Endossa/Loja Colaborativa, a web 2.0 definindo o funcionamento de uma loja de varejo

02abr08

De imediato surge no pensamento o livro de Don Tapscot e Anthony D. Williams, Wikinomics, mas três publicitários decidiram criar a Endossa depois que leram “Emergência”, de Steven Johnson, que descreve como sistemas complexos se organizam sem hierarquia.

endossa-11.jpg

A Endossa/Loja Colaborativa, misto de loja e comunidade abriu suas portas em São Paulo com a proposta inédita de funcionamento nos moldes da web 2.0 ou web colaborativa.

“Queremos evocar a web 2.0, conhecida como a internet colaborativa. Consideramos a nossa loja como mais ou menos um site, é o público que elege quem fica”, explica Carlos Margarido, um dos proprietários.

O nome Endossa veio do sistema que rege a loja: Compra como endosso. Cada vez que você compra um produto na Endossa, você está colaborando para a permanência e desenvolvimento da marca de um mini-micro-empreendedor, como eles definem o expositor da loja.

Utilizando o conceito creative commons, a loja deixa a sua identidade visual e textual aberta para que qualquer um reconstrua-a, modifique-a e recontextualize-a, desde que SEM fins comerciais.

A Endossa não cobra comissões dos produtos vendidos, ela aluga espaços, ou melhor, caixas de vários tamanhos para que os interessados vendam seus produtos. O aluguel varia de R$100 a R$350, dependendo do tamanho da caixa.

endossa-31.jpg

O papel do consumidor na Endossa.
Cada compra funciona como um voto, e quando o empreendedor atinge um número de votos necessários pode continuar alugando o espaço. Desta forma, a loja consegue manter um mix de produtos que os consumidores realmente desejam.

“Estamos satisfeito com a procura. Esperávamos ter umas 30 prateleiras alugadas e já temos mais de 100″, explica Carlos.

Quer saber se a loja possui espaço para alugar? Entre no site<!– e consulte o Google Agenda da loja.

Vídeo com os três fundadores da loja

[via Gilberto Dimenstein e Supimpa ]

Atualizando em 30.12.2008:

Microempresas adotam o comércio colaborativo. Consumidores definem o que será vendido em lojas e sites



3 Responses to “Endossa/Loja Colaborativa, a web 2.0 definindo o funcionamento de uma loja de varejo”

  1. 1 sarita morais de carvalho

    adorei a ideia, sou uma pequena empreendedora do rio de janeiro, me abriu novas expectativas essa noticia qd assisti a repórtagem na tv domingo, qd vem pra ca essa novidade, um abraço obrigada.

  2. 2 Jackline Lopes

    Olá, gostaria de saber onde encontro uma loja colaborativa aqui no Rio de Janeiro.Achei super interessante e original, pois confecciono bijuterias e um espaço desses seria ótimo para eu expor meu trabalho. Obrigada

  3. trabalhamos com financiamentos de veículos mas como temos um espaço muito grande aqui,ficamos interessados nas micro lojas, e gostariamos de fazer uma experiência, mas como é só experiência não podemos ter gastos no momento,gostaria de uma informação, como é instaladas as caixas nas paredes, pois existem caixas muito grandes para serem colocadas somente com buxas,pois acho que com o peso das mercadorias elas podem seder,será que voces poderiam me dar esta informação através de meu e-mail.
    obrigada.
    Regina.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: