Bubble Wrap® ou plástico-bolha e as suas variações anti-estressantes

03abr08

481.jpg

Os inventores do plástico-bolha ou Bubble Wrap®, Alfred Fielding e Marc Chavannes, que por sinal foi descoberto por acidente, como muitos outros produtos que utilizamos no dia-a-dia, tentavam criar uma plano de fundo de plástico texturizado com o verso em papel que pudesse ser facilmente limpado. Isso em 1957 (Wikipedia).

O termo é uma marca registrada da Sealed Air Corporation (EUA) que foi fundada em 1960 por estes inventores e teoricamente só pode ser usado pelos produtos desta companhia.

A Sealed tem uma competição interessante com estudantes dos EUA chamado The Bubble Wrap Competition for Young Inventors.

O que estes inventores não imaginavam é que o produto acabaria sendo utilizado com outras pretensões, além das imaginadas por eles.

A vontade em ficar estourando tais bolinhas de plástico chega a ser um passatempo apreciado por muitos. E algumas empresas lançaram algumas traquitanas, (úteis ou não), para as pessoas ansiosas.

A Bandai, famosa fabricante de traquitanas eletrônicas japonesa colocou no mercado o chaveiro “Infinite Puchi Puchi”, que além do tradicional som característico possui mais 7 sons a escolher porque a cada 100 “ploc ploc” ele vai emitir um som de sua escolha, que pode ser o tradicional ao latido, campainha, voz sexy entre outros.

putiputi21.jpg
[via Imprint Talk]

p-011.jpg

p-021.jpg

Rolou até um comercial do brinquedinho

Por outro lado, os próprios fabricantes podem aumentar seu portfólio com extensões do plástico-bolha. Foi o que fez a fabricante japonesa Kawakami Sangyo com seu calendário chamado “Puchi Puchi Calendar”.

O lançamento é revestido de bolhas e a fabricante aposta que “as pessoas não conseguem resistir à tentação de estourar as pequenas bolinhas plastificadas”.

A campanha de marketing do produto ressalta ainda que ele pode ser utilizado para aliviar o estresse além de ser um talismã da sorte. Confesso não ter compreendido a questão da sorte, mas eles acertaram quanto a vontade em ficar apertando as malditas bolinhas!
[via Made in Japan]

29_calendario_irresistivel_011.jpg

Este calendário plático-bolha eu não descobri o seu fabricante e para qual utilidade…
bubble_wrap_calendar1.jpg

Mas para você que não vê a hora das suas férias chegarem…chegou o Bubble Calendar:

Adquira o seu aqui.

E o que dizer deste produto então? Estava à venda neste site, mas ou não vendia nada ou o que tinha no estoque estouraram tudo! Devo confessar que este dá um pouquinho de vontade em apertar…
windowslivewriterbiquinideplsticobolhaeuquero-5d00carloscardoso-bikini-thumb21.jpg
[surrupiado do Blog do Cardoso]

E para os estressados virtuais existem estas opções como o Bubblepop, Virtual Bubble Wrap, Pop Now!, Urban 75, Bubble Wrap.

E na propaganda é possível usar plástico-bolha? Sim, veja alguns exemplos:

A Nivea criou esse outdoor interativo para divulgar o seu creme anti-celulites. Ação da TBWA Toronto, Canada
niveaoutdoorzb91.jpg

A Sony criou para divulgar o Playstation 2 um outdoor interativo onde brincava-se de apertar os famosos botõezinhos com formas geométricas do controle do videogame. McCann-Erickson/Malásia. psp_bubble_wrap1.jpg
[imagens BrainStorm#9]

A própria Nivea adotou o plástico-bolha para outro conceito, o de proteção. Para mostrar que os desodorantes Nivea protegem por 24 horas, eles envolveram com plástico-bolha o Calendário de Shows da revista Rolling Stones dizendo: “Você muito mais protegido durante o show.”
niveaanunciovd01.jpg
[Surrupiado do Livre Conteúdo]

Snapple Antioxidant Water “Bubble Wrap” feito pela CLIFF FREEMAN & PARTNERS, de New York/EUA.

Por aqui, o Banco Real utilizou para promover o Real Universitário. Comercial feito pela Ogilvy & Mather Brasil.

Interactive Bubble Wrap Ads – Shiatsu Massage Poster


[via Trend Hunter]

Atualizando em 10.02.2009:

Dubai Healthcare para agência Impact Plus, Dubai, UAE

[marketing alternatif via scary ideas]

Atualizando em 05.03.2010:

E que tal uma obra de arte com plástico bolha? Acesse aqui em obra de Gebhard Sengmüller.



4 Responses to “Bubble Wrap® ou plástico-bolha e as suas variações anti-estressantes”

  1. 1 Simko

    Artigo excelente…

  2. Olá Simko,

    obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abs

  3. Gostaria de um contato para falarmos via telefone.
    Segue abaixo o meu número:

    Alessandro Bonna Marques
    Prioduotr Gráfico

    55-0xx11 – 3169-9166

  4. 4 Claudio

    Pessoal,
    Agora tem no Brasil!!! ahauahuahuhauhauaauhauha ha
    http://www.ploc-ploc.com.br
    Abs!
    Claudio Cardoso


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: