas, contudo para mim a mais fascinante arma japonesa é a Katana.
    Pudesse eu lhe honrraria com uma comenda por seu inimaginável feito!
    Saudações mestre Ishida!

  39. 39 RONEI FELICIO OLIVEIRA

    eu pagamento vende foçada espada Katana Samurai Spirite
    São Paulo R$ 1.200 OU R$ 2.500..

  40. 40 breithner

    Nossa eu queria tanto uma katana de verdade mais aqui no Brasil e um pais muito chato pode ter nada de bom que eles ficam querendo tomar de você!!!

  41. Quanto e Que ta uma Katana ???

  42. 42 Dudu Ferrari

    Ola boa tarde… Sou um grande admirador da tecnica japonesa em artes marciais e principalmente suas armas de guerra em lutas…em especial as Katanas… Gostaria de saber o valor de uma katana…por saber q somente um japones aq no brasil a produzilas… Obrigado pela atencao e aguardo seu retormo no meu e-mail.

  43. Achei muito interessante a materia exibida. gpsstaria de saber se vcs estao produzindo ainda e quannto custa.
    kenjisakumoto@gmail.com

  44. 44 Francisco R.

    Quanto ele cobra uma espada mais o frete para o Rio Grande do Sul ?

  45. a espada ninja so usa que tem a verdadeira sabedoria do ninja. um ninja tem que defender seus amigos e pessoas que precisaõ de vc a todo custo .

  46. 46 Luiz

    gostaria também de saber como entrar em contato

  47. 47 hendrik

    Ola! Gostaria de saber qual sakufuu do hada e do hamon o sensei forja em suas espadas! Grande abraco e belissima materia.
    Trabalho com nihontou aqui no Japao. http://www.toukenkatsu.com
    Hendrik Lindelauf

  48. pesso contato para comprar uma espada, sou militar do RS
    fone 0155499356608

  49. Gostaria de saber mais sobre os valores e se vocês também fazem escrituras com o nome na katana favor entrar em contato .

    Adoraria comprar 1 pra Guardar de lembrança, Porém tem que ser Original.

  50. 50 jean

    Também estou querendo adquirir uma espada, sou fuzileiro naval do rio de janeiro.

  51. 51 Doug

    Oq eu gostaria de saber é quanto ao nome dado a katana segundo a tradição, uma katana que nunca esteve em combate mereçe um nome? Como é a tradição samurai quanto ao nome que devo dar? Pergunte ao mestre para nós por favor, grato.

  52. 52 Gerson Lima

    Gostaria muito de ter uma dessas magnificas obras de arte. Como procedo para fazer uma compra?

  53. 53 Rogerio

    quero saber preço katana

  54. 54 Lucas

    Gostaria de saber se existe algum curso, escola, etc pra este tipo de ofício.. no momento faço facu de engenharia mecânica mas gostaria muito de exercer tal tipo de ofício

  55. queria saber ser ele faz uma katana especial pra mim com o gumo invertido

  56. 56 JOSÉ CRUZ

    Bom dia, meu nome é Jose Cruz , mais tomei a liberdade de ter o codinome de: KATSUMOTO YAMASHIDA, DEPOIS DE TER ASSISTIDO O FILME O ÚLTIMO SAMURAI, sou praticante da arte marcial conhecida como JUDÔ, sou faixa preta e já tive uma escola onde ensinava essa arte para meus alunos, depois conheci um francês que é meu mestre de AIKIDO, onde comecei a praticar exercícios com a espada de madeira (BOKKEN). visitando uns sites encontrei o mestre Tomizo ishida que fabrica as espadas katanas, gostaria de saber como adquirir uma de suas espadas, que posso considerá-las com a mesma originalidade as do Mestre Hitori Henzo, do filme …. DÖMO ARIGATO GOZAIMASU.

  57. Sou um admirador do grande mestre tomizo ishida

  58. MEUS MAS SINCEROS RESPEITO AO MESTRE TOMIZO ISHIDA

  59. 59 Izaias

    Gostaria de comprar uma katana gostaria de uma resposta pois sou praticante das artes marciais e adimiro
    Muito as katanas belas beleza que elas tem !

  60. 60 roberto sergio shouga mendes

    Meu avô contava histórias da espada de nossa fámilia e que foi tomada pelo governo japonês, queria comprar uma para minha familia ter novamente uma, infelizmente não poderei fazer isso, estão muito fora de meu poder aquisitivo


  1. 1 A arte da caligrafia japonesa « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário