Livro de Liz Claman: O melhor conselho sobre investimentos que eu já recebi.

26mar08

Existe uma máxima popular que diz: se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Claramente um exagero convenhamos, aliás, dar conselhos ou mesmo um coaching à distância é praticamente uma obrigação de grandes figuras do empreendedorismo, afinal, ninguém quer ter a aparência de pessoa ranzinza, antipática e acima de tudo egoísta.

O marketing pessoal faz bem ao bolso e, principalmente, nas empresas que possuem na figura central de seu dono a grande força motora, como nos exemplos citados neste post.

Bom, não sou banqueiro e tampouco empresário, mas recebi uma vez um conselho de minha avó de 90 anos que ainda está lúcida e forte, mas que antes passou para minha mãe:

“Seja humilde sempre, não importando o serviço para qual foi contratado, nem o quanto vai ganhar por isso, apenas faça, se esforce, seja o melhor e as recompensas virão com o tempo”, Asa Kooti.

Hoje, devo passar para minha filha este ensinamento simples e primordial.

9788576352273.jpg

Liz Claman: jornalista americana, atual âncora da Fox, que colheu dicas dos todo-poderosos, empresários e banqueiros, que revelaram no livro as dicas e os segredos por trás do sucesso financeiro alcançado.

Existe um grupo de grandes investidores e executivos que parece guardar a sete chaves uma fórmula mágica: como investir na coisa certa, no momento certo e com as pessoas certas.

Acompanhamos fortunas tais como as de Warren Buffett e Donald Trump alcançarem cifras tão elevadas, que para um indivíduo comum fica difícil imaginar o que fazer com tanto dinheiro. Seriam eles espertos demais? Pode ser.

Mas eles não nasceram sabendo e, assim como qualquer pessoa, tiveram e ainda têm dúvidas na hora de tomar uma decisão, seja ela referente a família, carreira ou dinheiro. Mas quando os obstáculos chegam, eles recorrem a ensinamentos que algum dia receberam e que os guiaram durante toda a vida.

E são precisamente essas dicas dos maiores businessmen que a jornalista americana Liz Claman recolheu para escrever o livro O melhor conselho sobre investimentos que eu já recebi, lançado pela editora Larousse.

conselho11.jpg

Além dos figurões estrangeiros, a edição nacional conta com depoimentos de alguns dos maiores empresários brasileiros.

As personalidades escolhidas por Liz Claman não se limitaram a dar dicas financeiras. Muitos contaram experiências e lições pessoais que os fizeram chegar onde estão. Lázaro de Mello Brandão, presidente do conselho de administração do Bradesco, foi um deles.

No livro, o executivo de 81 anos (65 deles passados no banco) conta como acreditar na empresa em que trabalhava o levou a alcançar os mais altos cargos de um dos maiores bancos do País.

“Essa é a minha percepção de investimento”, disse Brandão à Dinheiro.

Já Manoel Horácio Francisco da Silva, presidente do Banco Fator, aproveitou as linhas para passar para a frente o principal conselho financeiro que já recebeu, dado por sua mãe, então empregada doméstica:

“Jamais gaste tudo que você ganha”, disse, em seu depoimento.

O conselho pode parecer banal, mas foi seguindo-o à risca que seus pais, imigrantes portugueses que chegaram ao Brasil sem nada, conseguiram sustentar e educar os filhos.

“Meus pais foram disciplinados e determinados. Gastavam o mínimo e sempre conseguiram poupar”, relembra.

O executivo manteve os ensinamentos da infância, nunca usou o cheque especial e nem fez crediário.

MANOEL HORÁCIO, DO BANCO FATOR: “Jamais gaste tudo o que você ganha. O importante não é o quanto se recebe, e sim o quanto sobra”
ROBERTO SETUBAL, DO BANCO ITAÚ: “Todo investimento deve ser analisado com frieza. Não confio no instinto”
WARREN BUFFETT, MEGAINVESTIDOR: “O tempo é amigo de um negócio maravilhoso e inimigo do medíocre”
DONALD TRUMP, EMPRESÁRIO: “Qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade provavelmente será mesmo boa demais para ser verdade”

Via Isto è Dinheiro

Anúncios


No Responses Yet to “Livro de Liz Claman: O melhor conselho sobre investimentos que eu já recebi.”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: