Energia Solar: A maior usina do Brasil será no RN.

13ago08

O Rio Grande do Norte vai abrigar a maior usina fotovoltaica (energia solar) do País.

Geocities/Sala de Fisica

Imagem: Geocities/Sala de Física

Ela será instalada no Pólo Industrial de Guamaré, a 165 quilômetros de Natal. A expectativa é a geração de 80 megawatts de energia elétrica. Toda essa energia será usada para alimentar a Unidade Experimental de Biodiesel I que também está instalada no Pólo de Guamaré.

O investimento, de acordo com a Unidade de Negócios para o Rio Grande do Norte e Ceará (UN-RNCE) é de R$ 710.400,00. Ao todo serão instalados 956 placas para absorver a luz do sol.

De acordo com a Petrobras, a instalação dos painéis solares deve estar concluída até o final deste ano. Essa iniciativa será desenvolvida como projeto do Núcleo de Energias Renováveis da Petrobras, cujo coordenador é Henrique Landa. Ele explicou que a quantidade de painéis que compõem a usina são o destaque do projeto. E que futuramente a energia gerada será usada em outros projetos da Petrobras no Estado.

”Em uma fase seguinte, vamos utilizar também a energia térmica para aquecer o fluido utilizado na produção da Unidade de Tratamento e Processamento de Fluídos (UTPF) economizando o gás que hoje é queimado”, afirmou Henrique Landa.

A energia fotovoltaica tem sido utilizada cada vez mais pela Petrobras em diversas unidades pelo Brasil. Em algumas plataformas desabitadas, a energia solar substituiu o diesel na alimentação dos dispositivos de medição e monitoramento. No RN, um exemplo está em Mossoró, onde a unidade de bombeamento do primeiro poço produtor do Estado (dentro do Hotel Thermas) funciona movida a energia solar.

Henrique landa explicou que por se tratarem de painéis solares de alta capacidade, a temperatura nas placas pode chegar a até 200 graus (quando estiverem funcionando com todo potencial). Atualmente, os painéis estão armazenados no pólo de Guamaré, prontos para começar a serem montados. Esse projeto de exploração de energia solar contempla ainda a possibilidade de parte dessa potência ser disponibilizada para as indústrias potiguares interessadas na produção de energia elétrica a partir do calor do sol.

“Visamos, em uma fase seguinte, o uso dessa tecnologia para a indústria. É a possibilidade de produzir energia elétrica sem queimar um combustível fóssil”, disse.

De acordo com o gerente de executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras (em nível nacional), Mozart Schmitt, o interesse da empresa em desenvolver esse tipo de energia ocorre por conta do alto potencial que o país, e principalmente o Nordeste, possuem.

“Nós temos olhado com atenção os potenciais da energia solar, a gente sabe que temos altos índices de insolação. A gente tem estudado alguns projetos para termossolares, isso é viável hoje economicamente, porém a competitividade de projetos de geração de energia elétrica a partir do aquecimento solar, hoje ainda não existe por aqui”, explicou.

A exemplo da energia eólica, o Rio Grande do Norte também é muito bem servido de energia solar. O Estado tem cerca de 300 dias (ou mais) de sol, cada um deles com aproximadamente 10 horas de sol visível. Apesar da abundância, este tipo de energia não é explorada em larga escala no Estado (nem no Brasil). No Rio Grande do Norte, o uso mais comum ainda é por hotéis e pousadas como forma de reduzir os custos relativos a energia elétrica.

Em geral, as placas são usadas para aquecimento da água usada pelos hóspedes. A economia gira em torno de 30%. O sistema de captação de energia solar é composto por painéis que captam a luz e transferem seu calor para a água armazenada num reservatório chamado “boiler”.

Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). Sistema da empresa Mastersol

Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). Sistema da empresa Mastersol

Em época de chuva, esse tipo de aquecimento tem de ser auxiliado com energia elétrica. Para aquecer água usada numa residência com quatro moradores, são necessários cerca de 4 metros quadrados de painéis.

Via Tribuna do Norte

Projeto do maior gerador de energia solar do mundo, no deserto da Austrália

Artigos relacionados:

30.07.2008: Paraná: Foi instalado o maior aquecedor ecológico já construído no Brasil.

24.05.2008: Folha high-tech transforma luz do sol em energia elétrica.

26.02.2008: Apagão é a conclusão do estudo “O PAC e o setor elétrico: Desafios para o abastecimento do mercado brasileiro (2007-2010)”

Anúncios


25 Responses to “Energia Solar: A maior usina do Brasil será no RN.”

  1. os estudos sobre obtençao de hidrogenio a partir de quebra da molecula da agua em usinas termicas com fonte de calor vulcanica ,nao poderia ser direcionado nas usinas de paineis espelhados com foco central???

  2. Olá Engº Adalberto,

    eu sou publicitário e qual motivo em manter um blog como este? Para disseminar informações que julgo ser interessante para meu conhecimento e de todos.

    Esta é uma das possibilidades da internet: compartilhar e multiplicar informações, seja eles em sites, blogs ou outra forma disponível.

    Espero que alguém que leia este artigo e consiga sanar a sua dúvida.

    Assim mesmo, obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços

  3. 3 universal dobras mecanica industrial

    tercerizamos obras qualquer duvida entre em contato com nos (045)32292823

  4. 4 SULAMITA GOMES AZEVEDO

    EU ESTOU UNIVERSIDADE NO CURSO FISIOTERAPIA, EU ADOREI VE SUA FOTO COMO CIENTISTA DA ENERGIA SOLAR A MELHOR DO BRASIL,PARABENS , PELA SUA EVOLUÇÃO COMO SOU NATURAL DO RIO GRANDE NORTE , ESTOU NO RIO DE JANEIRO E O PRAZER CONHECELO , QUANDO CHEGAR AS FERIAS EU VOU PARA NATAL GOSTARIA CONHERCER ESTE LABORATORIO,DESEJO MUITO,POREM TENHO NOVIDADE PARA LEI DA FISICA E PRIMOS FAZ ENGEHARIA, NESTA UNIVERSIDADE.
    OS MEUS AGRADECIMENTOS DA UNIVERSITARIA EM MEDICINA ESPERO RESPOSTA TENHO ASSUNTO ARQUILOGICO.FIM SULAMITA

  5. 5 Fernando

    Informações úteis para qualquer pessoa que gosta de estar atualizado a nível de novas tecnologias.

  6. Olá Fernando,

    obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços

  7. 7 gloria

    Os equipamentos fotovoltaicos são de produção nacional ou importados? Estou há alguns meses pesquisando e parece-me que todos os que comercializam são importadores. Necessito de fabricantes nacionais; poderia me ajudar?
    Grata,
    Gloria

  8. Olá Glória,

    eu sou publicitário e mantenho este blog como um hobby e quando vejo uma informação interessante eu coloco aqui, o caso deste aqui sobre energia alternativa. Não faço nem idéia de como funciona este mercado, mas alguns comentários acima, tem um fornecedor que disponibilizou um telefone para contato. Fale com ele, exponha sua dúvida.

    E outra, fiz uma pesquisa rápida no Google com os seguintes dizeres:

    “fabricantes nacionais de equipamentos fotovoltaicos”:

    achei isto:

    http://www.cemig.com.br/consumidores_rurais/energia_agricultura/divulgacao.asp

    deve haver muito mais informações.

    Abraços

  9. solicito informaçoes referentes a obtençao do hidrogenio e se algum orgao oficial retem o controle no seu uso (por ser inflamavel ou explosivo)

  10. Parabens pelo trabalho sobre energia solar
    Atuo nesta área faz mais de 20 anos e tenho acompanhado o desenvolvimento, mas nossos governates ainda não acordaram para isso ainda.
    Gostaria de receber informações sobre estes projetos e me coloco a disposição no que conserne energia para aquecimento, tanto qto circulação forçada ( o que ainda os fabricantes não conseguem tirar mais de 60% de uma placa ) e consigo tirar 100% de aproveitamento e denergia.
    Atenciosamento
    Israel Dorival Pagotto

  11. 11 Lu

    Muito bom!! adorei.. precisava de umas coisinhas, vocês deram uma ajuda enorme!!
    ah, ameeei o vídeo da usina Gigante..hêhê..abraço

  12. 12 Almir Cordeiro

    Olá. Sou estudante de engenharia mecânica e estava pesquisando na internet informações sobre energia solar para apresentação de um seminário, quando encontrei este blog e EUREKA achei muito interessante e propício para o meu trabalho. Gostaria de receber mais informações sobre essa usina afim utilizar no meu trabalho e também disseminar as idéias.
    Desde já agradeço e aguardo retorno.
    Inté.

  13. 13 Paula

    Eu gostaria de saber se existe energia solar no Brasil e onde..é para um trabalho de escola para o dia 11/09..por favor se puder me responder com urgencia…

    obrigada!

  14. 14 fabio pereira

    hola fico feliz por ver que o brasil esta a olhar para si mesmo y a ver o futuro do nosso planeta,e tomando iniciativas como essas y fazendo projetos ousados como essa planta de energia fotovoltaica que esta a ser criada no RN,eu trabalhei na espanha 5 anos instalando energias renovaveis,tais como fotovoltaica, termica,aeolica , geotermica y a 2 meses estou de regresso ao brasil, y quero fazer algo pelo planeta y contribuir com a natureza, o primeiro passa ja estamos dando brasil,mas nao se esqueça que estamos pisando em um mar imenso de energia ,a terra … poucos conhecem a geotermia y poucos sabem que se pode aproveitar a energia da terra …. na espanha se esta a utilizar muito esse tipo de energia y a empresa em que eu trabalhava la na espanha fez um video de como funcionava a geotermia para o ministeri de minas y energia,para que fosse liberado mais subsidio………..

  15. 15 fabio pereira

    y estou a disposiçao para qualquer empresa ,tanto fabricante de equipos de enrgias renovaveis quanto a empresas instaladoras ,tenho fotos de trabalhos feitos na espanha …y se alguma empresa queira contratar me chame 11 61914845 suzano\sp

  16. 16 Alejandro

    Olá, gostaria de saber se existe jpa alguma usina de geração de energia atravpes de paineis solares aqui no brasil, que faça distribuição de energia nas cidades, pelo que eu entendi há somente usinas voltadas para o fornecimento de energia para indústrias.

    Att,

    Alejandro

  17. 17 ÉDER CARLOS SILVA FONSECA

    Ola Andrey

    cara estava pensando em fazer um projeto na feira da minha escola técnica e procurei por sistema de energia autonomo e a solar cai muito bem pro projeto que eu quero fazer.

    ja olho seu blog faz um tempo e hoje encontrei essa informação importante, continue assim.

  18. Olá Éder,

    obrigado pelo incentivo, apesar da minha falta de tempo para dedicar ao blog, espero em 2011 voltar a postar.

    Abs

  19. 19 Juliana

    queria saber se o brasim ja possui a usina de energia fotovoltaica
    brigada

  20. SHOW! É isso aee brasil, vamos gerar energia limpa,renovavel, politica e ecologicamente correto! Let’s gooooooo…….

  21. 21 Caio

    Oi, esta pegando curriculos?

  22. http://www.terrasdovale.com.br TERRAS PARA ENERGIA EÓLICA E SOLAR NO SEMI-ÁRIDO …

  23. 23 Roberto Alves Sobrinho

    Mande-me Informações+ sobre como posso fundar uma micro Empresolar, digo Micro Empresa do sistema solar.

  24. 24 neide maria conceiçao

    PARABÉNS AO RIO G DO NORTE POR ESTA INICIATIVA


  1. 1 TECSIS investe US$ 120 MILHÕES para atender eólicas. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: