Quadrilhas atacam chácaras no interior de São Paulo.

28maio08

Os ataques às chácaras e fazendas, quase sempre com reféns, voltaram com toda a força no interior paulista, sobretudo no eixo da Rodovia Castelo Branco. Bandos fortemente armados e encapuzados atacam de surpresa principalmente nos fins de semana quando moradores da capital estão presentes. Eles dominam os visitantes e saqueiam a propriedade. Geralmente usam os veículos das vítimas para fugir com o produto do roubo. São comuns os casos de violência física e psicológica.

A ação desses bandidos começa em Ibiúna e avança até Cesário Lange, a 140 quilômetros da capital, passando por São Roque, Mairinque, Itu, Porto Feliz, Cerquilho e Boituva. Sem viaturas para patrulha rural, a polícia não consegue fazer frente à ação dos bandidos. Em Porto Feliz, a Polícia Civil registrou 35 roubos nos três primeiros meses deste ano – 22% a mais que no trimestre anterior -, sendo 12 na zona rural, todos à mão armada.

No restante do Estado, também há problemas. Por causa da violência – e com dois anos de atraso -, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), que reúne 243 sindicatos e 360 bases rurais em 580 municípios, anuncia para o segundo semestre o início do Programa de Proteção Preventiva no Meio Rural, que foi criado por um protocolo assinado pelo governador Geraldo Alckmin na Agrishow de 2006, em Ribeirão Preto.

A polícia fará segurança pessoal e patrimonial dos moradores da zona rural e também os orientará na preservação do meio ambiente. Pela contas da Faesp, 210 mil proprietários rurais deverão receber as orientações para ajudar os policiais ambientais na fiscalização das propriedades.

Na região de Sorocaba, o preço dos imóveis rurais desabou. Dezenas de sítios e chácaras, algumas cinematográficas, foram colocadas à venda, a maioria por até metade do valor real.

“A violência espantou os compradores”, garante o dono de uma imobiliária que pediu para não ser identificado, com medo de represálias.

Há três anos, ele fazia de 10 a 15 negócios com imóveis rurais por mês. Hoje, se consegue duas vendas é muito.

“Parei de trabalhar nos fins de semana, pois não há clientela.”

Via Agência Estado

Anúncios


14 Responses to “Quadrilhas atacam chácaras no interior de São Paulo.”

  1. 1 Marcos Alberto

    essas quadrilhas não seria de pessoas da região? Porque emcapuçados? como descobrem as casas? Fazia anos que eu não ia em Itú, nas chacaras, quinta das laranjeiras. eu bati cabeça para achar a chacara da minha mãe. E a vizinha contou-me que tinham entrado lá tambem e saquearam um monte de casas. Mas, eu pensava que era na ausencia dos proprietarios, a coisa é séria tem até refens. Invasão a mão armada, e os prefeitos não fazem nada. Mas o carnet do IPTU todo mês de Janeiro eles mandam. Bota policia municipal e começem a desovar bandidos nos canaviais ou matagais das áreas pra ver se não param de assaltar chacaras. Eu tenho 2000 mt2 de terra desde 1983 em Itú e não posso construir nem morar por causa de bandido, cadê as autoridades, ou os bandidos são autoridades agora no século XXI.

  2. Olá Marcos,

    é uma triste realidade, mas acredito também que somente policiamento não vai adiantar. Queda na renda da população, falta de emprego, perspectiva são fazem aumentar este tipo de violência.

    Abraços

  3. 3 Tãnia

    Ola depois desses depoimento eu estou mudando de ideia, meu sonho e uma chacara c/ pomar horta enfim tudo mas cadê o nossa tranquilidade, penso a casa cheia de gente e aparece varios delinquente p/ roubar, aí não me vejo nessa situação n/ tenho muito medo.A palavra do nosso amigo acima esta corretissima Mas o carnet do IPTU todo mês de Janeiro eles mandam e a nossa segurança.

  4. 4 Cristina

    Minha família foi surpreendida por assaltantes fortementes armardos e encapuçados no ultimo final de semana na chácara da família em Mairinque.O assalto teve início às 20 horas e ficamos sob mira das armas dos assaltantes pelo menos uma hora e meia. Após o assalto os vizinhos ligaram para a polícia que apareceu somente por volta das 24h. Foi feito um boletim de ocorrência e mais nada, pois todos os cartões de créditos roubados estavam sendo utilizados na mesma noite na cidade de Sorocaba, em restaurantes, fármácias, lojas eoutros estabelecimentos e até mesmo a os setores de cartões de créditos descomfiaram das compras e chegaram até mesmo a cancelar alguns cartões. Aí fica a minha pergunta: Por qual motivo ninguém faz nada?
    Eles não levaram somente bens materiais, levaram também o sonho de uma vida inteira de trabalho de um senhor de sessenta anos, que começou a trabalhar aos sete anos de idade, na roça e que por durante trinta anos em uma mesma empresa, faltou ao trabalho somente uma vez, por motivo de doença. Que agora não terá mais sossego para viver em um lugar que ele tanto tinha orgulho de ter conquistado e que queria viver em paz até o resto de seus dias.

  5. 5 luiz honma

    Ja foi o tempo que sitio era sinonimo de tranquilidade, para os roubos maiores é realizado o B.O mas nos de menor valor como frutas e outro voce é ate zombado se fizer a queixa de furto de mandioca ou laranja de tao comuns que estao ficando. Podem alegar que é um faminto que esta furtando para matar a fome, mas quem consegue comer 20 kg de mandioca quando nao varias caixas.
    Hoje nao é permitido fazer o Boletim de ocorrencia via internet para estes casos. Voce ja fez alguma vez ? sentiu o drama o tempo de demora, fora a revolta por dentro de querer gritar reclamar, mas sabendo nao vai passar de um susurro.
    Alguem sabe de algum site na internet que possa receber as reclamações via internet e que possa servir de base e mostrar que a situação é grave que necessita ações imediatas

  6. 6 GG

    Saudações a todos!
    Pergunto: para que foi criado o Estado? Dentre as várias funções, uma básica, é a segurança, proteção, prevenção, punição. Mas o que vemos? A ineficiência, o caos da segurança pública. De onde nasce o crime? Qual a causa? Senhores e senhoras… Não temos mais tempo em descobrir e identificarmos as respostas. Se o Estado não resolve, entendo que no mínimo é razoável o cidadão se autoproteger. Enquanto políticos e interessados se aproveitam da situação da falência da segurança pública, promovendo-se e angariando votos, nossos entes queridos morrem, ferem-se, e o patrimônio conquistado duramente é saqueado pelos larápios. Temo tanto a polícia como os bandidos. Nossa polícia em sua maioria, considerando a extensão do país, é corrupta. Nossos políticos, e nós é que colocamos eles “lá”, são os maiores bandidos da história deste país, e os mais sofisticados na criminalidade. Nunca se roubou tanto os cofres públicos sem agir contrário a Lei, “eles” são mestres ao encontrar falhas e brechas no ordenamento jurídico. O legislativo é corrupto. O executivo é ausente, omisso,”velhaco”, gatuno… O judiciário vagaroso, enferrujado! Meu Deus!! Por onde anda os ideais de um povo livre, austero, construtivo? E os gritos de uma nação desenvolvida com base em ideais da Revolução Francesa, de filósofos e pensadores do passado que sonharam e apontaram soluções e alternativas por um mundo melhor? Acredito que estamos apenas no início do fim de uma nova era… Vai piorar ainda muito mais!! Eu vou me defender! E vou atacar os bandidos se preciso for! Bandido bom é na cadeia! Se não há espaço… Então é guerra, estamos vivendo já um estado de exceção, pegue e olhe as estatísticas e compare com algum país que está em guerra! Eu que pago todos os impostos em dia, tenho também o direito de me expressar e agir dentro da Lei. Mas se a Lei Maior o próprio Estado a negligência, como não romper com o contrato social de Rousseau enquanto nossos filhos morrem?

  7. 7 reis

    Somente Deus pra nos proteger!!! e acredito que somente a ele podemos recorrer pra pedir proteçao. Infelismente teremos que colocar nossa chacara (nosso sonho a venda), pq. não ficamos tranquilos para desfrutar…o medo e a preocupação ofuscam aquilo que seria a maior alegria (passar nossos finais de semana num lugar tranquilo….perto da natureza e em paz)….temos crianças e temos que nos preocupar com elas.

  8. peço aos amigos vitimas que emtrem no meu blog, principalmente a cristina que depos acima pois o caso dela e identico ao meu, devemos nos unir para acabar com esta impunidade, ou sei la se nao tem nimguem tomando dinheiro dos vermes e impulsionando eles a roubar mais!!!!!!!!!!!!!!!!
    assaltochacaraemitu.blogspot.com/

  9. 9 marcia

    penso em comprar uma chacara ou sitio mas estou assustada em relaçâo a segurança sinfo muito medo sera que nâo vamos ter paz ?

  10. 10 wish2011

    O único jeito é ter pena de morte nesse país e acabar com a menoridade penal.. Isso só vai acontecer se o povo se manifestar e exigir isso.
    Os políticos jamais farão isso por conta própria, pois eles também são bandidos em sua maioria.
    Veja o caso do Battisti, todo bandido vem para o Brasil, pois aqui é o paraiso para eles.
    Pagamos impostos para sustentar bandidos com três refeições na cadeia, e de lá comandar o crime contra nós.
    Infelizmente os representantes e procuradores do crime organizado estão no poder no Brasil há muito tempo. Todo esse discurso de direitos humanos é para isso, para manter toda uma situação que favorece a criminalidade.
    Mas tudo isso só está acontecendo porque a própria sociedade aceitou passivamente a idéia de que o crime é um problema social, de que a sua motivação é por falta de emprego, educação, etc.
    Quanta idiotice! Se fosse poriisso hoje não teria mais bandido, pois falta mão de obra para tudo. Se fosse assim, quanto trabalhador brasileiro que não pode estudar mas trabalha, sustenta a familia, educa o filho, etc. É impressionante como ainda tem pessoas nesse pais que ainda acreditam nesse discurso para idiotas.

  11. 11 Calcium Kid

    Tem toda a razão Wish! É um discurso inválido já que emprego tem de monte, e o pior é que com a quadrilha do PT no poder, as mudanças que realmente importam para o Brasil terão que aguardar mais um bom tempo já que agora a preocupação deles é encher o bolso antes que o povo descubra que aquele homem do povo na verdade só nos ferrou!

  12. MEU NOME É jULIO cESAR, TENHO VONTADE DE COMPRAR UMA CHACARA PARA MORAR MAS DIANTE DESSES COMENTARIOS, DESISTO ESTOU APOSENTADO, SOLUÇAO PARA ESSE TIPO DE CRIME MORTE PARA ESSES VAGABUNDOS QUE OS POLICIAIS EM VES DE GANHAR PREMIOS EM DINHEIRO PARA MATTTTAAARR ESSES DELINQUENTES ELES TEM QUE PASSAR POR EXAMES PSICOLOGICOS,ISSO É UM ABSURDO, ACORDA PARLAMENTARES,GOVERNANTES, UM DIA PODE SER VCS AS PROXIMAS VITIMAS DESSES BANDIDOS.PENA DE MORTE.

  13. 13 celia maria ruiz

    NOSSA AGORA TBEM FIQUEI COM MEDO EU QUERIA COMPRAR UMA CHACARA NO INTERIOR DE SP,MAS MUDEI DE IDEIA…….SOU VIUVA SOZINHA NEN CACHORRO EU TENHO PRA ME PROTEGER


  1. 1 Assalto em São Paulo: cuidado com chiclete na lataria do seu carro « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: