Ichiro Nishitani: O homem que ajudou a trazer a Toyota ao Brasil.

17mar08

Com as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil, oportuno mostrar também histórias de empreendedorismo e de superação para vencer em um País distante e um tanto diferente da cultura japonesa.

Uma dessas histórias começou em 1930, quando Ichiro Nishitani, então com 16 anos, chegou ao porto de Santos a bordo do navio Kanagama Maru.

kanagawa-maru_1912-1931_na_full1.jpg

Nascido em Hiroshima, Nishitani veio jovem ao Brasil em busca de oportunidades para crescer profissionalmente. Com o passar dos anos, as chances apareceram, e ele as aproveitou da melhor forma possível. Quando não surgiram, ele mesmo as criou.

14_ichiro_nishitani_021.jpg

Ichiro Nishitani com sua esposa Mitsu Kodama

Tornou-se um dos maiores empreendedores do Brasil, sendo pioneiro na importação de produtos japoneses e um dos responsáveis pela vinda da Toyota ao País.

Toyota 1960
toyota-1958.jpg
14_ichiro_nishitani_011.jpgGalpão de Ichiro; ele foi o primeiro e único importador dos caminhões, ônibus e Jipes do Japão

O primeiro emprego de Nishitani foi em um jornal da colônia japonesa. O trabalho fez com que o jovem viajasse por várias cidades do interior paulista. Passou a conhecer pessoas e conviver com os comerciantes locais. Com isso, observou as necessidades do setor.

O abastecimento das mercadorias era precário, o que possibilitava uma grande oportunidade de crescimento. Para preencher essa lacuna, Nishitani. criou sua primeira empresa, em 1937, com o nome inicial de “Ishiro Nishitani”

Passou a visitar os comerciantes próximos às linhas de trem, já que haviam poucas rodovias na época, para apresentar mostruários e catálogos de vendas. Com o crescimento do negócio, o novo empresário contratou os chamados “caixeiros-viajantes”, para o serviço. Eles anotavam o pedido e levavam para a sede em São Paulo. Tornou-se um dos maiores compradores atacadistas da época.

A precariedade da comunicação e da estrutura da época dificultou o trabalho. Os Correios eram a única forma de se comunicar com longas distâncias, mas o tempo para a correspondência chegar a seu destino era muito grande.

Mesmo com todas dificuldades, Nishitani continuou a ser um ousado empreendedor. Fundou indústrias de meias personalizadas, pescados, gráfica e até fábrica de brinquedos. Abriu uma loja próxima ao Mercado Municipal de São Paulo, após perceber o número elevado de pessoas que passavam pelo local. Um faro aguçado, típico de um empreendedor nato.

14_ichiro_nishitani_031.jpg
Porto de Santos: importação de mais um veículo da Toyota

O início da Toyota no Brasil
No início dos anos 50, com os investimentos em infra-estrutura promovido pelo governo, Nishitani passou a produzir tratores e implementos agrícolas. A ousadia do empreendedor o levou ao Japão, na mesma época, para negociar a vinda de veículos da Toyota e da Hino (marca de veículos comercias da Toyota), para o Brasil.

Ele foi o primeiro e único importador de caminhões, ônibus e jipes do Japão.

Para aumentar a produção e atender a crescente demanda, Nishitani constituiu a empresa Carrocerias Lay-Auto Partes, que projetou jipes e modelos encomendados. Em 1962 a Toyota se instalou no Brasil, com grande participação e ajuda do empreendedor, que exerceu o cargo de Diretor Vice-Presidente da Toyota.

Ele passou a ser revendedor autorizado da Volkswagen, General Motors, Mercedes Benz e Lambreta, com diversas concessionárias espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Apesar de todo o crescimento e sucesso, Nishitani foi obrigado a fechar suas empresas e encerrar a escalada empresarial. Em 1967, foi declarado insolvente civil. Trabalhou, até o fim da vida, em 2002, para se reabilitar.

Era viúvo da senhora Mitsu Kodama, falecida em 1993, que o ajudou em todo o seu caminho. A história de Ichiro Nishitani é mais uma que enriquece a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

[via Made in Japan]

Leia mais sobre a Toyota aqui no blog:

A novela da 2ª fábrica da Toyota no Brasil.

Números do dia: 3,02 milhões de veículos produzidos nos últimos 12 meses, encerrados em janeiro de 2008.

General Motors vs. Toyota. Porque pouca importa saber quem é a maior montadora do planeta.

Logomarca da Toyota pelos 50 anos de Brasil. Por Gad’ Branding & Design.

Fim da novela: Nova fábrica da Toyota será mesmo no Estado de São Paulo.

Concorrência para Embraer: Conheça os planos japoneses para a indústria aeronáutica.

Toyota confirma investimento em fábrica na Índia enquanto no Brasil impera a indefinição.

Anúncios


8 Responses to “Ichiro Nishitani: O homem que ajudou a trazer a Toyota ao Brasil.”

  1. 1 Elvis de Paula

    Gostaria de saber o que levou a falência do Ichiro Nishitani em 1967. Se vocês puderem me responter, agradeço.

    Grato,

    Elvis de Paula

  2. Olá Elvis,

    infelizmente esta é uma informação que também busquei e não achei em nenhum lugar.

    Abraços

  3. Andrey, achei muitíssimo interessante essa história!
    eu tenho um blog, onde busco resgatar a história do automóvel no Brasil, é possível me enviar essas fotos em alta resolução para eu fazer o registro desse pioneirismo?

    Agradeço antecipadamente,
    guilhermedicin@hotmail.com
    antigosverdeamarelo.blogspot.com

  4. Olá Guilherme,

    infelizmente eu não tenho em alta resolução estas fotos.

    Abraços

  5. 5 Imelton Azevedo

    Eu tenho certeza que o Sr. Ichiro Nishitani foi vítima da corrupção brasileira. Um imigrante japonês, honesto e ético, querendo trazer um poderoso fabricante de veículos para o feudo de americanos e alemães? Certamente foi vítima de fiscais da receita corruptos, políticos e “servidores públicos” que criam dificuldades para venderem facilidades”. Se até hoje em pleno século 21, o cenário é assim, ainda mais naquela época.


  1. 1 Toyota confirma investimento em fábrica na Índia enquanto no Brasil impera a indefinição. « Estratégia Empresarial
  2. 2 Fim da novela: Nova fábrica da Toyota será mesmo no Estado de São Paulo. « Estratégia Empresarial
  3. 3 A novela da 2ª fábrica da Toyota no Brasil. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: