Estudo desmente um velho ditado: Dinheiro traz sim felicidade.

08abr08

Uma pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp), da Universidade de São Paulo (USP), desmente um velho ditado: sim, o dinheiro traz felicidade.

O trabalho Economia e felicidade: um estudo empírico dos determinantes da felicidade no Brasil, de Sabrina Vieira Lima, analisou entrevistas de 2.931 brasileiros de todas as regiões coletadas pelo instituto americano World Values Survey entre 1991 e 1997.

Dinheiro, porém, não é a única fonte de felicidade. Mostraram-se mais satisfeitos também os brasileiros que estão empregados, casados e os homens.

Quanto à religião, os católicos e os espíritas declararam-se menos felizes do que muçulmanos, hinduístas, budistas, ortodoxos, protestantes e judeus.

“Isso não quer dizer que sejam infelizes. Apenas que, comparativamente com as outras religiões, são os que se diziam menos felizes”, disse a economista ao Portal USP Online.

Segundo a pesquisadora, a idéia de que dinheiro traz felicidade “tende a ter um peso maior para as pessoas que estão próximas da linha de pobreza”.

Ela diz ainda que a renda absoluta tem muito mais impacto na felicidade de uma pessoa do que a comparação entre os ganhos dela e de parentes, amigos e conhecidos: assim, ter alguma renda seria mais importante para a pessoa do que a comparação com seus pares.

Via Veja Online

Anúncios


4 Responses to “Estudo desmente um velho ditado: Dinheiro traz sim felicidade.”

  1. Dinheiro não é a única fonte de felicidade, mas é através dele que você parte em busca de todas as suas felicidades e realizações. Ele é quem te possibilita tudo isso, portanto tem papel fundamental, quem é infeliz com dinheiro é porque não sabe aproveita-lo.

    E quem acredita que dinheiro nao traz felicidade me dê o seu e seja muito feliz.

  2. O Gilmar,

    concordo contigo, tem que saber lidar com $$$$$$$$$$$$$$.

    Obrigado por deixar a suam mensagem aqui no blog.

    Abraços

  3. Hoje em dia precisamos de dinheiro para praticamente qualquer coisa: ter um plano de saúde, ter uma casa, ter comida, roupa, etc. O dinheiro é indispensável e quem não o tem sofre muito. Porém, como todos sabemos, o dinheiro sozinho não dá satisfação e felicidade na vida.

    Abraços e sucesso no blog!

    Dani Edson

  4. Olá Dani Edson,

    obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: