Loja virtual das Casas Bahia e a inclusão digital

03fev09

Nos últimos dias eu tenho lido diversos artigos comentando da incursão das Casas Bahia no varejo eletrônico.

Mas em nenhum deles eu observei o que podemos dizer sem sombra de dúvidas: a entrada da empresa no e-commerce nacional será um divisor de águas na internet brasileira e consequentemente para o comércio digital e de quebra, para o marketing digital. Os SEO e SEM da vida devem estar pulando de alegria, imaginem os portais!

O mercado vai crescer e todos vão sair ganhando, inclusive os seus maiores concorrentes que já possuem anos de experiência na frente das Casas Bahia.

E por qual razão afirmo isso?

Se pensarmos no que a empresa significou para uma grande parcela da população brasileira e ainda significa, e como o Sr. Samuel Klein desenvolveu um modelo de negócios sem paralelo no mundo todo, sendo inclusive case study em várias universidades pelo mundo como a prestigiada Havard americana, é de se esperar sucesso absoluto do empreendimento.

Apesar de eu ter este blog apenas um ano, eu observo diariamente a dificuldade de muitos internautas leitores e sua quase inexperiente familiaridade com a internet em si.

Houve uma explosão nos últimos anos da venda de computadores, que sem dúvida nenhuma é uma alento e tanto para um país que sofreu por tantos anos advindo de um mercado fechado, imbecil e retrógrado.

Até mesmo o “mercado cinza” de computadores vem diminuindo consideravelmente, em virtude da venda de computadores em várias vezes.

É claro que a cada ano que passa os números aumentam e melhoram, mas ainda temos milhares de internautas “analfabetos digitais“. Muitos nem ao menos sabem procurar algo simples em algum mecanismo de busca.

Não me lembro dos números exatos e absolutos, mas dos 50 milhões de internautas brasileiros, menos de 10 milhões são cliente digitais.

E vejo claramente nas Casas Bahia um indutor que vai saber lidar muito bem com esta inclusão digital, afinal ela mesmo um dos responsáveis por este aumento do parque de computadores em seus 10 estados de atuação.

É uma empresa que sabe muito bem lidar com seu cliente e na linguagem correta.

Muitos podem achar que o layout de outros players do e-commerce nacional dão um “banho” de loja na empresa, mas mais uma vez afirmo, não subestimem a capacidade das Casas Bahia de simplesmente fazer sucesso em tudo que toca, ou melhor, em tudo que vende.

Dos três filmes, este é o mais engraçado de todos, na minha opinião

Atualizando em 08.02.2010:

No primeiro ano da loja virtual o faturamento foi de 1,5% do faturamento total da rede, o que isso corresponde a R$ 195 milhões. Nada mal para quem demorou para entra no mundo virtual. Leia mais em reportagem da Agência Estado. Aqui.

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14.08.2008: Decolar.com: agência aposta em ferramentas para identificar as necessidades de seus clientes

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14.02.2008: Casas Bahia. Os maiores compradores de caminhões do Brasil. Entenda os motivos



3 Responses to “Loja virtual das Casas Bahia e a inclusão digital”

  1. Gostei do otimismo e da admiração pela Casas Bahia, eu também admiro e muito a história de Samuel Klein e seu empreendimento de sucesso. No entanto, sou um pouco mais preocupado. O sucesso das Casas Bahia se deve boa parte a facilidade de crédito que as classes mais baixas encontravam na loja. Como fazer isso pela internet onde as opções de pagamento são limitadas? Sem dúvida que, com criatividade, tudo é possível. Como levar as pessoas que compraram PC há pouco tempo a deixarem de comprar na loja para comprar nesse mesmo PC? Acho que o caminho é bem esse que abordastes, “ensinar” seu público. E nisso, eu acho que as Casas Bahia têm grande chance de obter sucesso. Se ela optar por bater de frente com Americanas, Submarino e Shoptime, bem…aí eu vou ser ainda muito mais cético.

  2. Olá Sylvio,

    obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Bom, somente as vendas parceladas não explica o sucesso das Casas Bahia, o próprio investimento em TI da empresa é fabuloso aliado a um critério de análise de crédito para pessoas que nem tem como comprovar renda sem igual. Algo que ainda ninguém consegue copiar com baixo índice de inadimplência. O BI (business intelligence) deles é fantástico.

    Existem inúmeros outros detalhes que poderíamos citar como complemento para o sucesso da empresa. Fico pasmo que ainda a grande maioria das faculdades e universidades, de administração e marketing, não se dão o trabalho em conhecer este case genuinamente nacional.

    E a concorrência estabelecida como do grupo B2W (Submarino, Americanas), Ponto frio e Magazine Luiza? Como citei no artigo, hoje somos mais de 50 milhões de internautas? E com certeza os e-consumidores não devem passar de 20%, portanto, as classes A e B em sua maioria, então, o que tem de consumidor para eles ensinarem a comprarem e tornarem-se clientes virtuais é algo colossal.

    Abraços

  3. Senhores

    Venho por meio desta apresentar a minha indignação pela forma como tenho sido tratado por esta loja.

    A aproximadamente 30 dias comprei um lavadora Brastemp pedido 144478566, onde infelizmente foi observado na entrega do mesmo que o produto tinha marcas nítidas de que o mesmo não era novo pelos seguintes motivos:

    – Entregaram sem embalajem (veio embrulhado num plástico sem caixa)
    – Há marcas nítidas de desgaste nos componentes de acabamento
    – Desalinhamento das peças montadas e outros.

    Informo que já houve por parte a loja uma tentativa de retirada, porem como não fomos avisados previamente da retirada, não houve a autorização em função de não nos terem trazido outro produto na troca.

    Desde então já abrimos vários protocolos de atendimento (85860244 – 88832461 – 89515039) e várias ligações por parte da Ponto Frio, onde nos prometem a retirada e até hoje nada.

    Salientamos que sempre tivemos esta loja em apreço por longos anos estamos abismados pela forma como estamos sendo tratados.

    Não vemos no atendimento via telefone ou internet uma solução para este empasse.

    Peço a gentileza de alguém estar vendo este problema de uma forma mais atenciosa para que não sejamos obrigados a tomas medidas desgastante para ambas as parte.

    Na certeza de atendimento desta solicitação, desde já agaradeço


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