Rain Drops, o sistema de coleta de água de chuva que utiliza garrafas plásticas

31out08

Os sistemas atuais de coleta de água de chuva são extremamente dispendiosos e fora de alcance de milhares de famílias que necessitam aproveitar a água de chuva. Pensando nisso, o americano Evan Gant desenvolveu o Rain Drops, um sistema que permite as pessoas adaptarem garrafas de plástico existentes, as famosas garrafa PET, para coletar água da chuva.

Além de ser economicamente viável este sistema possibilita a troca das garrafas plásticas de armazenamento e uma forma muito mais fácil e higiênica de limpeza do mesmo.

Vale lembrar que a garrafa PET é um produto que em muitos casos vai parar nos aterros sanitários ou mesmo, como já relatado aqui no blog, em rios como o Tietê.

A corrupção e o desrespeito com os cidadãos em países em desenvolvimento é um claro sinal de que para muitas famílias, a falta de água é um problema crônico que está longe de ter uma solução razoável. E este sistema, o Rain Drops pode ser uma solução economicamente viável, pelo menos a curto prazo, para muitas famílias que precisam do mais básico e necessário para nossa sobrevivência com dignidade que é a água corrente.

Para muitas comunidades no mundo em desenvolvimento, a falta de uma boa higiene pode ter conseqüências mortais. Lavar as mãos é uma das melhores maneiras de impedir a proliferação de bactérias. Cerca de seis mil crianças morrem por ano no Quênia de doenças diarréicas, e estima-se que o simples ato de lavar as mãos poderia cortar este número para menos da metade (ver kwaho.org). O sistema Rain Drops pode fazer com que as pessoas possam ter água corrente e sempre para lavar as mãos.

Outra grande vantagem de se utilizar garrafas de plástico como um sistema de coleta da água é um processo chamado SODIS – sigla para Solar Disinfection (desinfecção solar), que utiliza uma combinação de raios solares UV e o calor para eliminar microorganismos patogênicos que provocam doenças. Este processo encontra-se espalhada em muitos países em desenvolvimento devido à sua eficácia e baixo custo.

Solar Water Disinfection (SODIS) nas Filipinas (em inglês)

Em última análise, o objetivo deste sistema é criar um meio de pessoas serem capazes de coletar água, que é um recurso essencial para a vida. Ajudando-as a aliviar o agravante monetário em uma área essencial como o acesso à água limpa, as pessoas teriam mais flexibilidade para começar a abordar necessidades econômicas e essenciais ainda não satisfeitas em outras áreas.



O Rain Drops foi o grande vencedor do Design for Poverty International Contest, que foi idealizado pela Yanko Design em colaboração ao Blog Action Day que o Blog Estratégia Empresarial também participou. Veja aqui e aqui, com artigos sobre a pobreza que deveriam ser publicados no dia 15 de outubro.

Conheça também outros projetos finalistas desta excelente iniciativa do Blog Yanko DesignLink

[via yanko design]

Leia também:

19.10.2008: Conheça a única tecnologia do mundo que reduz a zero o consumo de aparelhos em modo de espera

10.10.2008: Reciclagem: Energy Seed por Sung Woo Park e Sunhee Kim

13.08.2008: PET reciclado: mercado brasileiro movimentou R$ 1 bilhão em 2007

Anúncios


4 Responses to “Rain Drops, o sistema de coleta de água de chuva que utiliza garrafas plásticas”

  1. 1 Maria Virginia Quint

    Esse sistema de coleta de agua da chuva e magnifico,o Rain Drops,utilizando garrafa Pet.alem de colaborar com o meio
    ambiente,ajuda as pessoas a ter agua que e essencial para
    nossa existencia.Obrigada Evan Grant,pois pessoas como voce
    enobrece a gente.

  2. 2 brenda

    ouuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. 3 open

    Thanks for your personal marvelous posting!
    I actually enjoyed reading it, you’re a great author.I will make sure to bookmark your blog and will often come back at some point. I want to encourage continue your great posts, have a nice holiday weekend!


  1. 1 Imagens da indústria de reciclagem de eletrônicos na China « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: