As vantagens econômicas e sociais na contratação de ex-detentos para diminuir a reincidência criminal no Brasil.

28fev08

image611.gif

Alguns dados alarmantes

O Ministro da Justiça confirmou:

“de cada dez detentos postos em liberdade sete voltam à prisão por novos delitos.”

O índice de “produtividade” dos presídios brasileiros é de 70%. Em virtude das condições atuais dos presídios, o mais lógico e natural seria uma reincidência de 100%.

O Brasil é o quarto país do mundo no item explosão carcerária. De 1990 até 2008 o crescimento populacional penitenciário foi de 500%. Fechará o ano de 2008 com cerca de 500 mil presos.

Alcançamos o quarto posto mundial em número de presos.

Neste item, o Brasil só perde para os EUA (cerca de 2,2 milhões), China (1,6 milhões) e Rússia (cerca de 0,8 milhão). Já ultrapassou a Índia, que conta com mais de um bilhão de habitantes.

O sistema prisional brasileiro oferece 262 mil vagas. O déficit gira em torno de 260 mil. O governo vai investir este ano R$ 329 milhões para a construção de novos presídios.

O Estado de São Paulo é o campeão nacional em construção de presídios. Mesmo assim, com assombrosos 50 mil vagas de déficit.

Conta com 150 mil presos, 35,7% do País e um “decepcionante” índice de reincidência de 58%. Dos 7.000 presos que o sistema devolve para a sociedade, nada menos que 4.000 reincidem. Via Juristas.

Uma alternativa viável

Para enfrentar uma das principais causas da reincidência criminal, a Prefeitura de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, decidiu facilitar o acesso de ex-presidiários ao mercado de trabalho.

Um convênio assinado na sexta-feira, 22, com a Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap) permitirá a contratação de ex-detentos e de familiares de presos para prestar serviços de manutenção na cidade.

O grupo inicial, de 50 contratados, começou a trabalhar nesta segunda-feira, 25, na limpeza de terrenos baldios. Eles receberão cerca de R$ 700 mensais – quase dois salários mínimos – com direito a vale-transporte e outros benefícios.

O valor é bem menor do que os 3,5 salários mínimos mensais que são gastos para manter o detento no sistema prisional.

A Funap desenvolve programas visando a contratação de presidiários por empresas e entidades, mas o trabalho com egressos e familiares de presos é inédito.

A expectativa da fundação é de que o projeto no município sirva de piloto para outras cidades do Estado. De acordo com o prefeito Vítor Lippi (PSDB), a expectativa é de que, com o “empurrãozinho” da prefeitura, essa mão-de-obra seja mais facilmente absorvida pelo mercado de trabalho privado.

A falta de opções de trabalho para o ex-presidiário é a principal causa da volta ao crime. Em Sorocaba, a situação não é diferente, segundo Lippi.

“Vamos garantir a elas uma oportunidade de recomeço.”

Ele decidiu incluir as famílias de presos porque afirmou acreditar que elas também estão em situação de risco.

“Quando uma pessoa vai presa, a família corre o risco de desestruturar-se.”

A seleção dos contratados foi feita pelo setor social da administração municipal.

Gastos

De acordo com Lippi, os gastos com a mão-de-obra estão previstos no orçamento destinado ao Projeto Cidade Superlimpa. Haverá ainda a receita gerada pela atividade dos ex-presidiários, uma vez que a limpeza de terrenos particulares rende 3,50 reais por metro quadrado ao Poder Executivo Municipal. Via Estadão

Os problemas de uma Justiça morosa, arcaica em conjunto com uma situação precária para quem foi presidiário e a baixa formação educacional resultam nestes números tenebrosos, acerca da população carcerária brasileira.

Cortar este círculo vicioso do mundo do crime é fundamental para ex-detentos e, principalmente, de toda a sociedade.

A administração da cidade de Sorocaba desta forma demonstra que com força de vontade e política é possível contornar este problema social crônico com sensatez, seriedade e objetividade.

Anúncios


34 Responses to “As vantagens econômicas e sociais na contratação de ex-detentos para diminuir a reincidência criminal no Brasil.”

  1. 1 clara

    por favor presciso de conseguir reetregrar uma pessoa que esta em condicional ela não matou roubou mas quer muito uma chance de conseguir algo melhor agora.

  2. Olá Clara,

    não sou especialista no assunto, mas acredito que as pessoas precisam de opotunidades, inclusive de uma 2ª chance na vida para poder recomeçar. E este desejo de mudança tem que vir da própria pessoa também. E como isso deve ser feito? Aos poucos, devagar, um bom local para procurar é no F.A.T. de sua cidade:

    http://www.mte.gov.br/fat/default.asp

    E também estudar, a base educação é muito importante e necessária, procure associações, institutos, prefeitura, algum político da cidade ou asguém que possa indicar possibilidades, enfim, é o chamado “correr atrás” e não ficar simplesmente parado esperando as oportunidades baterem à porta.

    Espero ter ajudado,

    Abs

  3. 3 antonio

    vejo com grande empolgacao essa iniciativa de nosso prefeito pois é de grande valia essa oportunidade dada aos nossos jovens pois,depois que se e fichado por algum delito a pessoa fica marcada pela sociedade ainda mais se for pobre se for rico isso nao acontece pois alguem ja viu um rico indo para cadeia ou cumprindo pene por roubo etc.pois é,dai os meus parabens para o prefeito de sorocaba que mostra ser uma pessoa preocupada com fator social.parabens senhor VITOR LIPPI

  4. Olá Antonio,

    obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Sim, com certeza ele é um gestor público que merece mais 4 anos.

    Abs

  5. 5 MARIA RITA THOMAZ

    O desespero de uma mãe,isso é que me leva a buscar a sua ajuda,VITOR LIPPI.Desde 2004 qdo me pediu seu voto,no Posto de saúde Vitória Régia,onde trabalhei na área da saúde; aprendi a confiar em você e admirar seu trabalho.Meu filho de 23 anos,cometeu um delito,aos 18 anos,foi condenado e cumpriu 11 meses de reclusâo num presídio em regime semi-aberto.Ele que cursava uma faculdade,hoje não consegue um emprego,e isto o deixa muito revoltado,inclusive o fato de não poder votar na ultima eleição;isto fez se sentir excluído da sociedade.Fico preocupada,que isto tudo possa trazer consequências desasatrosas;pois agora elê conviveu com todo tipo de pessoas,teve contacto com drogas e mentes criminosas.Ele vive depressivo,gostaria que o conhecesse e lhe desse uma chance,por favor.GRATA

  6. Olá Maria Rita,

    o editor deste blog não possui nenhum vínculo com o prefeito Vitor Lippi ou mesmo com a prefeitura de nossa cidade.

    Sugiro que a senhora entre em contato com a FUNAP, que é a parceira da prefeitura na contratação de ex-detentos, ou mesmo com a prefeitura:

    http://www.funap.sp.gov.br/

    Abraços e boa sorte!

  7. Boa tarde, gostaria de saber como contratar ex detentos e quais as vantagens em torno dos encargos dos mesmos. se incidem como um funcionario normal, ou se tem algumas vantagens. Aguardo retorno.
    Obrigada.
    Vyrlene

  8. Olá Vyrlene,

    irei repetir o que escrevi para um comentário acima do seu:

    o editor deste blog não possui nenhum vínculo com o projeto em questão, apenas reproduzi um matéria de interesse geral.

    Sugiro que a senhora entre em contato com a Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap) , que é a parceira de prefeituras na contratação de ex-detentos:

    http://www.funap.sp.gov.br/

    Abraços e boa sorte!

  9. 9 Claudio Miranda

    Bom dia,
    Me chamo claudio e tambem passei e passo situação terrivel a respeito e vejo que nada muda.Comparando a situação geral dos presidios e presidiarios, conclui-se que na verdade a justiça não esta interessada em tentar resolver a questão pois como pode se quando um ex-presidiario busca um emprego,automaticamente é puxado a capivara do candidato pois as empresas estão interligadas as informações e isso dificulta o ingresso do candidato( ex-detento) e vejo isso como ascepção de pessoas e isso fere a alto estima e integridade da pessoa. Quem em sã conciencia pode tentar uma recolocação no mercado de emprego sendo ele um dia vendedor ou advogado ou medico ou comerciante ou outro profissional , tendo que se sujeitar a uma vaga de lixeiro ou varredor de rua e não uma oportunidade de igual teor, uma vida comum como a de todos e o que faz a diferença nesta questão é levantar o porque e o que levou a pessoa a cometer um delito. Eu por exemplo foi por mal compania que avaliei depois de ter confiado em um amigo, achando que estava comprando uma empresa e acabei sendo laranja de uma quadrilha e ai eu tive que conviver com todo tipo de mente, droga, criminoso perigoso passei pelo carandiru e isso foi terrivel a ponto de que se eu não tivesse uma mente forte e decisiva em relação a familia e sociedade eu teria me aprofundado no mundo do crime e hoje eu continuo preso pela condenação social a sociedade não perdoa e vivo cambaliando por emprego aqui e ali eu fico no emprego até a empresa discubrir pois meus dias estão contados no emprego. Entendeu qual a real situação essa é a mais pura realidade para a sociedade eu hoje sou um criminoso,forte abraço,Claudio Miranda

  10. Olá Cláudio,

    obrigado por deixar a sua mensagem e um breve relato da situação que você passou e ainda passa em sua vida. Vejo que mesmo depois de tantas dificuldades ainda mantém a serenidade com base na sua família, o que é salutar e inspirador.

    Abraços

  11. 11 willians artero pereira

    eu sou um ex detento tenho uma filha e minha mulher esta grávida de novo então gostaria de saber o que presciso fazer para fazer parte deste programa que ofereçe emprego para os ex detentos

  12. Olá Willians,

    o editor deste blog, deste artigo, não possui nenhum vínculo com a proposta indicada.

    Sugiro que você entre em contato diretamente com o órgão responsável por esta proposta:

    a Funap:

    http://www.funap.sp.gov.br/

    Ou até mesmo com a prefeitura de Sorocaba para se inteirar sobre o assunto.

    Abraços e boa sorte

  13. 13 Mauro

    Olá;

    Não sei ao certo a quem estou me dirigindo , mas vim pedir uma oportunidade de enprego pois me encontro no regime semi-aberto e percebo uma gd dificuldade de me reintegrar. quero muito esta oportunidade de recomeçar , tenho apenas 22 anos e peço uma chance , por favor não me descriminem ….me d^uma chance de sair e reerguer a minha cabeça , pois já paguei caro demais pelos meus erros. Agradeço a chance .

  14. Olá Mauro,

    infelizmente eu não sou a pessoa mais indicada para lhe ajudar.

    Abraços

  15. 15 VENCEDOR

    ola, gostaria de poder relatar também um caso de sucesso dentre todos os relatos já escritos. O meu. Estou prestes a completar 05 anos que deixei uma penitenciaria no interior de sp apos cumprir 02 anos e 04 meses de pena privado de minha liberdade. No inicio nao foi facil, mas consegui com uma grafica trabalho para fazer em casa. o retorno financeiro era baixo mas graças a Deus suficiente para cumprir minhas obrigações. depois de um ano nesse trabalho consegui trabalho em uma grande empresa (muito famosa e vice-lider de mercado em seu segmento). para resumir hoje estou em outra empresa como supervisor de um departamento. uma coisa é certa: quando há vontade e persistência conseguimos o que queremos. se a nossa intenção é justa e sincera conquistamos muitas coisas boas. tenho vontade de alguma forma colaborar com o egresso. na minha opiniao de ex sentenciado acredito que dentre outras medidas a serem tomadas, algumas delas deveriam ser:

    1- não só dar trabalho aos ex presidiarios mas também dar melhores oportunidades. nao somente oferecer trabalho em serviços gerais mas também deve haver um estudo psicologico com todos os presos e identificar para o que cada um tem o dom. claro que existem muitos entre eles que nao adianta tentar, jamais abandonarao a criminalidade. com esse estudo psicologico as pessoas serao direcionadas diretamente para as suas áreas de aptidão. é claro que deveria também ser criado um sistema de absoluto sigilo entre o empresario e o egressor. o empresario poderia ser beneficiado e em caso de prejuizo causado pelo egressor o estado serio o responsavel legal por qualquer dano sofrido pelo empresario. entendem??? há muito o que ser feito para que melhoremos a estatistica do sistema prisional brasileiro. como ja citado em materias que acompanho pela internet, 70% da atual população carcerária do brasil é reicidente. ou seja, atualmente o estado nao fornece condições necessarias para o sucesso do egresso. mas isso ninguem fala né??? isso nao vende jornal e nem dá altos indices de ibope. agora quando aqueles que nao prestam, organizam rebelioes e ao fim delas sao linchados pela tropa de choque, isso sim vira manchete.

    2- outro ponto que deve ser tratado em carater de urgencia é a obrigatoriedade do estudo ao preso. Deve-se criar uma norma que exija que o sentenciado complete seus estudos antes de obter a liberdade. isso deve ser imposto a 100% dos presos condenados a mais de 05 anos de prisao.

    lembremos que a educação é o principio de um cidadao. e o estudo é a educação. o governo nao faz campanha pra acabarar com a evasao escolar? sei lá se faz mas já ouvi muito candidato falando disso em campanha eleitoral, isso tenho certeza. mas a verdade é que a imensa maioria dos presos nao sabem ler nem escrever. alguns só escrevem o nome. como é que essas pessoas terão acesso a emprego na sociedade??? é claro que vao voltar para o crime e fazer parte dos 70% de reincidentes já citados medida anterior. ou seja, o preso tem que ser obrigado a estudar. falo disso tudo pois durante um ano de minha vida no cárcere eu fui educador. de varias materias inclusive. entao os presos devem ter acesso a educação imediatamente!

    3- o preso que for recolocado nos termos criados e a ele proporcionados pelo governo, deverá obrigatoriamente assinar um termo de que nao voltará a cometer crimes dolosos. o documento terá imenso valor pois terá como punição ao egressor o dobramento do tempo de sua pena em caso de descumprir o acordo. outro ponto extremamente positivo é que esse termo assinado servirá como um ponto de confiança do contratante. o egressor ao ser colocado em liberdade terá 60 dias livres para ressocializar-se. após esse período iniciará seu trabalho na empresa e terá um contrato minimo de 02 anos dentro dos termos da clt e com remuneração de acordo com tabela de mercado.

    gente há muito o que melhorar e teria um imenso prazer em participar de alguma forma. gostaria de poder ir a presidios realizar palestras e de fazer muitas outras coisas. vamos se mexer galera, já que ninguem faz nada vamos abraçar esta causa e tentar fazer um mundo menos violento e cruel. isso é fator determinante para a redução da criminalidade no brasil. essas medidas afetariam notavelmente a realidade atual da criminalidade no brasil. pense que daqui algum tempo, vc que vive e trabalha em sp possa chegar com seu carro na porta de sua casa a noite sem se preocupar em ser assaltado??? ou de ir a um caixa eletronico de madrugada??? entao gente acorda, … se tomarmos essas medidas agora o nosso dia de amanha será assim. mas caso continue da forma que está, as coisas irao piorar muito e com certeza muito dinheiro publico será gasto na construção de presidios, na manutenção dos presos (em média 3,5 salários minimos). gente vamos organizar melhor o manuseio dessa grana toda ai. da pra gastar bem menos e ter resultados extremamente positivos.

    ALGUEM DISPOSTO A DEFENDER ESTA CAUSA COMIGO??? MANDEM-ME CONTATOS DE EMAIL QUE COMEÇAREMOS A CONVERSAR E TROCAR IDEIAS A RESPEITO. E CLARO TRABALHAR PARA COLOCAR AS IDEIAS EM PRATICA.

  16. oi sou ex-presidiario e estou trabalhando pela funap.
    mas nao estou recebendo o pagamento, nem eu nem meus amigos que trabalham comigo. podes me ajudar?
    trabalho no hospital de planaltina, e estamos sendo enganado
    por favor me ajudem

  17. Gostaria de saber em Bragança Paulista se existe esse programa para ex-presidiario aqui na região?
    Agradeço a atenção.

  18. 18 percival pimentel junior

    preciso trabalhar pois tenho dificuldades por que sou ex presidiario,e tenho muitos filhos

  19. 19 wanderlei porfirio patricio

    sou um ex detento e estou a procura de emprego urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. 20 paulo sérgio gonçalves

    como encontrar uma oportunidade de serviço e ganhar vida honetamente

  21. preciso trabalhar e nao me dao uma oportunidade

  22. 22 fabiana marques

    olá!!!

    sou irmã de um ex presidiario.

    ele saiu a uma semana da cadeia,e agora ele quer recomeçar a vida dele.

    mas pra isso ele presiça de um emprego.

    gostaria de saber como faço para cadastrar ele, emprego para ex detento

    vou ficar aguardando resposta.

    e desde ja um muito obrigada!!!

  23. 23 rachel

    quero ajudar meu irmão que mora na cidade de guarujá, estado de são paulo a conseguir um emprego o mais rápido possível, para que não haja mais o infortuno de procurar más companhias. Qdo ele foi preso pela 1ª vez trabalhou os 45 + 45 e qdo chegou a hora de efetivarem ele que na época só tinha 19 anos eles puxaram o dvc dele descobriram que ele tinha sido preso por 4 meses e simplesmente mandaram embora um ótimo funcionário desde então. Oque vcs acham que aconteceu? Talves revoltado com a sociedade voltou pras ruas e foi preso denovo agora por 3 anos, por roubo. Peço misericórdia e empatia para aos que possam ajudar, ele é um jovem lindo, mesmo de boa aparência, dá uma pena, vê-lo perder toda sua juventude. Socorro. Obrigada.

  24. 24 Adriane

    Olá preciso fazer um trabalho da escola falando sobre um ex-presidiario na sociedade suas oportunidades de emprego e tudo mais. então se o senhor puder me ajudar respondendo a algumas perguntas e se estiver algum ex-detento ki queria contar a sua historia em cima esta o meu e-mail para mandar e pedir as perguntas isso iria me ajudar e muito.

  25. Oi Adriane,

    estas são as informações que tenho.

    Abs

  26. 26 Francislaine Lopes

    Oi preciso do telefone e do endereço em Sorocaba da associaçõ que ajuda ex detento a reentegrar-se na sociedade, eu somente sei que é na Vº Hortência.Obriada.

  27. 27 Rogerio de oliveira

    Estou a procura de uma oportunidade ja que sou um ex-presediario vindo do sistema carcerario tendo convcçao eu hoje de que nada que fiz ou cometi me trouxe crescimeto humano procuro hoje atraves do trabalho em qualquer area o meu crescimento humano e psicologico me encontro ah enteira despossiçao para todos os fins.

  28. 28 Patricia

    Parabenizo a iniciativa desta cidade, em primeiro lugar e acredito bastante que programas como este deveria servir de modelo.
    Todo ser humano é passivo a erros e precisa de uma 2ºchance para começar de novo, pois é preciso ‘”criar oportunidades”.
    Este assunto é tão interessante que inclusive é tema da minha manográfia, na faculdade. Inclusivel se tiver dados ou sites confiáveis como este favor enviar para meu email.
    Grata.
    Patricia (patricia27abril@hotmail.com);

  29. 29 adriana

    boa noite sou adriana passei um mês na cadeia ,por motivos ao qual não cometi isso de fato comprometeu minha vida ,sou da área de telemarketing não encontro mais nenhuma oportunidade no mercado de trabalho. Lindo e gratifiante esse site obrigado.

  30. 30 washington

    eu sou o washington eu fiquei privado da liberdade por 1ano e 4 meses
    eu queria uma opurnidade para trabalha eu tenho 2 filho eu presizo de uma oportunidade

  31. 31 lorival

    sou lorival tenho uma empresa que atua na area da construção civil e gostaria sim de participar deste projeto dando oportunidade a ex presidiario que realmente queiram se reabilitar perante a sociedade os enteressados entrem em contato com lorivalme@bol.com.br

  32. 32 wellington lopes da silva

    meu nome e wellington sou de alagoas ja fui preso mais sou uma pessoa que ainda sou um ser vivo nessa terra. tenhu lutado muito para arrumar um trabalho e viver a vida do meu suor do trabalho limpo mais ninguem abriu as porta pra mim. tenho o ensino medio completo e tb tenho curso de informatica ja fiz estagio na microlins deí aula de digitacao la e trabalhei como fretista de posto de conbustivel.
    depois que fui preso nao conseguie mais nada. tenho um filho pra criar e dar de comer todos os dias e nao sei o que fazer. a minha sorte e a minha familia que vem me ajudano.
    eu comcordo que um ex reducano mereça recomeça de novo.
    no presidio parcei por coisas que eu numca pacei antes, falcidade,covardia,pervecidade,tensao,medo de morrer, via gentes com facas em normes a todo instante pessoas apanhando na covardia.
    esse pais tem que mudar muito porque a corrupicao e de mais se voce tem dinheiro voce compra muita gente,drogas no presidio quem coloca sao ois maus agente que era pra combater o crime.

  33. são paulo franco da rocha.15/12/2012
    meu marido permaneceu preso por 30 anos saiu no dia 30/de dezembro de 2012 .espéro que a funap. possa dar um apoio pr.ele no sentido de trabalho irei em busca de uma oportunidade,pra ele sou pobre minhas condições é pouca necessito de ajuda pr. que ele -se encaixe nesta vaga do recomeçar,ele tem 52 anos bem disposto .quer vencer mas precia de uma oportunidade
    sem mais nilza dos santos hipolito


  1. 1 Sorocaba recebe 42,7 milhões de dólares para o financiamento de melhorias na infra-estrutura « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: