O vinho e a cachaça em solo brasileiro

05set08

Estava lendo uma matéria sobre turismo no Ceará e chamou a atenção as palavras de um produtor de vinhos, Ângello Fornara, da vinícola italiana Batasiolo o qual vou reproduzir na íntegra:

A bebida é a cachaça
O representante da vinícola italiana Batasiolo, Ângelo Fornara, pode ter falado o óbvio quando disse que a bebida da cultura e da identidade brasileira é a cachaça. Mas, a ênfase que quis dar foi em função da pergunta reservada deste colunista sobre o futuro do vinho brasileiro em relação aos grandes produtores mundiais da bebida.

Para ele, os vinhos fabricados no Brasil jamais chegarão ao padrão internacional dos produzidos em países como a França, Itália, Espanha ou, até mesmo, a Califórnia, nos EUA.

“Nem mesmo com o crescimento em qualidade das vinícolas gaúchas e nordestinas do Vale do São Francisco, dificilmente o país ficará próximo dos chilenos”, vaticinou.

Para defender a sua tese ele ressalta, por exemplo, a tradição do plantio da uva que, para a produção de um bom vinho:

“Precisa de 500 anos de fabricação para começar a ganhar renome”.

Outro fator, segundo o especialista, é o tipo de solo.

“A uva Cabernet Sauvignon da França é igual a Cabernet Sauvignon plantada no Brasil, ou em qualquer parte do mundo. O que vai diferenciar na qualidade do vinho é a região e, em especial, o tipo de solo em que ela é cultivada”, disse Ângelo Fornara, que recebeu jornalistas quinta passada, para um bate-papo informal durante almoço na Expand Store, no Shopping Del Paseo.

O representante da vinícola italiana Batasiolo disse que o tipo de solo brasileiro é propício para fabricar “a melhor cachaça do mundo”.

Leia a reportagem completa no jornal O Povo de Fortaleza em artigo na coluna de Ivonildo Lavôr aqui.

Será que ele tem razão mesmo? Não sou especialista em vinhos e tampouco de vinhos nacionais, o que sei é que com a taxa atual do dólar, no varejo é possível encontrar ótimos vinhos chilenos, argentinos com excelentes preços. Outro dia tinha até um vinho argentino por menos de R$ 10,00 a garrafa, que por sinal muito bom. Até os famosos chilenos você enconta por menos de R$ 30,00 a garrafa.

Anúncios


No Responses Yet to “O vinho e a cachaça em solo brasileiro”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: