Araraquara: Telemarketing contra a dengue.

13abr08

O município de Araraquara, na região de Ribeirão Preto, confirmou 622 casos de dengue nesta última quinta-feira, 10 de abril. A epidemia é a primeira registrada no estado de São Paulo este ano.

Para tentar contornar a epidemia a cidade está lançando um serviço de telemarketing que funciona deste ontem, sábado, 12 de abril.

Ao todo cinco funcionários especialmente treinados para telefonar para todas as casas de áreas da cidade onde tenham ocorrido casos confirmados, ou apenas suspeitos, de dengue.

Na ligação, as atendentes alertarão para o risco de dengue na região, irão lembrar os moradores da cidade na procura por criadouros do mosquito – ensinando como eliminá-los – além de oferecerem orientações sobre os sintomas da doença.


Imagem: CDC ” Nat. Cntr. For Infectious Diseases; Div. of Vector-Borne Infectious Dieases; Dengue Fever.

Além dessa ação contra a dengue, neste final de semana a prefeitura de Araraquara concluirá o serviço de nebulização contra o Aedes aegypti em três bairros e promoverá um arrastão em parques públicos por materiais que possam acumular água e se tornar eventuais criadouros.

A prefeitura promove, ainda, o sorteio semanal de televisores. O morador sorteado, assim como os três vizinhos da direita e da esquerda, têm suas casas vistoriadas. Se todas estiverem livres de criadouros, o morador sorteado ganhará um televisor de 29 polegadas.

Até a semana passada, haviam sido sorteadas quatro residências. Apenas um morador não levou o prêmio, por falta de limpeza de seu vizinho e, nesse caso, um novo morador foi sorteado.

Além de Araraquara, outras três áreas do interior paulista estão em alerta por causa da doença. Ribeirão Preto tem 320 casos confirmados, Mogi-Guaçu, 156, e Bauru, 79.

A situação dessas regiões contrasta com a queda de 97% no total de casos de dengue registrada no restante do Estado no primeiro trimestre deste ano. Foram 1.297 registros contra 44.760 no mesmo período de 2007, ano em que São Paulo viveu uma epidemia.

Com informações do jornal O Estado de São Paulo

Anúncios


5 Responses to “Araraquara: Telemarketing contra a dengue.”

  1. 1 katia

    tinha que ter mais fotos.

  2. 2 Ioshiko Nobukuni

    Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).

    Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue.

    Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.

    Contato: nobukunister@gmail.com

    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.

  3. Olá Ioshiko,

    obrigado pela contribuição com este assunto tão importante para a gestão pública e da cidadania de todos nós brasileiros.

    Abraços

  4. 4 Ioshiko Nobukuni

    DENGUE

    REPELENTE CASEIRO – PESCADORES DE MURIQUÍ
    Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores de
    Muriquí que nunca tiveram dengue ou ‘afins’. O excelente é que não
    intoxica; pode ser usado à vontade.
    Divulguem esta receita para seus amigos e parentes!!!!!!
    – 1 litro de álcool;
    -um vidrinho de óleo Johnson, ou óleo para bebê, para não
    desidratar a pele;
    – 2 pacotes de cravo (mais ou menos 60 cravos) da Índia em infusão por
    algumas horas;
    Torna-se um excelente repelente caseiro!!!!!
    Os pescadores há muito, já conhecem esta mistura, usam sempre em suas
    noites de pescaria para evitar picadas de insetos.
    Vamos divulgar uma prática barata e que pode salvar muitas vidas.
    Eu fiz o teste e funciona mesmo!!
    ——————————————————————————————-
    PRODEN – Medicamento Homeopático que trata os sintomas da dengue, aprovado pela ANVISA, fabricado pelo Laboratório Almeida Prado, evita a hemorrágica. Tem nas farmácias Drogaria Central e Floraderm.
    ———————————————————————————————————

    EXTERMINADOR DE INSETOS MEGA
    _Características Técnicas:
    Elimina insetos por meio de descarga elétrica quando voam em direção à Lâmpada e encostam-se à malha elétrica, que por segurança está protegida por uma tela.
    __Benefícios ao consumidor:
    Ecológico(não utiliza produtos químicos), Econômico(não utiliza refil), Prático, Baixo consumo de energia (6watts), Possui bandeja coletora de insetos.
    _Cuidados com o produto:
    Não utilizar produtos abrasivos na limpeza.Eu uso cotonete para tirar os insetos, com cuidado para não entortar a malha.Tem na J. Mahfuz Custou R$:79,00

    ENSINE AOS OUTROS!!! Passe a informação aos vizinhos,parentes,amigos!!!
    ——————————————————————————————————

    Vale também, puxar um pendente com luz fluorescente e deixar amarrado no pé da cadeira,baixo, os mosquitos vem na luz e são comidos por lagartixas de parede.
    ——————————————————————————————————–
    Continuem passando desinfetantes com citronela nos pisos, ralos, balcões, quintais, tem nos supermercados.
    ——————————————————————————————————–

    Ioshiko Nobukuni – (17) 3462 6732

  5. 5 Ioshiko Nobukuni

    Se pegarem dengue tomem logo Proden. Se for manipular,quem tem alergia a alcool, deve usar em glóbulos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: