Conheça o projeto bilionário da empresa Synergy para a cidade de Guarujá.

14abr08

A região de Guarujá, litoral paulista, voltada para o estuário do porto de Santos, foi escolhida para implantação de um megaprojeto que alia porto, retroporto e aeroporto, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão.

Participarão da sociedade de propósito específico (SPE) em formação, setores da produção, financeiro e da operação aeroportuária.

Na próxima semana, a Synergy Participações, que coordena e participa como uma das investidoras no projeto, fará sua apresentação às autoridades municipais e portuárias. Propõe-se a movimentar, após cumpridas etapas, 150 mil contêineres por ano e 160 milhões de litros de granéis líquidos, no quinto ano, entre etanol e outros produtos químicos. A capacidade estática para granéis líquidos poderá atingir a 720 mil m3 até o quinto ano de sua implantação.

“Viemos trabalhando nesse projeto há três anos e com a explosão da economia, concluímos que está maduro para ser implantado, levando-se em conta sua localização estratégica, junto a rodovias, ferrovias e a pista de pouso da Base Aérea de Santos, todas junto ao porto”, sustenta Gilson Medeiros Júnior, diretor da Synergy.

Na área portuária fronteiriça ao estuário, o projeto ocupa a extensão de um quilômetro, com uma retaguarda contígua de 500 mil m² e retroárea de mais 1 milhão de m², distante quatro quilômetros do cais. O cais será construído em forma de píer.

O projeto, anunciado com exclusividade para o jornal Valor Econômico, prevê a ampliação e compartilhamento civil e militar da atual pista de pouso e decolagem administrada pela Base Aérea de Santos, que passaria de 1.400 metros para 1.862 metros. A prefeitura de Guarujá dispõe de um projeto para o mesmo equipamento, aprovado pelas autoridades ambientais de São Paulo, pela Aeronáutica e Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

“Falta apenas fechar um convênio com a autoridade da Aeronáutica em São Paulo”, diz Mauro Scazufca, secretário de Planejamento de Guarujá.

Segundo Medeiros Júnior, o setor privado está disposto a bancar inteiramente o projeto, enquanto o da prefeitura teria a participação de recursos públicos. As obras do aeroporto metropolitano de Guarujá, como é denominado, estão orçadas em R$ 21 milhões.

Junto à Synergy, atuaram no segmento aeroportuário do projeto, as empresas WF/Arquitetônica, uma joint venture americana e a Washington Fiúza Arquitetos. Esta empresa, conforme Medeiros, já contratou “mais de 1 milhão de metros quadrados em empreendimentos corporativos”. No setor portuário do investimento atua a KWA Solution.

Segundo Medeiros, os empreendedores, cujos nomes ainda não foram revelados, após a liberação das licenças, garantem que o terminal aeroportuário terá condições de funcionamento em oito meses, enquanto áreas e equipamentos do porto e retroporto, em 24 meses. Ao lado do projeto da Synergy está o da Embraport, do grupo Coimex, em obras, com objetivos semelhantes, de movimentar contêineres e etanol.

Reportagem de José Rodrigues para Valor Econômico

Leia outras matérias sobre investimentos em infra-estrutura portuária no Brasil:

Eike Batista e Tata Motors: Vem aí o Nano, o carro mais barato do mundo?

Os problemas da falta de infra-estrutura que atrapalham os negócios de Eike Batista.

Entrevista com empresário Eike Batista: “Não tenho medo de investir”

Anúncios


One Response to “Conheça o projeto bilionário da empresa Synergy para a cidade de Guarujá.”

  1. 1 moderadorsexy

    Oi.. Quer parceria com o Blog Sexy?
    8 mil visitas dia…

    Se interessar deixa recado lá no Blog!
    que coloco teu banner.. tá show teu Blog…
    Parabens! Abraços

    http://querosexo.wordpress.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: