Os enormes caminhões brancos da Perlini vão ser fabricados no Brasil

21set08

O governo mineiro informou que a fábrica de caminhões ultrapesados Perlini, de origem italiana, já está escolhendo terrenos para instalar unidade industrial em Minas Gerais, conforme divulgou o jornal Gazeta Mercantil em 19 de setembro. Meio óbvio a escolha do estado de Minas Gerais, afinal o estado concentra diversos investimentos em mineração que utilizam largamente estes caminhões enormes.

Mas o início das operações vai se dar mesmo em parceria da gigante brasileira Vale. Leia reportagem completa do jornal aqui.

Conheça um pouco a empresa
Estabelecido em 1957 por Roberto Perlini, a empresa com o mesmo nome de seu fundador, é hoje um dos mais importantes fabricantes europeus de veículos off-road.

O segredo do sucesso do Perlini está na sua capacidade de interpretar as necessidades do mercado e de seus usuários, tal como se atesta pela primeira conquista do fundador: o alongamento do chassi e da adição de um eixo, pelo qual foi possível reduzir o custo unitário dos transportes, graças ao aumento da capacidade de carga do veículo.

Esta ideia foi um grande sucesso com vendas de mais de 1500 unidades anuais.

O primeiro protótipo foi fabricado em 1961 abrindo novas perspectivas de crescimento para Perlini, que enfrentava grandes empresas americanas que controlavam em sua totalidade o mercado até então.

Já em 1970 a produção de seu milésimo caminhão foi comemorado, após um curto período de tempo uma série de veículos Perlini foram introduzidos no mercado chinês e, até agora mais de 2.500 unidades estão rodando na China.

A Perlini cresceu em volume de negócios e assim, em 1973 construiu a mais moderna fábrica de caminhões off-road na Europa em Gambellara, na província de Vicenza, que foi equipada com os mais eficientes e modernas instalações de produção, que são continuamente atualizadas e melhoradas para assegurar a melhor qualidade e de produção competitiva.

Sucesso e notoriedade veio também a partir de veículos especiais, tais como chassis para veículos de combate a incêndio, que ainda marcam a frota de veículos de combate a incêndio nos aeroportos italianos.

E para testar exaustivamente os veículos e seus componentes, a Perlini quis lidar com o mais cansativo e fascinante concorrência dos anos oitenta: o Paris-Dakar.

Foi um triunfo para a empresa sendo a única italiana a ganhar o Paris-Dakar nos anos de 1988 – 1990 – 1991 – 1993.

Em 1977 foi criado Perlini Internacional
Representa a ala comercial da empresa, pelo que foi possível alargar as perspectivas de uma disseminação mundial de seus caminhões.

40 anos depois da produção do primeiro veículo, a Perlini já fabricou mais de 10.000 caminhões off-road, colocando-os em todos os cinco continentes: na verdade eles operam em quase todo Oriente Médio e Extremo-Oriente, países de África, Oceania, América do Sul e, naturalmente, na maioria dos países europeus.

Leia também:

15.02.2008: Conheça os caminhões comboio-locomotiva fora-de-estrada, ETF Road Trains, para indústria da mineração

Anúncios


10 Responses to “Os enormes caminhões brancos da Perlini vão ser fabricados no Brasil”

  1. Gostaríamos de ter o site, E-Mail da Perlini para proposta de Parceria quanto ao fornecimenmto de equipamentos de controle ambiental quando da fabricação dos caminhões Perlini no Brasi l.

  2. Olá Nelson,

    no começo do artigo se você clicar no nome Perlini você vai sair diretamente no site da empresa. Toda palavra que estiver grifado na cor azul é um link.

    Abraços

  3. 3 josimar

    REALMENTE A PERLINI PRECISA DE UM ESPAÇO PROBATORIO NO BRASIL……COM TANTA AQUISIÇÃO NOS CAMINHÕES ULTRAPESADOS A VALE EMPRESA MINERADORA PRECISA MESMO DE NOVOS IMPLEMENTOS COMO OS CAMINHÕES PERLINI……. SER FABRICADOS NO BRASIL SERA UM GRANDE INVESTIMENTO DA VALE E PERLINI ASSIM VAI ASSIM VAI CONCORRER COM GRANDES NOMES DE MARCAS COMO VOLVO…..MERCEDES …..E OUTRAS QUE TBM FABRICAM VEICULOS ASSIM….. COM TANTA TECNOLOGIA ESSA SERA UMA GRANDE VITORIA PARA O BRASIL INOVAR AINDA MAIS …..ESPERO VER O BRASIL NOVAMENTE EM RECURSOS PARA AJUDAR AS EMPRESAS QUE QUEREM ATUAR NO BRASIL……..E O LULA TEM QUE AJUDAR MESMO PARA O POTENCIAL DO PAIS …..PERLINI AGORA É A SUA VEZ DE ATUAR NO BRASIL COM GRANDES INVESTIMENTOS TECNOLOGICOS E ABERTURA DE EMPREGOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS E OUTROS ESTADOS ……EU COMO BRASILEIRO ESTOU TORCENDO MUITO PELA VALE E PELA PERLINI ATUAREM JUNTOS NESSE MERCADO…..

  4. 4 AISLAN

    como eu me torno um motorista desses caminhoes, existem algum curso e onde eu faço

  5. 5 edimilson

    trabalho na FPT,FIAT AUTOMOVEL SA sou tecnico em eletromecanica,trabalho construido motores prototipos ,faço parte da equipe de engenharia de desenvolvimento de motores.Gostaria de mandar meu curiculo as novas fabricas que estam chegando no Brasil,COMO FAÇO,ALGUEM TEM O SITE POR FAVOR ?

  6. 6 rogerio teixeira

    Como fazer p/dirigir um caminhão deste , precisa de curso ? Se precisar , onde fazer este curso ? Estou muito interessado .

  7. Tenho grande desejo de dirigir um caminhão deste porte, gostaria caso a empresa venha para Minas de ter esta oportunidade , pois tenho experiência neste ramo de mineração. agradeço a oportunidade.
    Ricardo França

  8. já trabalhei na mineração usiminas com o perline de 60 toneladas e gostei muito do caminhão gostaria de uma outra oportunidade na usiminas ou em outra mineração

  9. 9 João

    Boa Tarde ! Tenho interesse em conhecer melhor este tipo de transporte e se possivel até ser um MOTORISTA de um Bruto destes !
    jcssp@hotmail.com


  1. 1 Conheça os caminhões comboio-locomotiva fora-de-estrada, ETF Road Trains, para indústria da mineração. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: