Conheça os cinco erros de quem busca fazer negócios na China

14ago08

Muito interessante estas colocações feitas por este executivo que tem experiência no mercado chinês.

Dois anos e meio são mais do que suficientes para descobrir o que é mito e o que é verdade na maneira de fazer negócios na China. Quem garante é o executivo brasileiro Luis Schmitt, que recentemente trabalhou como diretor de varejo da Longhao, uma companhia calçadista chinesa.

Schmitt diz que, para se fazer negócios no país das Olimpíadas 2008, é preciso ter um objetivo claramente definido – ainda mais no setor calçadista, que é gigantesco. Do contrário, a visita a feiras especializadas do setor não serve para nada.

“Os brasileiros vão para lá e se maravilham com tudo. Enchem os olhos, mas voltam sem contatos”, explica Schmitt, que hoje atua como gerente de vendas no Brasil da Via Uno.

Ele diz que, muitas vezes, os executivos brasileiros não traçam metas nem estratégias para conhecer a fundo o país asiático. E dá uma dica: nem sempre os melhores fabricantes chineses se fazem presentes em grandes eventos como a Canton Fair, a maior feira calçadista do mundo.

Selo comemorativo dos 20 anos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China

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Luis Schimitt recebeu a equipe da revista AMANHÃ (repórter Marcos Graciani), e listou os cinco principais erros dos brasileiros que buscam negócios na China. Confira:

Erro 1: Procurar oportunidades somente em grandes feiras
Segundo Schimitt, os brasileiros têm dificuldades para importar e falham por não ter foco nas negociações. Além disso, uma feira nem sempre apresenta o melhor fabricante. Por isso, Schmitt aponta que é preciso ir além das feiras na busca por novos fornecedores. O ideal é começar um contrato com pelo menos quatro meses de antecedência. É importante preparar um cronograma de visitas. Outro passo que não pode ser esquecido é a identificação de um importador de confiança. “É muito difícil confiar no chinês. Às vezes, ele pede depósito antecipado e não embarca o seu produto”, conta Schmitt.

Erro 2: Pensar que os produtos chineses são todos baratos

Nem todos os produtos são tão baratos quanto se imagina na China. Os custos de mão-de-obra e as diferenças cambiais têm dificultado as coisas por lá. Somente na região de Cantão, no Sul do país, foram fechadas mais de 2 mil fábricas calçadistas entre dezembro de 2007 e março deste ano.

Isso aconteceu porque o governo tem reduzido substancialmente o incentivo para novas plantas de calçados – já que o objetivo é apoiar setores com maior valor agregado, como a indústria química. Novas regiões produtoras estão em províncias como Futien, Gansu, Chengdu e Whengzhou. Quem procura fabricantes de calçados com baixos custos deve vasculhar outros países como Índia, Vietnã, Laos, Indonésia, Madagascar e outros da África.

Erro 3: Acreditar que o custo de vida é baixo na China
Não é bem assim. O valor de um apartamento de dois quartos, com 80 metros quadrados, chega a US$ 350 mil. Schimitt diz que o custo de vida é baixo se levado em consideração o varejo – o preço de roupas e artigos domésticos chega a ser três vezes menor do que no Brasil.

Para ele, a China deverá travar um pouco seu crescimento para melhorar a estrutura de base, desde saneamento a legislação social. Além disso, inexistem mecanismos de controle da informalidade.

Erro 4: Tentar fechar negócios de forma rápida e objetiva
A maioria dos negócios com chineses passa por longos jantares ou almoços. Às vezes, vale a pena acompanhá-los em conversas regadas a álcool. Para eles, isso mostra que a pessoa não tem medo de mostrar seu lado fraco.

“É preciso ter habilidade para negociar com eles. Um almoço ou jantar pode durar de duas a três horas”, conta Schmitt.

Erro 5: Tentar competir com o chineses no preço
Luis Schimitt diz que o calçadista brasileiro deve competir com os chineses na qualidade, e não no preço. O maior desafio é a formação de valor da marca.

“Ainda que o calçadista brasileiro tenha se dado conta de que não adianta competir apenas por preço com os chineses, ele ainda não acredita no design”, explica Schmitt.

A estratégia está em vender produtos para a China e para o mundo com maior valor agregado, competindo por meio da diferenciação.

Vale a pena também dar uma olhada em uma série de entrevistas feitas por Pedro Mello intitulado China – Oportunidades de negócio, da revista Exame. As entrevistas foram feitas com empresários brasileiros que possuem ou fazem negócios com a China.



10 Responses to “Conheça os cinco erros de quem busca fazer negócios na China”

  1. 1 ágatha

    Realmente o brasileiro está acostumado com tudo muito “fácil” e talvez seja exatamente isso que ele visa buscar na China mediante “comentários” de que lá, as “coisas” são mais facilitadas.Chegando lá, a realidade é outra e assim, desencadeia o sentimento de frustração e derrota.Afinal, “jeitinho brasileiro”, é só aqui!!!!!

  2. Olá Ágatha,

    isso mesmo que você colocou e acima tudo, a China não é o “Santo Graal”,a salvação da “lavoura” como muitos pensam, mas é possível sim ganhar com eles.

    Obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços

  3. 3 Barbara

    Olá

    Te encontrei xeretando a web e adorei os seus comentários e gostaria de algumas dicas em relaçao a bolsas femeninas.

    Desde já agradeço sua ateção.

    Barbara Belaunde

  4. Olá Bárbara,

    quem sabe não consigo lhe ajudar, mas você poderia ser mais específica???

    Abraços

  5. 5 FABIO

    ola, gostaria de saber como faço pra comprar direto da china? tenho uma loja de informatica e o mercado é muito competitivo, estou estudando a possibilidade, de importar direto da china, mais nao sei como fazer, voce pode me dar alguma dica?

  6. Olá Fábio,

    um bom lugar para começar é no AliBaba. Um site que congrega milhões de fornecedores de milhões de produtos.

    http://www.alibaba.com/

    E entrando em contato com algumas associações você pode obter informações:

    Câmara Brasil China

    http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php

    Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico

    http://www.cbcde.org.br/site/

    Procuraria tradings, empresas que trabalham com produtos importados, enfim, fuçaria na Internet que você deve achar mais informações.

    A própria transportadora FeDex você deve conseguir mais informações:

    http://fedex.com/br/

    Abraços

  7. 7 Milton

    Olá…
    Meu nome é Milton sou empresario e trabalho basicamente no mercado de moda intima “lingerie”, estou muito intereçado em ir para china buscar novos fornecedores.

    Mas tenho grandes dificuldades como por Ex: Não falo a lingua, não conheço nada ai, e tenho medo, pois já fui atraz de informações e o que ouvi não foi bom como por ex..

    Muitas pessoas já compraram na china um certo produto e quando abriram o container no Brasil tinha pedras nas caixas em ves de eletronicos com ex, citado.

    gostaria de mais informações como comprar na china com segurança, se vc tem algum contato ai que fale a lingua deles e portugues e uma empresa de lojistica !!

    Um forte abraço.

  8. 8 Helder Lucas

    Olá Sou o Helder, Angolano e moro na Angola, pretendo fazer negocios na China tipo ir buscar produtos para vender na capaital de angola…. voce pode me dar algum conselho?

  9. Querendo fazer negócios no exterior?

    Fazemos traduções em:
    * Inglês
    * Português
    * Mandarim

    Conheça nossa pagina no facebook.

    tntraducoes.wix.com/tntraducoes


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