PET reciclado: mercado brasileiro movimentou R$ 1 bilhão em 2007.

13ago08
Imagem by Chelmsford/UK

Imagem by Chelmsford/UK

A reciclagem de plástico PET já movimenta R$ 1 bilhão em negócios no Brasil. O País reciclou 230 mil toneladas em 2007, menos apenas que o Japão. Hoje 53,5% do material volta à indústria, e a demanda está crescendo entre empresas do setor têxtil, de embalagens e materiais para construção. O PET – sigla para Politereftalato de Etileno – é uma resina de poliéster que ganhou mercado no País a partir da década de 1990. De 1996 até hoje, o reúso do material cresce a taxas médias de 18% ao ano.

“O desenvolvimento de um mercado para o PET reciclado ocorreu paralelamente ao crescimento do uso da resina”, explica Auri Marcon, diretor da Associação Brasileira da Indústria do PET.

São empresas como a Fivebras, de São Paulo, que produz embalagens e materiais escolares como mochilas e fichários. Após dois anos de pesquisa, a empresa patenteou o Ecotess, tecido 100% criado a partir de PET reciclado. O primeiro produto feito com o invento é uma sacola de compras reutilizável.

“Queríamos desenvolver um produto que fechasse o ciclo. Cada sacola que contém PET equivalente a uma garrafa, poderá ser reciclada ao final de sua vida útil”, afirma Ricardo Zaguer, diretor da Fivebras.

Segundo ele, nos últimos dois anos aumentou a demanda dos clientes por produtos com apelo ambiental. Lançadas há quatro meses, as sacolas já caíram no gosto de clientes como a Volkswagen e a Pepsico. A maior aplicação do PET reciclado, no entanto, é na indústria têxtil, que absorve 40% do material. O apelo da reciclagem é um componente valioso para o marketing de empresas do setor.

É o caso da Camú Camú, confecção de roupas infantis de Cerquilho (SP). A empresa produz roupas com PET reciclado, fibra de bambu e algodão orgânico.

“Tivemos que dobrar a oferta de produtos com apelo ecológico. Eles representavam 10% da coleção em 2007, hoje já são 20%. A aceitação é grande também porque a resina, misturada ao algodão, dá leveza à roupa”, diz Josiane Scudeler, sócia-proprietária da Camú Camú.

Via Jornal do Comércio em 06.08.2008

Leia mais sobre reciclagem no site da ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET).

Jornal Nacional e matéria sobre PET reciclado no Brasil

Artigos relacionados aqui no blog:

05.07.2008: Conheça o jeans ecológico da empresa Haver Jeans.

18.05.2008: Ernst & Young: Riscos Estratégicos aos Negócios em 2008. Os Dez Maiores Riscos às Empresas.

19.04.2008: Alcoa lança portal sobre reciclagem de alumínio.

03.03.2008: Reciclagem, alumínio, sustentabilidade e a bitributação no Brasil.

47 Responses to “PET reciclado: mercado brasileiro movimentou R$ 1 bilhão em 2007.”

  1. 1 Luana Ly Kwai

    Boa noite,
    Sou estudante de Engenharia ambiental da faculdade UNESP de Rio Claro, e gostaria de enviar uma carta de patrocínio referente a semana de estudos da eng ambiental. Para tanto, gostaria de um e-mail para que eu pudesse lhes enviar esta carta.
    Muito obrigada

  2. Olá Luana,

    não entendi direito o propósito seu com relação ao blog, mas estarei enviando uma mensagem para você.

    Abraços

  3. 3 Eliane

    gostaria de saber, onde posso encontrar tecido reciclado de pet, na cidade do Rio de Janeiro.
    Att.
    lizly

  4. Olá Eliane,

    eu não conheço nenhum fabricante de tecidos recicláveis no RJ. Mesmo assim, eu separei dois fabricantes de SP, em caso você querer fazer uma cotação.

    Indaiatuba/SP:
    http://www.rhodia-ster.com.br/prod_fibras/alya_eco.htm

    São Paulo:
    http://www.budi.com.br/recicla.htm

    Outra forma é você entrar em contato com as associações de PET reciclado ou mesmo de plásticos para verificar se existe algum fabricante no estado do Rio. Como a ABIPET por exemplo.

    Abraços

  5. 5 Informações

    Prezados Senhores.

    Estamos tentando viabilizar uma empresa de reciclagem de PET e precisariamos de algumas informaões ou materias a respeito.
    Nosso produto sera garrafas plastica (PET).

    Atenciosamente
    Marcelo

  6. Olá Marcelo,

    o editor deste blog não trabalha com este mercado de PET reciclado. Espero que algum leitor lhe ajude naquilo que você precise.

    De qualquer forma nos mecanismos de busca existem muitas informações à respeito, é garimpar aquilo que serve ou não para você. Outra dica é entrar nos sites das associações de empresas de reciclagem ou mesmo de PET reciclado, como a ABIPET.

    Abraços

  7. 7 Adriana

    Oi preciso compra algumas camisetas Pet gostaria de saber o valor e quando,pois preciso p/terça-feira é o dia do meu trabalho 2625-18-07

  8. Olá Adriana,

    você entrou em contato com os fabricantes que utilizam PET reciclado deste artigo?

    Abraços

  9. 9 jair maximo

    bom dia
    quero vender meus materiais reciclavel
    e quero saber quantos paga

  10. Olá Jair,

    o editor deste blog não compra nada, afinal nem mesmo na área eu sou, mas quem sabe você entrando em contato com as empresas citadas no artigo. Os links dos sites se encontram no próprio post.

    Abraços

  11. 11 Dora

    Bom dia!

    Procuro tecidos ecologicamente corretos para fabricação de bolsas esacolas.
    Gostaria de saber se há algum fabricante que venda esse tipo de tecido em pequenas quantidades.
    Grata,

    Dora

  12. 12 aroldo costa

    Olá gostaria de saber mais informaçoes sobre reciclagem de garrafas pet e se tem alguma empresa em curitiba que use pet reciclado obrigado.

  13. Olá Aroldo,

    digite no Google:

    pet reciclado+curitiba

    aparece muita coisa à respeito.

    Abraços

  14. 14 Ana Lucia Barone

    Tenho uma empresa de reciclado.Compro o material,separa e prenso.gostaria de saber onde poderia vender o meu material.Tenho Pet,plástico fino,seco etc.Gostaria de vender para consumidor final,se puder me dar alguma informação,agradeço desde já.

  15. 15 guilherme

    Tenho uma empresa de reciclado.Compro o material,separa e prenso.gostaria de saber onde poderia vender o meu material.Tenho Pet,plástico fino,seco etc.Gostaria de vender para consumidor final,se puder me dar alguma informação,agradeço desde já.

  16. 16 Fatima Villela

    Confecciono sacolas ecológicas/retornáveis, buscando uma ação sustentável, ecológicamente correta, gostaria de conhecer o tecido ECOTESS, PARA FABRICAÇÃO DAS SACOLAS. Tenho uma clientela exigente, bastante focada na sustentabilidade.
    Favor enviar amostras do tecido, preço , quantidade mínima para compra, frete?

    End. Rua Padre Carlos Correa de TOLEDO,116 – Bairro Inconfidentes – Ouro Branco – MG cep;36.420-000

    Obrigada
    Fátima Villela

  17. Trabalhamos com Brindes Corporativos . Comprei uma Sacola na Blue Man feita com material reciclado Personalizada muito bonita. Gostaria de saber se vcs fazem a personalização nas Sacolas e como conseguir uma amostra para saber como fica a impressão, etc
    Maiores informações sobre nossa empresa veja site
    Agradeço
    Nina Rosa
    Rio de Janeiro
    021 2240-2260

  18. 18 Sidney Silva

    Bom dia,
    Gostaria de informações sobre e endereço da empresa da materia do vide acima que foi transmitida no jornal nacional e outras.
    Sou um empresário do ramo de Mont.e Manut Ind que estamos nos preparando para migra para o setor de reciclagem de Pet.
    Sem mais
    Att,

    Sidney Silva

  19. 19 Valéria

    Olá, gostaria de encontrar fabricante de tecido retornavel
    para fabricação de sacolas. Temos uma fábricas de sacolas e brindes promocionais.

  20. 20 Rodrigo

    Boa tarde amigo

    Montamos uma grande empresa aqui em Campo Largo no Parana de reciclagem de pet, estamos com uma linha de moagem de ultima geração, na area de pet Flake, estou com dificuldade de colocar meu material no mercado, estou produzindo 700 kilo hora de ótima qualidade, preciso de uma ajuda, meu email é perfect@uol.com.br

    Grato

    Rodrigo

  21. 21 natalle

    ola, trabalho com lona de caminhao reciclavel,
    encaminho site abaixo para que conheçam um pouco mais deste trabalho
    http://www.natalletecidos.com.br

  22. 22 PÉRICLES FIALHO

    sou de São Luis – Ma, tenho 40 toneladas de PET prensados tôquerendo vender – gostaria de saber os preços que está sendo comercializado.

  23. 23 Rod

    Olá, estou procurando um distribuidor de tecido pet, onde encontro? Me respondam no rodmalagoli@gmail.com, por favor.

  24. 24 paula

    gostaria de saber qual é o tipo de produto que vocês tem, tem para fabricação de roupas??

  25. 25 Patricia

    Oi, gostaria de saber onde encontro fabricantes de fibras PET para confeccao de roupas ??

  26. Olá.
    Onde encontro PPOMOPOLIMETRO E PSAI CINZA CLARO

  27. 27 Ramão

    Olá.
    Gostaria de saber informação sobre alguma empresa q compra reciclagem pet picados,gostaria de vender meu material! Agradeço desde já!

  28. 28 Conceito Eco

    Represento de uma empresa que fabrica produtos feitos de material PET. Sao sacolas retornaveis, camiseta, avental, mochila, bolsa de viagem, manta (tipo cobertor), blusao de frio, meia, cachecol, etc. Entre em contato para maiores informacoes: conceitoeco@uol.com.br

  29. 29 lucas

    compro pet prensado!tel:(27)9906-7692-3052-2728

  30. 30 julio moreira

    Bom dia,estou começando um trabalho de reciclagem e gostaria de saber aonde eu posso vender as pets ja trituradas.
    obrigado aguardo retorno

  31. 31 Rachel

    (Retificação)
    COMPRO PET EM GRANDES QUANTIDADES PARA IMPORTAÇÃO.

    E-MAIL: brazinc@yahoo.com

    Aguardo contatos.

    Rachel.

  32. 32 julio moreira

    Trabalho com reciclagem de garrafas pet,estou a procura de quem compra grandes quantidades.
    aguardo retorno
    moreiravendas@bol.com.br

  33. stemos pet moido crital verde azul oleo estamos a procura de clientes aqui nonosso estado nao tem consumo 027 32629254

  34. estou montando uma empresa de reciclagem de pet, gostaria de saber se tem mercado bom para esse material

  35. 35 Bruno

    Como encontro dados estatísticos sobre a fabricação do tecido de origem PET reciclada?

  36. Favor enviar a composição do tecido com garrafas PET para uso em camisas de uniformes.

    Atenciosamente

    Evilazia

  37. 37 maria carrilho

    preciso que alguem me ajude, tenho um pequeno negócio de pronto-a-vestir em Portugal e gostaria de contactos com fornecedores de roupa reciclada,aguaro pela vossa ajuda.
    Obrigado

  38. 38 pedro henrique

    quero saber aonde eu consigo comprar este tecido de origem de garrafa pet?

  39. 39 pedro henrique

    gostaria de saber aode eu encontro o tecido de origem de garrafa pet para comprar?

  40. 40 Raimundi Neto

    Elaborei um plano de negócios para uma pequena usina de reciclagem de PET, porém estou esbarrando no mercado comprador, moro em Natal e não consigo achar empresa ou indústrias que comprem, gostaria dessas informações!!

    Grato!!

  41. 41 Daiane

    Poderia me ajudar minha empresa tem uns 15k de pet, gostaria de saber uma empresa que possa compra, eles sao uns cones tem uns 60 cm. Eu preciso de nota para esse pedido sair da minha empresa.

    Obrigado pela atenção.

  42. 42 Luciano Compras

    Quero comprar garrafas pet prensadas ou não, desde que estejam separadas por cor. Compro grandes quantidades. Necessito de 20 toneladas mês, podem ser varios pontos de coleta. Pago a vista e retiro no local. Tels: 11 3446 3846 e 11 9709 9039 ( Luciano ). Estou em Jundiaí – SP

  43. 43 Viviana

    Estou numa pesquisa de doutorado sobre o PET reciclado e estou precisando comprar o PET reciclado e granulado para começar os meus testes. Quem souber por favor, me ajude, obrigada.
    Mande para o e-mail: vivamedeiros@oi.com.br

  44. 44 Ricardo

    boa noite,

    Tenho um empresa de reciclgem e meu forte é no papelão ondulado, hj minha produção esta em torno de 500 ton. mês. de papelão prensado que vendo para as industrias de papel, mas infelizmente o pepelão o preço de venda esta muito baixo em torno de R$ 0,25 o kg, estou querendo começar um novo negocio com garrafas PET tenho onde comprar grande volume e estrutura para esse negocio, gostaria de saber onde vender as garrafas prensadas e o preços médios de mercado desse material.

    Grato.
    Ricardo.

  45. Coleta seletiva (reciclagem), fonte de renda para mais de 250 mil famílias no Brasil, aumento do giro financeiro do nosso país promovendo responsabilidade socioambiental diminuindo assim a exploração de recursos naturais; isso é economia verde!

    Veja mais em http://www.sacolapet.com

    Forte abraço à todos.

  46. 46 Evandro

    Quero vender garrafas PET moída. Sou de Curitiba, preciso da tabela de preços para venda. obrigado.
    e-mail:perezevandro@yahoo.com.br

  47. 47 luis

    quem compra pet triturado no rs ?? alguem sabe


Deixe um comentário

