Estudo mostra que 91% das faculdades dão descontos: “É preferível dar a bolsa a perder o aluno”

16abr08

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 91% das universidades e faculdades privadas oferecem algum tipo de bolsa ou desconto para seus alunos. Na maioria das vezes, os benefícios são dados pela própria instituição – e não por programas governamentais – por razões como mérito acadêmico, idade ou até para alunos transferidos de outras universidades.

As bolsas funcionam como uma estratégia para atrair estudantes no mercado cada vez mais concorrido do ensino superior privado.

Apesar de ter sido divulgado só agora, o levantamento foi realizado em 2005 e, portanto, quase não sofreu impacto do Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo Ministério da Educação (MEC) naquele ano. O ProUni garante bolsas a alunos de escolas públicas em universidades particulares em troca de isenção fiscal. Em 2005, foram cerca de 100 mil bolsas; em 2006 e em 2007, mais 300 mil.

A pesquisa foi feita com 211 instituições privadas, das cerca de 2 mil no País. Mais de 50% delas surgiram nos últimos seis anos. Segundo projeções feitas com base na amostra, 1,09 milhão de alunos recebiam bolsas totais, parciais ou eram contemplados pelo programa Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal.

“É preferível dar a bolsa a perder o aluno”, diz o presidente da ABMES e reitor da Universidade Anhembi Morumbi, Gabriel Mario Rodrigues.

Segundo ele, a partir do momento em que as instituições atingem o número de alunos que torna viável economicamente manter uma sala de aula, é possível oferecer descontos. Informações do jornal O Estado de São Paulo.

Complicado, na área de serviços não tem como “estocar” clientes, sala vazia ontem não é possível repor receita hoje.


Anúncios


6 Responses to “Estudo mostra que 91% das faculdades dão descontos: “É preferível dar a bolsa a perder o aluno””

  1. 1 danielle santos souza

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA TER ACESSO A FACULDADES QUE DAO OPORTUNIDADE PARA PESSOAS CARENTES QUE NAO PODEM PAGAR ?

  2. Olá Danielle,

    eu não saberia dizer com exatidão esta informação, mas sei que o governo federal possui o PROUNI e também pela Caixa Econômica Federal o FIES. Procure saber sobre estes programas.

    Abraços

  3. 3 Cleide

    Oi Essa serve pra todos que precisam estudar e não possuem condição financeira pra pagar 100% das universidades…
    Os sites das associações são:www.logolux.com.br/www.maisestudo.com.br/www.educarparavida.com.br….
    Espero que essa informação ajude alguém…
    Boa sorte..!

  4. 4 Cleide

    Se alguém souber de alguma outra instituição , por favor poste aqui para que muito mais pessoas possam ter acesso a um estudo barato e de qualidade…

  5. 5 samira

    Bom dia!

    Alguém conhece alguma associação que conceda bolsa para Anhembi Morumbi.

    No Aguardo

    Samira

  6. 6 Henrique

    Acho ótimo terem estes site e instituições que promovam este tipo de desconto, e não se trata de modismo pois o site que falo abaixo esta a dez anos fazendo isto, acho que o melhor e o intuito de beneficiar muitas pessoas com desconto.

    Eu prefiro usar o site http://www.clubserben.com.br pois eles cobram apenas R$ 12,90 por ano e alem te ter obtido 50% na faculdade e 20% no curso de inglês, ainda tenho descontos na área da saúde, lazer, turismo e muito legal

    Recebi um e-mail deles na semana passada falando que iria ter uma promoção pro ano que vem no valor da taxa, ai o que e bom vai ficar melhor ainda, me parece que esta taxa a partir de novembro vai cair para R$ 9,90.

    Já que o intuito e ajudar pessoas e economizarem aqui vão minha dica!! Entre no site http://www.clubserben.com.br e veja os descontos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: