Morre empresário que trouxe a Volkswagen e Peugeot para o Brasil

02out08

Por volta de 9 horas da manhã, morreu Joaquim Monteiro de Carvalho, o Baby, aos 95 anos, na quarta-feira, dia 1º de outubro. Morreu no CTI do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Baby há alguns anos padecia de um problema nos joelhos que o obrigava a usar cadeira de rodas.

Joaquim Monteiro de Carvalho, o Baby, foi o responsável pela vinda de várias grandes empresas para o Brasil, entre elas, a montadora Volkswagen – durante o governo Juscelino Kubitscheck – da qual o Grupo Monteiro de Carvalho foi sócio até os anos 80. Também foi Baby o responsável pela chegada ao Brasil da Peugeot e da indústria de bebidas Chandon, de quem era amigo do conde Frederic Chandon.

Segundo a Associação Comercial do Rio de Janeiro – presidida por seu sobrinho, Olavo Monteiro de Carvalho – Baby participou ainda da fundação das empresas da família Klabin, no ramo de papel e celulose.

Como sócio fundador das empresas PQU e Oxiteno, ele contribuiu na criação da indústria petroquímica. Foi sócio da Owens Illinois na fabricante de embalagens e artigos de vidro Cisper. Recentemente, associou-se a empresários do banco Bradesco para adquirir o controle da Ericsson do Brasil.

[via JB Online]

Anúncios


No Responses Yet to “Morre empresário que trouxe a Volkswagen e Peugeot para o Brasil”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: