José Luiz Gandini ainda sonha em ter uma fábrica da Kia Motors no Brasil.

16jul08

Ele ainda sonha ter a sua fábrica, um projeto que abandonou há dois anos.

Enquanto isso, José Luiz Gandini faz a rede de concessionários da Kia crescer, adaptada a um novo perfil de produtos, muito mais requintado do que aquele com o qual a marca estreou no país, há 16 anos.

Gandini representa a Kia no Brasil desde então. É o importador e presidente da marca. Cuida do comércio dos veículos coreanos com a mesma conduta simples e tipicamente familiar que há anos envolve os negócios do pai, José Carlos, tradicional concessionário de automóveis de Itu (SP).

Há três anos, Gandini se preparava para erguer sua fábrica, em Minas Gerais. Mas em 2006 anunciou que desistira da operação por conta da desvalorização do dólar, que favorecia mais a importação. Agora o empresário diz que quer retomar o projeto. Argumenta que não tem relação nenhuma com o problema da dívida da Asia Motors com o governo brasileiro.

“Não tenho nada a ver; não devo nada porque nunca assinei contrato de incentivo”, diz.

Nos últimos tempos, Gandini tem viajado muito pelo Brasil para inaugurar concessionárias. O empresário está quase para concluir uma ampla reestruturação da rede, que precisou ser adaptada a um novo perfil de produto.

A Kia entrou no Brasil vendendo basicamente a Besta, van que ganhou fama por se tornar a alternativa de transporte que agradou os motoristas de lotação.

Gandini conta que naquela época não conseguiu atrair os grandes grupos de concessionários porque a maioria ficou com “um pé atrás”: seria fácil encontrar peças se a Besta quebrasse? E se o governo mudasse as leis de importação?

Até 1999, a Kia era controlada por capital estatal. Ao ser comprada pela Hyundai, renovou os produtos. A notícia do fim da produção da Besta, em 2005, assustou a família Gandini. Mais de 80% das vendas da Kia eram desse veículo.

“Era como se o mundo fosse acabar”, lembra o empresário.

Mas Gandini enfrentou o desafio de vender os produtos mais sofisticados e descredenciou 33 concessionários que não tinham perfil ou capital de giro para os novos produtos, como o luxuoso modelo Carnival, que custa R$ 145 mil.

A rede tem hoje 69 revendas. Em média, 14 a 15 novas serão credenciadas a cada mês até o final do ano. Os pontos de venda estão aumentando para sustentar o crescimento da marca de importados que mais vende no país. O desempenho nos cinco primeiros meses já superou as vendas de 2007.

[via Jornal Valor Econômico]

Atualizando em 01.11.2008: Depois da Hyundai, Kia anuncia adiamento de projetos no Brasil

Anúncios


8 Responses to “José Luiz Gandini ainda sonha em ter uma fábrica da Kia Motors no Brasil.”

  1. posso manda um curriculo ai pra trabalhar com vocês?
    uhauhaUHaAUahuHUaaUHAaUHAuhAUHAhuAHUahuAHauaUHAhuAUHAuh

  2. Oh meu Pai…

  3. 3 SANDRO GONÇALVES

    PQ A BESTA NAO VEM MAIS PARA O BRASIL?
    VCS DIZEM QUE NAO É MAIS FABRICADA NA COREIA, E COMO ACHOMOS BESTA (PREGIO) NA COLOMBIA E NA VENEZUELA NOVA MODELO 2012 PARA VENDER LA?. OU É PQ A KIA NAO CUMPRIU O TRATO DE ABRIR UMA FABRICA NO BRASIL? CHEGA DE LENGA LENGA E ME DÊ UMA RESPOSTA DECENTE.

  4. 4 walyson ferreira fadini

    Senhores, comprei a poucos dias um Kia Ceratto tive um pequeno problema no carro e não estou tendo o respaldo do pós venda da marca que simplesmente disse que a garantia não cobre o fato ocorrido, me indigno pois no dia que comprei o carro me disseram que o carro tinha 5 anos de garantia, gostaria que este comentario chegasse até o presidente da Kia sr José luiz Gandini, tenho as fotos do material e se caso for enviou, segue abaixo meu email e telefone
    Walyson Ferreira Fadini Email: ffadini@hotmail.com tel; (63) 9994-0737 ou (63) 8115-6777

  5. 5 ezio jose mortarotti

    Gandini, quero trabalhar na Kia, faco o pos venda.


  1. 1 Hyundai: mais uma montadora no estado de São Paulo? « Estratégia Empresarial
  2. 2 Mais uma montadora em São Paulo: Kia Motors « Estratégia Empresarial
  3. 3 Montadoras sul-coreanas conquistam espaço no Brasil. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: