The Wall: o primeiro estádio de futebol subterrâneo do mundo

03set08

Se tudo ocorrer conforme planejado, o “The Wall” estádio em Doha, na capital do Catar, vai reinvidicar:  o primeiro estádio subterrâneo do mundo e o primeiro ao ar livre, com ar-condicionado no estádio.

Há um longo caminho a percorrer no entanto, pois o estádio não deve ficar pronto antes de 2010. A concepção é do escritório MZ & Partners Architects de Doha.

Depois de olhar para o estádio de cima você pode ver imediatamente a razão pela qual o “The Wall” já ganhou o apelido de “The laptop”. Na parte principal os espectadores sentam-se na posição vertical. Não haverá os tradicionais floodlights, as torres de luz, uma característica que os arquitetos deste projeto sentem orgulho, pois as luzes serão incorporadas ao redor da arquitetura do estádio.

O fato dele ser subterrâneo não é somente um grande golpe de marketing e sim, inestimáveis benefícios como o controle da temperatura, especialmente em um clima como o do  Catar. Um estádio subterrâneo assegura aos seus espectadores um ar cool, uma atmosfera natural e sem a necessidade de gastar milhões de dólares com ar-condicionado.

O estádio é um lance para que Doha seja a sede para a Copa do Mundo de 2018 e se a escolha for puramente arquitetônica, eles poderão ter uma chance. O lado negativo? O “The Wall” é capaz de suportar somente 11.000 espectadores sentados. Capacidade para jogos somente de várzea aqui no Brasil.

Via Times Fantasy Football

Anúncios


10 Responses to “The Wall: o primeiro estádio de futebol subterrâneo do mundo”

  1. 1 Sidnei

    O projeto é legal, mas nunca que a Fifa aceitaria um estádio de somente 11.000 lugares como sede de uma copa do mundo…

  2. Olá Sidnei,

    com certeza não seria mesmo. A Libertadores o mínimo é 40 ou 42 mil lugares imagine uma Copa do Mundo!

    Obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços

  3. 3 Thiago

    Já que resolveram investir para fazer um estádio com essas caracteristicas seria mais viável terem planejado algo de nível internacional para os torcedores, para o marketing é legal mais para o torcedor é ruim! 11.000 mil pessoas não é nem a metade de uma torcida organizada de um clube brasileiro!
    Eles podem investir mais, eles tem muita grana.
    =D

    Abrçs!

  4. Olá Thiago,

    ao ver este projeto isto é a 1ª coisa que pensamos, o motivo de ser somente 11.000 torcedores…nem para campeonato sulamericano este estádio serviria…

    bom vai saber, é bem mais marketing do que qq outra coisa…

    Abraços

  5. 5 maxwel

    puts o estadio eh muito lagal + e muito pequeno para uma copa do mundo eh pequeno ate para um jogo de flamengo e vasco kkkk

  6. 6 Samuel

    Adorei esse site vou indicar para meus amigos, Para quem gosta de discussões sobre futebol pode acessar o http://www.futebolforum.co.cc

  7. excelente,isto ja nao e arquitetura.isto e engenharia do futuro parabens ao qatar.

  8. 8 italo mikoko

    muito lindo e inovador mas como nem tudo são flores a capacidade deixa a desejar apesar de que no Catar o publico de partidas de futebol não passe disso…

  9. 9 Mathews Henrik Ferreira

    Esse estádio é muito lindo, mais como o Quatar é um pais que deseja muito sediar algo esportivo como as olimpiadas e a copa, esse estádio é muito pequeno. Mais esse estádio é mais uma estratégia de Markiting do que um jogo profissional, eles poderiam ganhar dinheiro com: Treinos de seleçoes e times locais ou nao, jogos regionais, estaduais e muitas outras coisas.
    Quando deciditam criar esse estádio, todos sabiam que nao conseguiriam sediar uma olimpiada principalmente uma copa do mundo com esse estádio, mais EU acredito no potencial do Quatar e de Doha e creio qe eles podem construir estádios bem maiores, inclusive sediar um evento de uma magnitude grande como a olimpiada e a copa… DEIXO AQUI O MEU RECADO.

    Mathews Henrik Ferreira

  10. 10 Eduardo

    Creddoooo
    nem vou comentar isso vai sair um porcaria
    q manda naum é estadio de subterraneo e estadio q tem capacidade
    isso pra mim naum vai ter graçass


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: