Inovação e design: conheça o pebolim/totó do século XXI

09abr08

O “11 Beautiful game” é uma colaboração de duas empresas – GRO design e Tim modelmakers – cada uma contribuindo com suas competências de classe mundial para este projeto vitrine. Ele será exibido durante o Milan Design Week 2008, 16-21 de Abril, Via Forcella 8, Milão, Itália .

Para muitos de nós, o futebol de mesa (parece-me ser o nome utilizado no exterior), por aqui é pebolim ou em alguns lugares do Brasil Totó é um jogo que nos de lembranças da nossa infância e juventude. A sua popularidade também reflete a paixão e o amor que milhões de pessoas em todo o mundo pelo futebol arte, o “beautiful game” ou “o jogo bonito”.

GRO Design:

“Como objeto, o “futebol tabela” não tem sido privilegiado com bom design nos últimos anos. Enquanto novos estádios de futebol estão sendo construídos nos últimos anos com uma forte beleza arquitetônica como se fossem esculturas. O “futebol tabela” permaneceu como um objeto pouco desejável devido a sua aparência pouco atrativa perto do design futurista dos interiores das casas modernas hoje em dia.”

Infelizmente, este pebolim é um protótipo, com apenas um em funcionamento, mas depois desta feira acredito que será um sucesso!

Por que “11 Beautiful Game” no nome?
Este nome foi dado porque no futebol são 11 jogadores de cada lado, e a expressão “beautiful game” ou “jogo bonito” é freqüentemente utilizado para descrever o futebol bonito e também vem do nome do livro de Pelé que é intitulado ” My Life and the Beautiful Game “.

Interessado? Entra em contato com a empresa neste site.





Via Moco Loco

No blog Futepoca achei este texto resumido de quem inventou o pebolim:

Alejandro Finisterre, falecido em 2007 foi um espanhol que ficou conhecido como o inventor do pebolim (ou totó, como é chamado popularmente). A invenção ocorreu quando ele tinha 17 anos, ao se acidentar durante a Guerra Civil Espanhola e ser internado em um hospital de Barcelona. Apaixonado por futebol, pensou em uma maneira que as crianças hospitalizadas pudessem “praticar” o esporte usando apenas as mãos. Finisterre patenteou seu invento em 1937 e, 15 anos depois, exilado na Guatemala, aperfeiçoou o jogo, incorporando barras de aço e melhorando a qualidade do material.

No blog GameOZ.org: Diz a lenda que foi um espanhol que trouxe o jogo para o Brasil na metade da década de 50. São Paulo foi a primeira cidade a conhecer esse divertimento. Com o passar dos anos, torne-se muito popular e ganhou vários apelidos em diversas regiões do país. Totó, pacau e fla-flu são alguns deles.

Veja também outros modelos interessantes:

10.06.2010: Stadium Milan: 11 Vs. 1

24.05.2010: Teckell by B.Lab Italia

28.02.2009: Lux Minimalist Foosball

21.04.2009: 2Eleven Foosball Table

15.06.2009: Barbie-Themed Football Table



2 Responses to “Inovação e design: conheça o pebolim/totó do século XXI”

  1. 1 Ian

    “O “futebol tabela” permaneceu como um objeto pouco desejável devido a sua aparência pouco atrativa perto do design futurista dos interiores das casas modernas hoje em dia.”

    Concordo em partes com a afirmação acima. Pra mim que tenho uma sala com decoração mais tendendo pro rústico (e isso não quer dizer que minha casa não seja moderna), um Totó de madeira com bom acabamento acabou fazendo uma ótima combinação com meu bar (também de madeira) transformando minha sala em uma espécie de “Pub particular” (acabei até colocando um jogo de Dardos pra reforçar o tema, pois mesa de sinuca o espaço e minha esposa não iam permitir…).

    Para aqueles que gostam de uma decoração futurista (e na minha opinião, impessoal), aquele totó modernoso combinando com o todo pode até cair bem como sendo mais um objeto de arte, mas aí fica a pergunta; Será que os donos de uma casa com esse tipo de decoração curtem mesmo de jogar totó?

    Moral da história: Totó muito bonito, legal alguém que desenvolve móveis desse naipe se interessar em dar uma roupagem dessas pra uma mesa de totó, mas pra mim isso não passa de um objeto de arte. Bonito de se ver, mas sem a aplicação prática que um totozeiro preza.

    Obs.: Ainda sim gostaria de jogar pelo menos uma partida nessa mesa. Se alguém comprar, me chama que vou na hora.

    Saudações tótôlísticas,
    Ian


  1. 1 James, o prato dois em um. Solução criativa e inteligente « Estratégia Empresarial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: