Cosmético da Brazilian Fruit de caipirinha faz sucesso na Europa.

30jul08

Baseada em fragrâncias originais e com brasilidade, empresa paulista Gus & Vicki cria produtos inspirados na biodiversidade do País

Uma das bebidas mais características do Brasil, a caipirinha virou coqueluche na Europa nos últimos anos, nos bares e pubs de países como Alemanha, França, Espanha e Portugal. O drinque já mereceu até mesmo citação em filme do cineasta americano Woody Allen.

Na cidade de Mogi Mirim, em São Paulo, a marca Brazilian Fruit transformou o sabor tão celebrado da caipirinha em uma inovadora linha de produtos com hidratante, gel esfoliante e espuma de banho.


Na Índia, o que agradou os consumidores foi a linha de cosméticos de pitanga.

Além da caipirinha, a empresa Gus & Vicki, proprietária da marca Brazilian Fruit, exporta uma série de cosméticos baseados na rica flora brasileira. Frutas típicas do País dão o colorido e o odor de uma linha de produtos que há dois anos conquista consumidores de vários países.

Creme hidratante de açaí, sabonete de pitanga, manteiga hidratante de castanha-do-pará, sabonete em barra de cupuaçu, espuma de banho de guaraná e maracujá e gloss de banana compõem a variada lista dos cosméticos tropicais da Brazilian Fruit.

A Gus & Vicki surgiu há dez anos, conforme lembra a empresária Veronika Rezzani, sócia da empresa com o marido, Gustavo Rezzani. No começo a Gus & Vicki apenas fabricava produtos para outras empresas. Entre seus compradores está até uma multinacional americana.

“O cliente vem até nós, diz que tipo de produto deseja e produzimos, de acordo com as suas necessidades”, conta Veronika.

Em 2005, Veronika e Gustavo também decidiram investir na criação de uma marca própria.

“A idéia era trazer a brasilidade aos nossos cosméticos, tendo as frutas brasileiras como principal artigo, e competir no mercado externo com produtos adequados às normas internacionais”, lembra Veronika Rezzani.

No ano seguinte, a marca foi lançada na Cosmoprof, uma feira na cidade italiana de Bolonha e superou as expectativas dos fabricantes.

“A receptividade foi fantástica e pouco depois do evento já estávamos exportando para Portugal”, recorda a empresária paulista.

Vídeo na Cosmoprof North America las Vegas 2008 (em inglês):

A Gus & Vicki também já vendeu seus produtos para países como Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Índia, Estados Unidos, Espanha e França. Em um evento de lançamento da marca, em Barcelona, a renda com a venda de produtos atingiu o valor de seis mil euros e foi revertida para uma instituição que trabalha com crianças carentes na cidade mineira de Jesuânia.

Veronika ressalta que a responsabilidade social e ambiental constitui um dos elementos mais importantes na atividade da Gus & Vicki. Segundo ela, a empresa só compra insumos de fornecedores preocupados com a sustentabilidade. Ela também informa que em sua empresa, na medida do possível, tudo é reciclado. Materiais que sobram, principalmente plásticos, são doados para cooperativas de catadores.

Outra estratégia adotada na Vicki & Gus é o tratamento dos resíduos da produção para evitar a contaminação de lençóis freáticos nas proximidades da fábrica.

Ativos naturais
Segundo Veronika, exportar não é nada fácil para uma empresa de pequeno porte. Ela explica que constitui uma tarefa árdua se adaptar às exigências da legislação para registrar os cosméticos e aos perfis dos consumidores de outros países.

“Nossos produtos são elaborados levando em conta normas e exigências internacionais de formulação e regulamentação”, conta.

Ela frisa que esses produtos são dermatologicamente testados e possuem altas concentrações de ativos naturais.

Além disso, a empresária de Mogi Mirim informa que os rótulos da Brazilian Fruit trazem textos em inglês, francês, espanhol e italiano com até dois idiomas por embalagem.

Veronika diz que para cada país com o qual trabalha a linha de produtos vendida explora uma determinada fruta. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Brazilian Fruit vende cosméticos de açaí, devido ao crescimento do consumo pelos norte-americanos de produtos derivados da fruta amazônica. Já na Índia, o que agradou os consumidores, conforme conta Veronika, foi a linha de cosméticos de pitanga.

Caipirinha sem álcool
Ao falar sobre o carro-chefe da Brazilian Fruit, a sócia da Gus & Vicki lembra do difícil processo, com inúmeros testes, para criação da linha de cosméticos de caipirinha. Veronika criou o conceito da linha enquanto o odor foi concebido pela perfumista Elizabeth Maia.

A composição da linha de caipirinha se baseia em extrato de cana-de-açúcar e extrato de limão. Os produtos não levam álcool em sua fórmula.

“Quando as pessoas passam na pele, têm uma sensação de frescor e essa linha é unissex. Como a maioria dos nossos produtos, pode ser usada por homens e mulheres”, observa a empresária.

Ao falar da originalidade de seus produtos, Veronika aproveita para elogiar o trabalho de toda a indústria brasileira de cosméticos.

“Há muita gente séria exportando, preocupada com a sustentabilidade, e oferecendo artigos com diferencial. O Brasil é muito bom nessa área”, afirma.

A Gus & Vicki conta com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil) para participar de feiras fora do Brasil. Veronika ressalta a importância de eventos como as feiras, mas frisa que para exportar o empresário precisa estar muito bem qualificado.

“Não adianta você só participar de uma feira e não ter condições de vender seu produto, afinal é um mercado onde há muita competição, inclusive com as grandes empresas”, alerta.

Veronika também aproveita para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. Ela revela que a Gus & Vicki surgiu a partir de um seminário Empretec, metodologia aplicada no Brasil pelo Sebrae.

“O Empretec é importante para quem sabe o que fazer porém não sabe como fazê-lo”.

Dentista de formação, a empresária lembra que desejava seguir carreira na área cosmética mas não sabia por onde começar.

Contatos com a Brazilian Fruit – (19) 3862-6111
E-mail: veronika@brazilianfruit.com.br

[via jornal DCI]

Leia também:

01.02.2009: Cosméticos fabricados com frutas tropicais e caipirinha fazem sucesso no exterior



13 Responses to “Cosmético da Brazilian Fruit de caipirinha faz sucesso na Europa.”

  1. 1 Denise Khayat

    Bom dia, não sei se estou usando o espaço certo, mas gostaria de saber a onde aqui no Rio de Janeiro, seria possível conhecer melhor os produtos e compra-los.
    Desde já agradeço e aguardo.

  2. Olá Denise,

    eu não tenho nenhum vínculo com a empresa ou com qualquer uma aqui citada no blog.

    Sugiro entrar em contato diretamente com a empresa:

    Contatos com a Brazilian Fruit – (19) 3862-6111
    E-mail: veronika@nativaenathural.com.br

    Qualquer dúvida estarei à disposição,

    Espero ter ajudado,

    Abraços

  3. 3 tatiane

    oi
    meu nome é tatiane…gostaria de sabe como faço para ser vossa representante…

  4. Olá Tatiane,

    primeiramente você deve entrar em contato diretamente com a empresa. Você não deve ter reparado, mas no final do artigo eu disponibilizei o telefone da empresa, assim como o e-mail da proprietária para contato.

    Caso você não consiga falar, no próprio artigo no começo, grifado em azul, o nome da empresa Brazilian Fruit é link para o site da empresa, assim como o nome Gus & Vicky é link para contato com a empresa.

    E o comentário acima eu reitero uma mesma dúvida que você precisa de uma outra leitora.

    Dúvidas estarei à disposição,

    Abraços

  5. 5 carla almeida

    ola sou de portugal e estive na feira de madrid e experimentei os vossos produtos e adorei.gostava de vender e usa-los no meu gabinete.como posso ter aceso aos produtos?

  6. Olá Carla Almeida,

    você não leu por inteiro o artigo? No final consta o contato da empresa, inclusive com telefone.

    O editor deste blog não possui nenhum vínculo com a empresa. Acesse novamente o artigo e veja o contato:

    https://estrategiaempresarial.wordpress.com/2008/07/30/cosmeticos-da-brazilian-fruit-de-caipirinha-fazem-sucesso-na-europa/#comment-1672

    Abraços

  7. mande me amostras
    para av da republica n 616 7 andar
    4430 189 v.n.gaia

  8. Olá Isabel,

    você está fazendo confusão, o editor deste blog não tem nenhum vínculo coma empresa citada no artigo. Está escrito isso em outros comentários que você pode ler, inclusive eu coloquei no final do artigo o contato com a empresa, telefone e e-mail. para justamenteos interessados entrarem em contato diretamente com a empresa.

    Abraços

  9. Ola
    Sou diretora da Brazilian Fruit Cosmetics, observei que meu email esta errado.
    Talvez fosse interessante arrumar
    Parabens pela matéria

    Feliz Ano Novo 2009!!!!

    Veronika

  10. Olá Veronika,

    irei colocar o e-mail correto. Parabéns pela empresa e seus produtos.

    Abraços

  11. 11 Valéria Nunes

    Veronika, prazer!
    eu andei lendo sua matéria na revista Pequenas Empresas & Grandes negócios (março/2009)e fiquei facinada, e li alguns tópicos desta matéria também.
    eu gostaria de saber como faço para visitar, conhecer a Brazilial Fuit, se há possibilidade de nos conhecermos e perguntar se ainda não há pontos de venda em SP…
    Não tenho capital para montar nada nesse momento, mas tenho alguns projetos de vida e pensei em me focar mais em cosméticos.

    Aguardo resposta,
    Obrigada!

    Valéria Nunes

  12. 12 LAURILENE ALVES SOARES

    tou fabricando cosmeticos gostaria de mandar para exterior, como faço.
    vcs me indicariam alguma empresa lá, e-mail de alguem em que posso entrar em contato,aguardo resposta suas ficarei mui grata se pudessem me ajudar.

    att;
    Laura

  13. 13 LAURILENE ALVES SOARES

    gostaria de receber informações no meu e-mail, sobre o assunto.


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