Atendimento ao consumidor: As falhas e as dificuldades das empresas em se relacionarem com seus clientes.

05mar08

O tempo todo estamos em contato com marcas, da hora que levantamos com a escova, pasta, produtos do café da manhã e o que dizer do restante do dia, na rua e no trabalho.

Quem nunca deparou com a dificuldade em fazer compras em um supermercado que não está acostumado freqüentar. Ficamos completamente perdidos com a quantidade de marcas e produtos à nossa disposição. Nunca achamos o que queremos. Sempre precisamos recorrer ao repositor mais próximo!

retail.jpeg

É fato que a cada dia que passa, esta avalanche de produtos tende a aumentar.

Portanto, nada mais óbvio que nesta miríade de produtos, as empresas tornassem suas operações totalmente voltadas para quem realmente importa: o consumidor. Ou pelo menos se esforçar para tentar suprimir as suas expectativas.

Ledo engano, até um produto ou serviço tornar a sua vida um inferno pelo pouco caso ou completa desatenção por parte de um SAC disperso ou mesmo mandar um e-mail através do FALE CONOSCO e simplesmente não receber nenhum retorno.

Alguns exemplos recentes:

O caso do compacto Fox, relatado aqui, aqui, aqui, aqui e aqui no blog. Que feio VW!

A Pepsico que diminuiu o tamanho da embalagem do produto Toddy Pronto de 250 ml para 200 ml. Levou uma multa do DPDC pela “maquiagem” e sem “a adequada informação para o consumidor“.

Neste caso do Toddy Pronto cheguei enviar um e-mail através do fale conosco. Afinal, minha filha é consumidora do produto e eu como pai gostaria saber se houve mudanças em outros produtos do Toddy. Faz mais de um mês que espero uma resposta. Engraçado que ao buscar o site do Toddy em um mecanismo de busca, o mesmo aparece no topo do link patrocinado:

Achocolatado Toddy
www.toddy.com.br Veja os Produtos e as Receitas e Interaja no Site. Confira!

Uma baita empresa, com site maravilhoso, pedindo interação e a dificuldade em mandar uma simples resposta a um consumidor.

Curioso com o caso, enviei um e-mail ao DPDC, acredito que o retorno está vindo por carta e através de um navio…mais de um mês sem resposta.

Aqui mesmo no blog eu já citei um caso que aconteceu comigo com a Tilibra.

As empresas investem milhões em suas estruturas, milhões em P&D, milhões no lançamento de produtos e na ponta final, na interação com consumidor o total despreparo, a falta de treinamento de seus funcionários.

E a resposta para dirimir estes problemas pode estar no fato das empresas precisarem “humanizar” suas ações. Tornar as suas operações mais humanas, transparentes e ágeis.

É de se pensar!

Anúncios


2 Responses to “Atendimento ao consumidor: As falhas e as dificuldades das empresas em se relacionarem com seus clientes.”

  1. 1 Maria Cândida Barbosa

    Comprei 02 fichario da marca Tilibra das menininhas e eles desbotaram ficaram muito feios, comprei eles muito caro pra ter desbotado

  2. excelente post e website gostei !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: