Upgrade na burocracia: Agilidade nos serviços prestados pelos cartórios.

20maio08

Acho terrível a simples existência de cartórios. Acredito que estes órgãos não passam de uma burocracia burra e que só faz aumentar o Custo Brasil.

Como ainda não podemos nos abster dos serviços desta burocracia, eis que ao menos existem algumas facilidades digitais.

O Cartório 24 Horas é um deles.

E o estado de Mato Grosso terá a 1ª Comarca digital do País, com ganhos em agilidade processual e efetividade da justiça. Leia mais sobre a Comarca Digital aqui.

Anúncios


5 Responses to “Upgrade na burocracia: Agilidade nos serviços prestados pelos cartórios.”

  1. Existem, nos cartórios, atos tidos importantes e outros nem tanto. Reconhecimento de firma e autenticação de documentos estão dentre os últimos e representam, de longe, a maior demanda individual dos serviços cartorários. E os mais baratos. Já Escritura Pública de Compra e Venda de Imóvel e, mais recentemente, separações, divórcios e inventários que contam com segurança do ato na sua concretização, não podem prescindir da presença do Tabelião conferindo a personalíssima prerrogativa deste ao ato que é a “fé pública”. Em matéria de agilidade destes atos, não dá para comparar. Aí os cartórios prestam um grande serviço, que só pode ser avaliado por quem o utiliza.

    O que se encontra muito no dia-a-dia do cartório são pessoas insatisfeitas por não conseguirem alí seus intentos por conta do não enquadramento legal das suas pretensões: exemplo, autenticar documento sem apresentação do original. Não se conformam e se tornam problema de relacionamento com a serventia bem na linha do comentário acima. Alguma barreira legal deve ter havido entre o comentarista e o tabelião; algum pedido de atendimento impossivel à luz da lei e assim negado …

    “Faturamento da burocracia”, não é bem como se fala. Santa Catarina pratica um dos mais baixos regimentos de emolumentos do Brasil.

    Teto de uma escritura: R$ 720,00 mas a grande maioria varia em torno de 80/160 mil. Altos encargos com Selo de Fiscalização, renda do Tribunal; aluguel de imóvel em lugar sempre super-valorizado; custo da informática e seus operadores e, finalmente, 27,5% do liquido apurado que vai para o carnê-leão. Tabelião recebe como pessoa jurídica mas paga imposto de renda como pessoa física. Desconta nem uniforme de fincionários. É mole?

  2. Errata: acima onde se lê 80/160 mil, leia-se 80/160, sem o “mil”.

  3. o que quer dizer isto “esperando moderação”. E aquele que escreveu que “acha terrivel a simples existência” usou da moderação? Blog só pode prosperar se houver um mínimo de democracia no campo das idéias e equidade. Onde a falta de moderação? Dizer que deve ter feito pedido indevido ao tabelião e assim vê-lo negado? Por acaso isto foi uma ofensa? Ora, frencamente …

  4. Olá Francisco,

    calma…eu trabalho em uma multinacional, tenho uma consultoria, edito o blog, escrevo para um site, ajudo várias pessoas aqui no blog, faço MBA – tenho uma filha e cuido sozinho de uma casa…então posso demorar um pouco para responder ou mesmo liberar alguma mensagem.

    mas vamos lá:

    obrigado por deixar a sua visão de mercado de cartórios, isso vem somente acrescentar e enriquecer o blog. Infelizmente ainda é um assunto obscuro para a maioria de nós brasileiros, mesmo o judiciário não sabia quantos cartórios atuavam no Brasil. Praticamente um absurdo.

    Sinceramente vejo mais como um feudo – e um feudo fechado por excelência.

    Aqui no blog mesmo eu citei que mesmo com tanta burocracia nós vemos sinais de modernidade na área, caso do cartório 24 horas e digitalização de serviços. Ponto para os cartórios.

    Mas entenda que é difícil para a maioria de nós brasileiros entender a existência de tanta burocracia, mas isso é um mal que nós sofremos na maioria de setores, isso é generalizado em nossa economia. Tempos de uma economia totalmente voltada para mamãe governo.

    Morei fora do País muito tempo, e serviços de cartórios são feitos em prefeituras na maioria dos países, mas aqui imagina só…mal somos atendidos com mínimo de rapidez e excelência…e olha que eu moro em uma cidade que tem uma prefeitura modelo que é Sorocaba, com um prefeito atual que é um empreendedor nato! E olha que ele é médico, nem administrador é…mas vem fazendo a diferença…

    enfim…assim mesmo respeito a sua opinião e o blog está aberto a críticas e mensagens mesmo sendo contrárias a minha opinião.

    Abs


  1. 1 Faturamento da burocracia dos cartórios: R$ 4 bilhões. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: