Marília: O reaproveitamento de água chega a 80%.

25mai08

Imagem: Ambiente em Foco

Excelente iniciativa da cidade de Marília no interior de SP:

Toda a água utilizada no posto para a lavagem de carros, ônibus e caminhões, desde um simples pára-brisas até uma limpeza completa, são destinados à Estação de Tratamento de Água para Reuso, a Etar.

As Estações de Tratamento de Águas Residuais são estações que tratam as águas residuais de origem industrial para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição inofensivo para o meio ambiente receptor.

Através de canaletas interligadas pelo posto inteiro, toda a água que seria encaminhada para o esgoto vai para a estação, onde passa por processos físico-químicos de tratamento e sai pronta para ser reutilizada.

Depois que um veículo é lavado, a água com sujeira (graxas, óleos, terra, areia) e detergentes chega a uma caixa de sedimentação de areia onde acontece a primeira etapa do processo. Nessas caixas são retidas as partículas mais pesadas, principalmente as de terra.

Na segunda etapa, todo o efluente passa pela caixa de separação de água e óleo, conhecida como sistema SAO, com a finalidade de reter parte dos óleos presentes no efluente.

Logo após, o equipamento dosa a quantidade de produtos químicos (como o sulfato de alumínio) necessários para o processo de limpeza da água. Em seguida, através de uma bomba de captação do ar, são injetadas microbolhas na água, o que faz com que a sujeira ainda presente seja arrastada para a superfície.

O efluente passa ainda por um raspador, onde a sujeira (conhecida como lodo) é jogada em uma caixa. Todo o lodo retirado fica, por um tempo, exposto em um tanque para ser desidratado com o calor do sol, de onde segue para ser armazenado e devidamente descartado.

O efluente livre do lodo passa por um filtro de areia e carvão ativado, saindo limpo e pronto para a reutilização.

Via Diário de Marília

About these ads


3 Responses to “Marília: O reaproveitamento de água chega a 80%.”

  1. 1 Diego

    Essa materia é muito boa, estou pesquisando esse tipode reaproveitamento p/ implantar em uma empresa de destribuição de hotaliças, onde é usado um nivel elevado de agua potavel p/ lavagem das hortaliças e depois é dscarada sem nenhum proveito.
    Estou pensando em reaproveitar p/ a proria irrigação das hortaliças.
    Obrigado pela materia, ira ajudar muito.

  2. Olá Diego,

    existem diversas formas de reaproveitamento de água, inclusive para irrigação. Até mesmo é possível você pensar em água de chuva. Na internet existem algumas empresas especializadas neste tipo de projeto.

    Obrigado por deixar a sua mensagem aqui no lbog.

    Abraços

  3. 3 Márcia

    Olá.. Adorei esta imagem.. Posso utilizar ela para a capa de uma relatório de pesquisa sobre reuso da água, colocando a fonte da imagem? A fonte é mesmo “Ambiente em Foco”?

    Desde já agradeço,

    Márcia


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 65 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: