Blogs ajudam consumidores a formar opinião sobre um produto ou serviço.

21jun08

Interessante os resultados desta pesquisa sobre blogs publicada no site Administradores.

O Instituto de Pesquisas Qualibest acaba de finalizar um estudo sobre os hábitos e costumes dos internautas brasileiros, no que diz respeito aos blogs. O estudo tem como objetivo construir o perfil do leitor de blogs no Brasil e ainda, avaliar quais são os blogs mais lidos e conhecidos no país.

Entre os entrevistados, 12% acredita totalmente e 86% acredita parcialmente nas informações que encontram em um diário virtual. Já 72% dos entrevistados afirmaram que, por meio dos blogs, já obtiveram informações que ajudaram a formar uma opinião sobre uma marca ou serviço. Além disso, mais da metade das pessoas que responderam ao questionário, afirmaram que se lembram de ter visto algum tipo de propaganda em um blog que costumam visitar.

Sobre o índice de visitação aos blogs, 89% já acessou algum, pelo menos uma vez, e a média de acessos diários é de uma para a maioria dos entrevistados, e de duas ou mais vezes, para 25%. Quanto ao tempo de acesso, 60% afirma que dedica menos de uma hora a cada acesso e 34% gasta de uma a duas horas. Entre os temas preferidos estão curiosidades (18%), humor (15%), internet (10%), seguidos de notícias e tecnologia em geral (9% cada). Apenas 9% dos entrevistados costumam acessar blogs internacionais

Os sites de busca (48%) e recomendações de outras pessoas (30%) foram as maneiras mais citadas para se conhecer um blog novo. A leitura do conteúdo foi o recurso mais citado (86%) sendo que a maioria dos entrevistados acredita que fotos e vídeos são os recursos mais importantes em um blog.

Ainda sobre o universo dos blogs, apenas 24% dos entrevistados declarou manter um blog próprio na Internet e, desse total, apenas outros 24% disseram que seus blogs lhes proporcionam algum tipo de rendimento.

Entre os blogs mais lembrados estão os de humor Kibeloco, Humortadela e Acidez Mental, seguidos pelos de esporte, como o Blog do Juca. Esses foram os blogs mais citados espontaneamente apesar das respostas terem sido bastante pulverizadas.

Para saber sobre os dados da pesquisa acesse o site Administradores aqui.

Anúncios


No Responses Yet to “Blogs ajudam consumidores a formar opinião sobre um produto ou serviço.”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: