Conheça as 66 tendências que vão impactar jornais do mundo todo.

06maio08

A Associação Mundial de Jornais (WAN) e a consultoria Kairos Future elaboraram cenários possíveis para a indústria dos jornais em 2020. A descrição dos quatro cenários do futuro está na edição de 5 de maio do Meio & Mensagem. O relatório aponta também 66 tendências que resultam em impactos em jornais de todo o mundo. Confira:

1- Infoentretenimento;

2- Crescimento da disponibilidade (24 horas 7 dias) – as pessoas não compram o que realmente querem. Compram o que encontram disponível;

3- Novas constelações de família;

4- Momento de viver o “just in time” americano;

5- Infinitas escolhas em produtos e serviços;

6- Simplificação da vida – resposta ao estresse cotidiano;

7- Compradores profissionais – shoppers com extenso conhecimento de produtos e serviços;

8- Individualismo;

9- Velhos parceiros – mais e mais pessoas idosas (mais e mais saudáveis);

10 – Pânico climático – maior preocupação com poluição e emissão de CO2;

11- Consumidor está no controle – blogs e outras ferramentas;

12- Geração de consumidores criativos – criação e distribuição de mensagens comerciais de consumidores;

13- Mobile broadband;

14- O hype do design – 50% a 70% das decisões de compra ocorrem no ponto-de-venda reforçando o foco no design e embalagens;

15- Papel inteligente;

16- Palavras boca-a-boca – marketing viral ganha confiança total dos consumidores;

17- “Long tail” – mídia digital oferece novas possibilidades para nichos de audiência;

18- Redes sociais – Facebook e outras redes sociais crescem;

19- Geração de nativos digitais – o total gasto na Internet dobrou no último ano na Suécia (Europa). Pessoas jovens não vêem internet como tecnologia mas como algo simples que está sempre por perto;

20- Pesquisa por autenticidade – em um mundo de fakes histórias, a autencidade se torna mais importante;

21- Mídia de localização – GPS e outras ferramentas possibilitam conteúdos de localização e inserções publicitárias;

22- Consumidor como co-produtor de idéias, conceitos, tendências;

23- Relações públicas e marketing – conteúdo editorial tem maior impacto do que peças publicitárias, o que torna relações públicas uma atividade de vendas;

24- Jornalismo mais analítico;

25- Mais plataformas de mídia;

26- Fragmentação da audiência;

27- Transações online = receitas online;

28- Maior compartilhamento de conteúdo criado pelos consumidores – mais formas de expressão dos consumidores na internet;

29- Jornais gratuitos;

30 – “Snacks news” – pílulas de notícias;

31- Novas demandas em vendas – vendas de publicidade se tornam extremamente importantes e difíceis – em um ambiente de extrema pulverização de canais de mídia. Times de vendas tornam-se “media brokers“;

32- Target altamente segmentado;

33- Mídia digital oferece melhor mensuração – é possível prever o impacto das peças publicitárias, clicks e transações;

34- Receita dos jornais vem da mídia digital;

35- Mobile news – consumidores não lêem mais os jornais. Consomem notícias em trânsito para o escritório, para a casa ou em reuniões do escritório acessando o celular 36- Tempos difíceis para assinaturas de jornais;

37- E-paper – displays flexíveis e dobráveis são nova geração de gadgets;

38- Jornais se tornam exclusivos – acesso para classes exclusivas;

39- Companhias de jornais se tornam apenas mais uma mídia;

40- Ataque vindo do below the line – ataques criativos em marketing online, ações globais, numa época de rápida movimentação;

41- Globalização da mídia – consumo global e intenso de mídia na internet;

42- Estratégias multi-canal – diferenças entre jornais, TVs, rádio, revistas e internet ficam cada vez mais fracas. A estratégia é abranger todas as mídias integradas;

43- Colapso na mensuração – novas ferramentas serão necessárias;

44- Marketing cada vez mais direto – publicitários querem alcançar consumidores diretamente. Sites de campanhas, clubes de compradores, presença no Facebook são meios de avançar além da mídia tradicional;

45- Jornalismo cidadão – pessoas jovens querem se envolver e fazer parte da reportagem;

46- Mix de midia mais complexo – clusters de novas mídias (You Tube, clips, canais de esporte na TV);

47- Individualismo e queda da audiência de massa;

48- Desafios na liberdade de imprensa – jornalistas de países como China e Rússia enfrentam dificuldades com censores e perseguições;

49- Melhor qualidade de material impressos – mais cores e considerável aumento da qualidade na mídia impressa;

50- Informação instântanea – atualizações de notícias minuto a minuto;

51- Maior regularidade de informações com simetria na distribuição das notícias;

52- Informação visual – conteúdos visuais são consumidos mais facilmente. Mais e mais displays com vídeos vão aparecer na sociedade;

53- Jovens pessoas com um novo comportamento de mídia – internet é a plataforma de mídia deles;

54- Serviços – webpages pessoais gerenciadas com notícias, serviços e atualizações;

55- Era do print digital;

56- Interesse em grupos é maior do que interesse na opinião pública geral (target);

57- Novo modelo de receitas na internet;

58- Enfraquecimento do controle das marcas e companhias. Crescimento do contato com o consumidor;

59- O conteúdo torna-se mais importante do que o canal;

60- Empresas e companhias tornam-se competidores de jornais no fornecimento de conteúdo;

61- Perdendo lealdade – se os consumidores não gostam da mídia ou programa, mudam imediatamente para novos canais;

62- Perda de circulação de jornais;

63- Avalanche da mídia – super exposição de histórias na mídia;

64- Jornais hiper locais;

65- Companhias online se tornam fortes competidores de jornais;

66- Marketing one-to-one – várias técnicas incluindo inteligência artificial possibilitam ao Google e outros competidores materializar na internet exatos desejos e necessidades dos consumidores.

Via M&M

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2 Responses to “Conheça as 66 tendências que vão impactar jornais do mundo todo.”

  1. 1 Fabricio de Almeida

    Coisa a pensar


  1. 1 Os jornais deverão ser gratuitos no futuro. « Estratégia Empresarial

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