Conheça a única tecnologia do mundo que reduz a zero o consumo de aparelhos em modo de espera

19out08

Como eles dizem no site, o sistema stand-by dos aparelhos tornou o nosso cotidiano muito mais fácil, no entanto acabou criando um problema energético sem precedentes, e uma plena contradição. A conta do usuário não pesa, e passa despercebido, mas o todo, o consumo da população, isso sim não passa despercebido e se constitui em um “big” problema. E os gargalos atuais de geração e distribuição de energia elétrica que podemos passar em um futuro próximo, o famoso apagão, é sem dúvida uma prioridade de qualquer gestor público que uma invenção como esta pode proporcionar.

Hoje mesmo começou o nosso horário de verão, muito mais que economizar, é desafogar em horários de pico, a sobrecarga no sistema de geração elétrica. Leia mais sobre: link

“No horário mais crítico, as pessoas têm o hábito de tomar banho e de ligar aparelhos de grande consumo, como o de ar condicionado. Com o horário de verão, a claridade do sol é mais bem aproveitada nas casas e na iluminação pública, pelo retardamento na ligação da energia”, explica o secretário-adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Homrich.

E o investimento é baixo para o retorno que ele proporciona, pois o grupo vende a patente por 30 milhões de euros, mais 10 centavos por unidade vendida.

Leia reportagem na íntegra:

“Um televisor normal gasta mais em modo de espera do que quando está funcionando”, afirma o inventor.

Quando desligamos o televisor com o controle remoto, não suspeitamos que a energia continua ligada e que estamos acumulando contas e contribuindo para o excesso de consumo e o aquecimento global.

Ao contrário da crença popular, os eletrodomésticos consomem energia quando não são tirados da tomada. De acordo com um estudo elaborado pela Comissão Européia, os aparelhos em modo de espera da União Européia consumiram em 2005 energia equivalente à usada por um país como a Grécia ou Portugal naquele ano. O custo foi de sete bilhões de euros, e envolveu a emissão de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Um grupo de empresários espanhóis antenados percebeu uma oportunidade de negócios única e, depois de três anos de pesquisas e de investimentos de milhões de euros, patenteou um dispositivo que põe fim a esse problema.

“Criamos a única tecnologia do mundo que reduz a zero o consumo de aparelhos em modo de espera, e a custo muito baixo. As aplicações são inúmeras, e por isso estamos em busca de um grande sócio comercial”, disse Jorge Juan García Alonso, presidente e co-fundador da Good for you Good for the planet, em entrevista à Reuters.

A empresa de pesquisa e desenvolvimento, voltada à busca de soluções para a economia de energia, criou um microprocessador que, mediante um complexo sistema de algoritmos matemáticos, detecta quando um aparelho está em espera e o desliga totalmente. Basta apertar um botão para que o aparelho volte ao modo de espera anterior.

Para um domicílio espanhol, que gasta em média 367 euros ao ano em eletricidade de acordo com o mais recente relatório da Comissão Nacional de Energia, a desativação do modo espera equivaleria a uma economia média de 44 euros.

“Um televisor normal gasta mais em modo de espera do que quando está funcionando”, disse García. “E muitos aparelhos modernos nem mesmo incluem um botão para desligamento completo manual”, acrescentou.

Depois de concluir com sucesso os trabalhos de pesquisa, a empresa procura agora um sócio capitalista que produza e comercialize os aparelhos. A depender de como a questão for avaliada, acabar com o problema em escala mundial pode parecer barato, já que o grupo vende a patente por 30 milhões de euros à vista e mais 10 centavos de euro por unidade vendida.

[via Reuters Brasil]

Interessado no invento? Mande um e-mail para o grupo: info@gfy-gfp.com

Site da empresa Good for you Good for the planet. Link

E claro, além da economia fazer bem ao bolso, o planeta agradece.

Links relacionados:

10.10.2008: Reciclagem: Energy Seed por Sung Woo Park e Sunhee Kim

24.08.2008: Inovação e sustentabilidade: totem de iluminação pública ZIPlux Lamp

24.05.2008: Folha high-tech transforma luz do sol em energia elétrica

26.02.2008:
Apagão é a conclusão do estudo “O PAC e o setor elétrico: Desafios para o abastecimento do mercado brasileiro (2007-2010)”

Anúncios


6 Responses to “Conheça a única tecnologia do mundo que reduz a zero o consumo de aparelhos em modo de espera”

  1. veja no site acima esta tecnologia


  1. 1 Custo da ineficiência energética no Brasil: R$ 4,7 bilhões pagos pelos consumidores « Estratégia Empresarial
  2. 2 Rain Drops, o sistema de coleta de água de chuva que utiliza garrafas plásticas « Estratégia Empresarial
  3. 3 Imagens da indústria de reciclagem de eletrônicos na China « Estratégia Empresarial
  4. 4 Projeto CO2 Scraper para um ar mais limpo « Estratégia Empresarial
  5. 5 Chuveiro econômico: Eco Showerdrop « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: