Rádio Nacional cria blog comemorativo sobre a conquista da Copa de 58 na Suécia

21mar08

19581.jpg

Poster oficial da Copa de 58, imagem de Expert Football.

Excelente ação de marketing da Rádio Nacional para comemorar os 50 anos da conquista da 1ª Copa do Mundo da Seleção Canarinho.

A diagramação foi baseada na última capa do jornal Última Hora, com data de 30 de junho de 1958. O blog tem arquivos exclusivos, como a narração original da final em que a seleção conquistou o título, trechos da partida em vídeo e documentários. Matérias e fotos da época também fazem parte do acervo disponível.

“A idéia inicial surgiu quando a equipe de jornalismo da rádio começou a discutir a transmissão do jogo amistoso que acontecerá em comemoração aos 50 anos da partida. A Rádio Nacional teve papel preponderante em 1958 para unir o País nas transmissões dos jogos. Por isso, agora, a intenção do site foi resgatar toda essa memória e começar a consolidação da rádio na internet”, contou o coordenador de Interatividade da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Emerson Luis.

Criada em 12 de setembro de 1936, a emissora já registrou momentos inesquecíveis, dentre eles a conquista da taça na Copa do Mundo de 1958 pela seleção brasileira.

“A história da rádio passa por muito momentos da história do Brasil. A Rádio Nacional já foi uma das maiores emissoras do mundo. Definimos padrões de cobertura jornalística, lançamos estilos, participamos da criação de costumes, como os das radionovelas, e vivemos tudo isso com o Brasil. Agora, após o processo de revitalização, chegou a hora da convergência digital”, afirmou Edna Dantas, chefe da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Um amistoso comemorativo entre Brasil e Suécia acontecerá em Londres, dia 26 de março, e será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional. O site especial pode ser acessado nos endereços: www.radionacional.am.br ou www.radionacional.fm.br.

[via Agência Brasil]

Atualizando em 18.11.2008

Pelé volta pela 1ª vez ao palco da final da Copa de 58

“É uma emoção grande. Faz 50 anos, mas parece que foi ontem”, disse o brasileiro, que se encontrou com sete integrantes da seleção sueca de 1958.

“O Brasil foi descoberto aqui. Quando chegamos aqui na Suécia em 1958, ninguém conhecia o Brasil. Depois da Copa, o Brasil entrou no mapa”, acrescentou. “O Pelé estava junto da Seleção Brasileira, e é claro que também se tornou um grande nome.”

“Agradeço a Deus por ter me dado saúde para estar aqui hoje”, completou.

Leia reportagem completa da BBC Brasil/Folha OnlineLink

Anúncios


2 Responses to “Rádio Nacional cria blog comemorativo sobre a conquista da Copa de 58 na Suécia”

  1. Que feio, os nossos jogadores de seleção desconhecem a conquista de 58. Em matéria da Veja, os jogadores deram a desculpa que não tinham nascido naquela época. Vivem de futebol e desconhecem suas raízes, feitos passados!

    Leia:

    Futebol
    Seleção ignora triunfo de 1958
    25 de Março de 2008

    O time que conquistou a primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil é desconhecido pelos atuais integrantes da seleção nacional. Na segunda-feira, no desembarque dos atletas para o amistoso de quarta-feira, em Londres, os jogadores mostraram que não sabem quase nada do triunfo de 1958, quando, segundo muitos especialistas, o Brasil montou o melhor time de futebol de sua história, com Pelé e Garrincha jogando juntos.

    “Não é do meu tempo, então não sei quase nada”, disse o capitão da seleção, o zagueiro Lúcio, na chegada ao hotel em que o time está concentrado. “Nem era nascido na época. Não sei de nada, nem quem jogava”, afirmou Luís Fabiano, artilheiro do Campeonato Espanhol e titular do ataque do Brasil. “Não sei quase nada desse jogo de 1958. O que lembro bem é da Copa de 1994, quando o Brasil eliminou a Suécia”, disse o volante Josué.

    A partida de quarta, marcada para o Emirates Stadium, o mais moderno estádio da capital britânica, marca o reencontro entre brasileiros e suecos meio século depois da finalíssima do Mundial. Em Londres, a organização do evento promove a partida como evento comemorativo dos 50 anos do primeiro título do Brasil, mas nem mesmo a CBF faz essa lembrança — diz que é um amistoso comum, e que a festa por 1958 será outra.


  1. 1 Foi Chato « Ópio Do Povo - Futebol Para Viciados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: