Rede Globo de Televisão: Faltou QI no Q de Qualidade da Globo.

14abr08

Duas Caras: faltou QI no Q de Qualidade da Globo.

Por Alberto Luchetti Neto

“Não são raros os erros de português que a maior emissora de televisão do país comete em sua programação. Ora aparecem em seus telejornais, ora em programa de entretenimento. É muito comum, aliás, um personagem de novela – sem desculpa pelo tipo que faz – sapatear no vernáculo. Na prorrogação desse parágrafo, sequer convém mencionar as “bolas fora” proferidas durante as transmissões esportivas, sobretudo quando comentaristas que ganharam a vida com o pé resolvem sobreviver abrindo a boca.

Agora, fustigada pela concorrência, a Rede Globo de Televisão ultrapassou todos os limites da boa convivência com a língua portuguesa. No comercial institucional (ver abaixo), que apregoa o Q de Qualidade da emissora, faltou QI. Como Armando Nogueira está fora de combate e Otto Lara Resende, que escrevia os textos do patriarca Roberto Marinho, está morto, a nossa nobre língua padece no Jardim Botânico.

A Globo apelou para a exaltação do Q de Qualidade como justificativa para a perda constante de audiência para a TV Record. Mas negligenciou na qualidade do texto de seu próprio institucional. No anúncio, protagonizado por atores, jornalistas e afins, veiculado na própria TV Globo, o ator Marco Nanini foi premiado com uma pérola da redundância. Ele usa a expressão “pequeno detalhe” ao falar de figurino, como se detalhe tivesse outra dimensão que não fosse pequena. É o mesmo que grande maioria ou pequena minoria, aliás, muito freqüente na boca de quem fala na TV Globo.

O vídeo e o texto exibidos pela emissora carioca podem ser “criação” de uma agência de publicidade descompromissada com a gramática, o que não acredito. O mais provável é que pelo menos o texto tenha sido gestado por mãos inábeis, no ventre de alguém de pouca prática, numa sala do sexto andar da Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico, gabinete da direção da Central Globo de Comunicações.

Estilisticamente, a peça publicitária que a Globo prega no telespectador também é sofrível. O ator Tony Ramos é humilhado com o cacófato “só dela”, como se o erro fosse só dele. O apresentador Serginho Groisman fica encarregado da metáfora mais piegas do institucional Q de Qualidade: “compromisso nos nossos corações”, sacada tão vulgar que não sensibilizaria sequer telespectadores insones em altas horas.

Numa frase, Galvão Bueno chuta dois flácidos gerúndios (defendendo e respeitando) e Luciano Huck s-o-l-e-t-r-a uma rima pobre juntando inovar com trabalhar. Há ainda uma profusão de pronomes, com aplicação de gosto duvidoso, ao longo da maioria das falas, como no caso de Xuxa, que diz: “… além do que se vê, está o que se sente”. E, eu, sinto muito.

A Globo com o Q de Qualidade acha que isso é Beleza Pura, mas, acredite, não passa de Duas Caras.”

Q de Qualidade – Filme da DM9 para a TV Globo.

Jô Soares satiriza o “Padrão Globo de Qualidade”.
Ao retornar na emissora Jô surpreende os telespectadores ao satirizá-la ao vivo! A encenação foi logo no começo do programa com a participação especial do saudoso comediante Francisco Milani.

Isso sim é ter liberdade de trabalho em uma emissora de televisão. E na estréia hein! Um clássico!

Leia mais sobre a Rede Globo aqui no blog:
Conheça todos os logos da Rede Globo de Televisão: De 1965 a 2008, de Aluísio Magalhães a Hans Donner.

Fontes:
AdNews
BlueBus Youtube
BrazilNation Youtube

Anúncios


2 Responses to “Rede Globo de Televisão: Faltou QI no Q de Qualidade da Globo.”

  1. 1 vania

    estou indgnada,sou brasileira,moro em portugal era muito fã da atriz priscila fantin ate ver uma entrevista dela aki na tv sic de portugal,fikei decepcinadissima,sendo brasileira achei profundamente uma grande ofensa,acho ke ela foi ridicula redicularizando o povo brasileiro e uma grande falta de respeito com o publico e fas dela.A apresentadora perguntou como era os fas dai do brasil com ela,ela disse ke preferia os portugueses pois els sim tem um amor verdadeiro pelo trabalho dela e ela sente ke e verdadeiro ela pode andar na ruas de portugal e as pessoas pedem autografo,tira fotos e ela sente ke isso e sincero!!! e ainda usou o termo” la no brasil nao” tem muito oba oba .aparesentadora ainda perguntou qual o significado desse termo. ke vergonha !!!!!!! desde entao senti pelo povo brasileiro,e pelos fas dela nota zero a priscila fantin !!! quero frizar ke ela depende do povo brasileiro nao so por ela ter uma carinha bonitinha ou por desempenhar bem o seu papel de atriz.

  2. Olá Vania,

    fica aqui no registro de sua indignação e obrigado por deixar a sua mensagem.

    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: