Talento do publicitário brasileiro atrai profissionais ao exterior.

21abr08

Ginga. Brasileiros têm um jeito “mais solto” de criar. Agências brasileiras ampliam atuação a clientes no exterior. Está ficando comum ida de profissionais para empresas associadas.


Prestígico: Alexandre Gama, da NeogamaBBH, participou de uma concorrência global e abocanhou conta do OMO.

O novo cenário pôde ser justificado na semana passada, sobre a viagem de uma dupla da agência Lew, Lara/TBWA a Los Angeles, afim de colaborar com as outras duplas dos escritórios daTBWA espalhados pelo mundo, para a disputa da verba de propaganda de um cliente multinacional.

A presença de profissionais brasileiros nesses pools de criação para as grandes marcas globais era pontual. Mas, no último ano, está virando rotina.

“Antes era esporádico, agora é bandeirada”, brinca Mario D’Andréa, vice-presidente de criação da JWT no Brasil. “Diria que a demanda cresceu uns 25% em relação ao passado”, acrescenta D’Andréa, que está nesse negócio há 26 anos.

O melhor para as agências daqui é que as suas propostas estão ganhando espaço e até mesmo encabeçando as campanhas globais. Há duas semanas, Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy Brasil, foi gravar no exterior a nova campanha mundial para a linha de cabelos da marca Dove, toda desenvolvida em São Paulo.

“O nosso mercado não está mais na Vila Olímpia (bairro que concentra grande número de agências de publicidade), há muitas oportunidades além fronteiras”, diz ele que, por 12 anos, trabalhou no exterior para várias redes de agências.

Só nos últimos meses, a Ogilvy elaborou campanhas globais para marcas como Fanta, Motorola, Confort e para uma das bonecas da indústria de brinquedos Mattel. A intensificação da presença brasileira integrando as forças tarefas em concorrências mundiais, sempre dominada pelos norteamericanos e ingleses, não se dá por conta de custos menores.

“O salário de um publicitário júnior no Brasil corresponde a de um sênior no exterior”, esclarece Ramos, como conhecimento de vivência profissional lá fora.

Via O Tempo/MG

Anúncios


No Responses Yet to “Talento do publicitário brasileiro atrai profissionais ao exterior.”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: