Blogs como mídia

16out08

Esta pesquisa só comprova, aquilo que nós blogueiros já sabemos ou até esperamos a muito tempo – A febre dos blogs veio para ficar!

“Os blogs se tornaram uma forma de comunicação tão penetrante e influente que as linhas que os separavam da mídia tradicional praticamente desapareceram”, afirmou em artigo nesta quinta-feira o eMarketer, apontando como base dados de uma pesquisa feita em agosto pelo Technorati, motor de busca de Internet especializado em blogs.

Os blogs agora já são mainstream – disse Richard Jalichandra, CEO do Technorati, em entrevista ao eMarketer. Nós estamos vendo isso acontecer com o número de blogueiros profissionais, semiprofissionais e amadores que estão criando novas experiências de mídia. E também com a mídia tradicional que segue nesta direção, adicionando conteúdo de blogs.

Segundo dados da ComScore Media Metrix, os blogs norte-americanos tiveram 77 milhões de visitantes únicos em agosto de 2008, contra 75,1 milhões de visitas ao MySpace e 41 milhões ao Facebook. Em julho, o top 10 de sites de entretenimento da ComScore tinha quatro blogs, sendo que dois deles, OMG e TMZ, ocupavam as duas primeiras posições.

A pesquisa indicou também que 1/3 dos participantes foram contactados por alguma empresa para divulgar produtos. Além disso, 34% dos blogueiros no mundo falam de experiências pessoais com produtos ou marcas e 37% freqüentemente incluem resenhas de produtos em seus blogs.

Um outro dado que pode ajudar a entender melhor esse público foi revelado pelo estudo. A proporção entre homens mulheres autores de blogs em todo o mundo é de 2-para-1. O número de blogueiros é maior na Europa e Ásia (73% cada), enquanto as blogueiras ganham terreno nos EUA, onde representam 43% do total.

Jalichandra admite que esses números podem refletir apenas os usuários do Technorati, e não o total de blogueiros no mundo. Além disso, o relatório é limitado a adultos, e outras pesquisas mostram que entre adolescentes o números de blogueiras é predominante.

[via O Globo Tecnologia]

Anúncios


No Responses Yet to “Blogs como mídia”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: