Smart Intersection: sistema da Ford para redução de acidentes automobilísticos

25out08

Seria ótimo se tivéssemos em funcionamento um sistema desses no Brasil e obrigatoriamente em todos os carros. Segundo Associação Brasileira de Medicina do Tráfego em pesquisa divulgada em 2007, o Brasil em oito anos registrou mais de 2,5 milhões de acidentes, com 254 mil mortes. E há quem diga, inclusive com pesquisas, que estes números podem ser muito maiores.

Um estudo norte-americano concluiu que 80% dos acidentes de trânsito acontecem três segundos depois de alguma distração do motorista. A pesquisa é da Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos. E mostrou também que os motoristas mais jovens, de 18 a 20 anos, são quatro vezes mais vulneráveis à desatenção. Link

Um novo sistema da Ford, denominado “Smart Intersection” foi concebido para reduzir o número de acidentes relacionados com a distração do motorista.

Com a localização exata do seu veículo, através de um sistema GPS e Wi-Fi em conjunto com a pré-programação da localização dos semáforos e sinais de pare, o sistema pode avisá-lo se ele determinar que você está indo rápido demais.

Nas intersecções com semáforos, uma pequena caixa contendo um transmissor e receptor é transferido para o timing computer que comunica-se com seu veículo. Se a sua luz é vermelha, e o computador decidir que você não esteja diminuindo a velocidade o suficiente, ou ambos os veículos não estão parando, um sinal sem fio será enviado para o sistema no veículo.

Em menos de um segundo, o veículo vai lhe dar um alarme sonoro e visual dizendo que é necessário parar. O LED vermelho acende e pisca enquanto uma voz diz como deve ser o procedimento.

O sistema vai levar muito tempo ainda para estar operacionalmente em uso, mas a Ford está muito otimista com relação aos esforços que estão sendo empregados para o programa vira uma realidade. A General Motors, a Toyota, Honda e a Daimler AG também são parceiros no desenvolvimento do sistema em conjunto com o Governo Federal dos EUA.

Vídeo demonstração do sistema Smart Intersection

[via InventorSpot]

Alexandre Garcia e sua análise dos acidentes de trânsitos no Brasil, O país dos bonzinhos

Anúncios


One Response to “Smart Intersection: sistema da Ford para redução de acidentes automobilísticos”


  1. 1 Propaganda: filme Fábrica do novo Ford Focus « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: