Conheça os desafios, as exigências e a situação para o profissional de marketing.

25maio08

Para ser um profissional de marketing, é preciso, além de curso superior ou pós-graduação em áreas como Publicidade ou Relações Públicas, gostar de superar desafios. O motivo é que a rotina de quem trabalha nessa área envolve desde o planejamento estratégico até a promoção e a venda do produto, seja ele tangível (como bens de consumo) ou intangível (serviços).

Flexíveis, profissionais dessa área precisam ter aptidão para o negócio e estarem prontos para lidar com novas tecnologias. Como se não bastassem tantas exigências, o mercado ainda costuma cobrar domínio de línguas estrangeiras.

Situação do mercado
Mas o esforço compensa. Um levantamento da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, revela que a remuneração média dos profissionais de mercado variou de R$ 5 mil a R$ 11,7 mil em 2006.

Entre as vagas ocupadas no ano retrasado, 11.994 foram preenchidas por mulheres, com remuneração média em torno de R$ 2,9 mil para analista de pesquisa de mercado e de R$ 9,3 mil para quem conseguiu chegar ao topo da carreira como diretor de marketing.

No entanto, os salários para o sexo masculino foram um pouco maiores: R$ 3,6 mil para analista de pesquisa de mercado; R$ 6,9 mil para gerente de marketing e R$ 12,9 mil para diretor.

A pesquisa também constatou que há, atualmente, 24.057 pessoas trabalhando nas ocupações de analista de pesquisa de mercado, gerente de marketing e diretor de marketing.

Via Karin Sato para Infomoney

9 Responses to “Conheça os desafios, as exigências e a situação para o profissional de marketing.”

  1. 1 lillian marinho

    Bom o site, mas poderia conter mas informações atuais, quais as ferramentas principais para um profissional de marketing?

  2. Olá Lilian,

    você procura algo em específico? Tenho muito material à respeito e também vários sites, blogs, inclusive alguns em inglês bem interessantes.

    Abs

  3. 3 Inajara

    Oi,

    Moro em Porto Alegre/RS e aqui o mercado de profissionais de marketing está “lotado” e os salários muito pequenos. Só para ter uma idéia: sites como Catho ficam mais de 1 semana sem abrir nenhuma vaga em marketing no Estado. Tanto que estou deixando o marketing de lado e indo buscar novas oportunidades na área comercial, afinal, as propostas salariais que eu recebo mal pagam a mensalidade de 1 MBA. Nos outros Estados também existe esta situação?

    Obrigada

  4. Olá Inajara,

    este problema que você citou na área de marketing também é bem comum em outras áreas. No marketing especificamente ainda existe resquícios de um erro cometido no passado de que marketing era a mesma coisa que comunicação e que ambos faziam a mesma coisa…

    ainda vejo empresas no interior do estado de SP com esta visão, onde moro e atuo, enfim, o profissional de marketing é voltado totalmente para o mercado, para o comercial e assim que eu vejo o perfil deste.

    Feliz e procurado nas empresas aquele que consegue gerir muito bem esta transição do comercial com o marketing detectando novos formas de comercialização de produtos e acima de tudo, consegue antecipar tendências e mais importante de tudo: consegue ter uma visão geral do funcionamento da empresa como um todo e não apenas de ferramentas do marketing específico.

    Para este profissional não faltam vagas!

    Tem uma frase atribuída a Henry Ford em que ele diz o seguinte:

    “Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa. As que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.”

    Abraços

  5. 5 Valeria

    ola!!!

    estou fazendo markenting. porem não, como todo universitario, nao sei se é isso exatamente o que eu quero. tenho medo que ao sair da faculdade “pendure” meu diploma e va trabalhar em outra area jogando fora os 4 anos no lixo. Pois ate agora não conheço muito este tipo de profissão e não sei onde eu posso procurar emprego ao terminino do curso. Estou pensado em parar um pouco e pensar no que quero mesmo, mais eu me conheço sei que se eu parar corro o risco de nao voltar a fazer nada, e nao é isso que eu quero. tenho medo tambem que mais para frente descubra claramente que estou enganada, ai foi tempo e dinheiro jogado fora. o que eu faço?

  6. Oi Valéria,

    se fosse pra dar uma conselho, seria este: na dúvida, se já começou o curso não pare. Afinal, se parar, o tempo que você já levou, vai se perder. Termine o curso pelo menos, afinal, estudo, conhecimento nunca é demais.

    Abraços

  7. Muito bom o texto. Sou consultor de marketing, mas passo por um momento de mudanças na vida que inclui mudanças na profissão. Não sei ainda se continuarei nessa área! Valeu pelos dados. Se puder acesse: http://www.diariodocliente.blogspot.com

  8. 8 Patrícia

    Olá!
    Sou jornalista e resolvi começar um MBA em Marketing e inteligência de mercado no início de outubro. Optei por esta especialização pra abria mais oportunidades de atuação de mercado. POis, acredito que minha formação em comunicação e agora um MBA em Marketing se completam dentro de uma empresa. No entanto, ainda tenho dúvidas se optei pelo curso certo ou se nãos eria melhor optar por algo dentro da minha área de comunicação.Você acha que meu pensamento está equivocado em relação a minha profissão e o Marketing? Acha que fiz uma boa opção?

  9. 9 Elza Martins de Freitas

    Olá!!!
    Sou Graduada em Propaganda e Marketing, e gostaria de atua na área de análista de pesquisa de mercado. Sendo formada em Marketing, é o suficiente para atuar nessa área? Ou é preciso fazer outros cursos complementares? Já enviei vários curriculos para as empresas, gostaria se possível, algumas dicas para atuar nessa área e por onde começar.

    Att,
    Elza


Deixe um comentário

