Olímpíadas de Pequim 2008: quem ganhou no buzz marketing

04set08

Nem sempre grandes investimentos se traduzem em retorno de publicidade.

Pelo lado dos organizadores, as Olimpíadas de Pequim e as transmissões online e offline foram um sucesso e tanto. O ganho de imagem da China foi extraordinário, inclusive em dinheiro. E do lado das empresas? Como sempre fazem, as grandes marcas esportivas elegem seus esportistas para vislumbrarem uma visibilidade maior para suas marcas e conseqüentemente suas vendas.

De acordo com um estudo global de conversas online conduzido por Zeta Interactive, os vencedores no buzz marketing foram aquelas companhias com precisão tática, ao contrário de campanhas massivas de publicidade.

A Nike apostou em Liu Xiang que caiu fora devido a uma lesão não gerando uma interessante continuação de patrocínio [Liu Xiang era uma das estrelas, uma das apostas da China para medalaha de ouro no atletismo e na hora da largada sentiu uma lesão deixando o estádio de Pequim com mais de 90.000 torcedores chineses calados]. Mais sorte obteve a Puma e seu buzz em torno do velocista Usain Bolt e suas sapatilhas douradas, mas muito aquém do que Bolt fez nas pistas e a tabela comparativa acima.

Reuters

Foto: Reuters

No final das contas a estratégia da Speedo com seu LZR Racer foram os grandes ganhadores da Olimpíadas do Buzz Markenting 2008. Independente do buzz gerado com sua roupa antes dos jogos e durante, a Speedo centrou seus investimentos em publicidade nos atletas e com isso obteve um ganho incomparável com outras corporações.

Michael Phelps e a LZR Racer da Speedo

Michael Phelps e a LZR Racer da Speedo

Leia também:

29.08.2008: Pequim valeu os bilhões? A NeuroFocus responde a perguntas importantes para os anunciantes das Olimpíadas

[via AdAge.com e PSFK]

Anúncios


2 Responses to “Olímpíadas de Pequim 2008: quem ganhou no buzz marketing”

  1. 1 Renê

    como sempre a natação dando mto retorno com pouco ou nenhum investimento em comparação a outros frustrantes esportes.

  2. Opa,

    até o Cielo andou reclamando da confederação brasileira e no fim acabou voltando atrás nas críticas…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: