Embraer: Revela o 1º jato executivo Phenom 300

16abr08

A Embraer Executive Jets acaba de revelar o primeiro jato executivo Phenom 300. O rollout (apresentação estática) foi realizado no último fim de semana com a montagem da primeira unidade do modelo na Unidade Gavião Peixoto, no interior paulista.

De acordo com a fabricante, a apresentação antecede uma série de ensaios em solo que preparão o primeiro vôo do Phenom 300. Aliás, a montagem de um segundo modelo já foi iniciada pela Embraer em Gavião Peixoto.

O rollout do Phenom 300 ocorre apenas dez meses depois da apresentação do outro modelo da linha: o Phenom 100, que voou pela primeira vez em junho de 2007.

“Estamos empolgados por ver o Phenom 300 tornar-se realidade”, afirmou o vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva, Luís Carlos Affonso.

“Com seu conforto superior, melhor desempenho da categoria e baixo custo operacional, este novo jato estabelecerá um novo padrão para a categoria Very Light Jet (VLJ)“, segundo Affonso.

Já para Henrique Langenegger, diretor de Programas – Aviação Executiva, o rollout do primeiro Phenom 300 é resultado direto do comprometimento resoluto e rígido foco das equipes de engenharia, fabricação e qualidade.

“Mais de 400 engenheiros participaram do programa Phenom 300. O desenvolvimento de tecnologias no estado-da-arte possibilitou um projeto enxuto, uma eficiente integração entre mais de 50 fornecedores, a utilização de ferramental de série a partir da primeira aeronave e a garantia da qualidade”, detalha.

A linha de jatos executivos Phenom é composta dos modelos Phenom 100 e Phenom 300. A Embraer acredita que os modelos estabelecerão novos padrões ao mercado por conta de seus itens de sofisticação a bordo como espaço para armário ou copa, lavabo privativo dianteiro e comunicação via satélite.

A fabricante destaca ainda a funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo que permitirão a operação dos jatos por apenas um piloto. Na cabine de comando, um moderno sistema integra todas as informações primárias sobre vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação.

O Phenom 100 transportará quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). Projetado para decolar em pistas curtas e com capacidade de 41.000 pés (12.497 metros) de altitude, poderá voar sem escalas de São Paulo à capital argentina Buenos Aires, por exemplo. Com preço inicial de US$ 2,98 milhões, deve entrar em serviço ainda este ano.

O Phenom 300, por sua vez, poderá transportar até nove ocupantes. Também projetado para decolar em pistas curtas, pode voar a até 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitem vôos sem escalas de Los Angeles a Atlanta, nos Estados Unidos; Londres (Inglaterra) a Moscou (Rússia); São Paulo a Santiago (Chile); e de Bancoc (Tailândia) a Xangai (China). O modelo, que tem preço inicial de US$ 6,65 milhões, deve entrar em serviço em meados de 2009.

Vídeo Rollout (apresentação estática) do Phenom 300

Algumas imagens do interior do Phenom 300 que terá o interior design da equipe da BMW Los Angeles Studio, DesignworksUSA:





Fontes:
Canal do Transporte
Luxury Launches

23.02.2011: Leia mais sobre a Embraer em reportagem do site Terra: Confira como é feito o avião brasileiro de US$ 50 milhões

Leia mais sobre a Embraer aqui no blog:

Imagens dos novos jatos executivos MSJ e MLJ da Embraer.

Concorrência para Embraer: Conheça os planos japoneses para a indústria aeronáutica.



6 Responses to “Embraer: Revela o 1º jato executivo Phenom 300”

  1. 1 aldo a costa

    Gostei da decoração interna, ficou muito bonito. A equipe de designers estão de parabéms. Desejo sucesso para para todas as equipes que participaram desde do projeto até a decoração interna do Phenom 300 e que seja um sucesso de vendas.

  2. Espetacular.


  1. 1 Concorrência para Embraer: Conheça os planos japoneses para a indústria aeronáutica. « Estratégia Empresarial
  2. 2 Site E for Efficiency da Embraer para análise e comparativos de frotas de jatos. « Estratégia Empresarial
  3. 3 Vídeo: teste dos freios do Airbus A380-800 « Estratégia Empresarial
  4. 4 Imagens dos novos jatos executivos MSJ e MLJ da Embraer. « Estratégia Empresarial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: