bgC3 LLC, a mais nova empresa de Bill Gates

23out08

Difícil imaginar que um empreendedor nato com Bill Gates iria ficar cuidando somente de sua fundação.

O furo jornalístico é do blog Tecflash de Seattle por Todd Bishop, seu co-fundador.

Após alguns meses apenas de sua derradeira despedida da Microsoft, Gates está montando uma nova empresa. O negócio já tem escritório e espaço para um empresa de alta tecnologia, um nome secreto e até mesmo a sua própria marca.

Documentos públicos descrevem a nova entidade de Gates – bgC3 LLC – como um “think tank”. No site ainda não consta nenhuma informação.

The next big business de Bill Gates, é o que seria? Uma pessoa próxima de Gates afirma com um categórico não – dizendo que não é um empreendimento comercial, mas sim um veículo para coordenar os trabalhos do software Mogul, sobre seus negócios e empreendimentos filantrópicos.

No entanto, a bgC3 de Gates também irá supervisionar “busca de idéias pessoais e avanços da ciência e da tecnologia. O informante disse que a meta não é necessariamente criar novas empresas, embora idéias poderiam ser passadas junto da Microsoft, ou a Bill & Melinda Gates Foundation – ou outros – o que faz todo o sentido.

Qualquer que seja o papel da empresa, as circunstâncias que rodearam a sua criação proporcionam uma nova meta na vida de Gates.

Inicialmente a empresa chamava-se Carillon Holdings, e foi criada em março de 2008. Ele mudou seu nome oficialmente para bgC3 no início de julho, 10 dias após Gates sair da Microsoft. Ele continua presidente da Microsoft, e trabalhando em projetos em tempo parcial.

A bgC3 é descrita também como uma empresa com amplos interesses como “serviços científicos e tecnológicos”, “análise e pesquisa industrial”, e “concepção e desenvolvimento de hardware e software. ”

Mas o que significa bgC3? O pressuposto lógico pode ser “Bill Gates Company Three” – sua terceira empresa após a Microsoft e a Bill & Melinda Gates Foundation. Informações extra oficiais de um informante interno de gates.

O “bg” é Bill Gates, como o informante diz, mas o “C” é abreviação de “catalisador”. A idéia é que Gates vá desempenhar esse papel com ele reunindo novas pessoas e idéias. O “três” refletiria a noção de um terceiro lugar de trabalho, para além da Microsoft e de sua fundação.

O fato é que Bill Gates vem a um bom tempo com foco em problemas do âmbito da tecnologia, ciência e sociedade. E após o sucesso de sua empresa, a Microsoft, e a montanha de dinheiro que acumulou, a idéia de se concentrar nestes aspectos faz todo sentido para uma nova fase de sua vida.

E neste momento de crise que estamos vivenciando, Gates poderia utilizar de todo o seu poderio econômico para atrair cientistas e outras pessoas notáveis para trabalhar com a bgC3. Historicamente Gates sempre esteve cercado de pessoas inteligentes, e é famosa a sua sede por conhecimento. Seus interesses vão muito além da computação, em áreas tão díspares como energia, biotecnologia, e economia global.

A realidade aponta Gates como um reconhecido homem de tecnologia, mas como administrador e gestor de negócios muito pouco. E é no management que as suas contribuições são mais relevantes, é claro, isso é uma opinião pessoal do que representou a Microsoft, e ainda representa, para o mundo dos negócios.

Atualizando em 31.10.2008: Bill Gates gasta US$ 2,5 mi para mobiliar gabinete de nova empresa

Leia também:

21.04.2008: Conheça a história da brasileira que ajudou a criar o Expedia, o 1º site de turismo da internet

Anúncios


No Responses Yet to “bgC3 LLC, a mais nova empresa de Bill Gates”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: