SkySails: Conheça a asa que possibilita um navio cargueiro economizar combustível.

20abr08

Com o aumento nos preços dos combustíveis, alternativas para diminuição no consumo são sempre bem-vindas. É o que está propondo a Skysails de Hamburgo na Alemanha.

O SkySails é uma nova forma de economizar combustíveis, mas de uma forma bem antiga – através dos ventos. A asa é bem parecida com a do esporte Kitesurf.

O SkySails pode ser adaptada, a um custo relativamente baixo, em qualquer navio. É uma solução que garante uma redução de 10 a 60% no consumo de combustíveis. Como os navios de carga consomem mais ou menos 5% do combustível usado no mundo, e esse combustível, o sujíssimo óleo bunker, responde por quase 10% das emissões de gases de efeito estufa, na hipótese do Skysails ter um sucesso retumbante, algo como 2% da contribuição humana para o aquecimento global poderia sumir.

Até 2010, cargas dos navios serão responsáveis por três quartos do total de emissões de dióxido de enxofre na Europa.

Um navio atualmente necessita de poucos funcionários, combinada com os baixos salários que são pagos, significa que o custo do combustível, em percentagem do total de despesas correntes aumentou de 10% em 1900 para entre 25 e 60% no ano 2000.

logo_skysails1.gif

begula1.jpg

As asas ficam até uma altura de 500 metros da proa do navio. Nesta altura os ventos são mais estáveis, fortes e constantes. Cada asa chega a ter 5.000 metros quadrados!

bdd599d9c11.jpg
Maiden Voyage MV “Beluga SkySails”. Com este navio foram feitos testes no mar Báltico. Eles foram feitos em condições desfavoráveis de ventos. No entanto, os testes mostraram que a asa SkySails pode gerar de 1 para 1,15 kilowatts para cada metro quadrado de asa.

“Um resultado surpreendente dos testes foram a estabilidade do navio no mar pesado”, diz Stephan Wrage, fundador da empresa.

A viagem inaugural, ocorrida entre janeiro e março deste ano, foi um sucesso. Foram percorridas 11.952 milhas náuticas e durante o tempo em que a “vela” estava no ar, que variou de poucos minutos a até 8 horas, ela aliviou cerca de 20% os motores, economizando cerca de 2,5 toneladas de combustíveis, o que representa mais de US$1.000 por dia.

skysails_21.jpg

O SkySails usa um computador automático patenteado acoplado à direção do navio. Este sistema computadorizado calcula o melhor ângulo da asa no aproveitamento dos ventos.

skysail1.png

MV “Beluga SkySails”, vídeos deste sistema inovador:

Via
Green Daily
ECOtality
SkySails
Roland Piquepaille’s Technology Trends
NewScientistTech
NewEnergyNews

O Velho

Anúncios


2 Responses to “SkySails: Conheça a asa que possibilita um navio cargueiro economizar combustível.”


  1. 1 VELHAS TECNOLOGIAS DE MÃOS DADAS COM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA (revisão e fotos)
  2. 2 Velhas tecnologias aliadas à preservação da natureza « Todo rumo precisa de um ponto de partida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: