Branding: a evolução dos logotipos das principais montadoras de carros do mundo

21fev08

O blog Neatorama publicou um fascinante artigo das principais marcas de carros populares. Além da evolução dos logos é possível saber um pouco os motivos que levaram na criação dos logos iniciais.

Interessante também olhar as marcas automotivas que tiveram os logos copiados descaradamente. A maioria são de empresas chinesas.

Não faz muito tempo o blog também publicou um artigo sobre a evolução das marcas da área de tecnologia.

Ainda sobre branding, o Mundo das Marcas, blog brasileiro conta a história por trás de logotipos do mundo inteiro. De diversos setores.

Mercedes-Benz


A moderna Mercedes-Benz data de 1926 com a fusão de duas empresas, Daimler-Motored-Gesellschaft ou DMG, fundada por Gottlieb Daimler (juntamente com Wilhelm Maybach), e Benz & Cia, fundada por Karl Benz.

Após a I Guerra Mundial, a economia alemã estava em farrapos e, para sobreviver, as duas empresas formaram uma parceria em 1924. Continuaram vendendo, cada um a sua marca, mas padronizaram o design, compartilhamento de compras e publicidade. Em 1926, porém, as duas empresas formaram a Daimler-Benz.

O nome “Mercedes” surgiu em 1900. Um empresário europeu rico e entusiasta de corridas chamado Emil Jellinek começou a vender automóveis da marca Daimler. Ele queria um carro mais rápido e assim especificou um novo motor a ser desenhado por Maybach e a ele colocou o apelido de sua filha mais velha de apenas 10 anos, Mercédès ou em espanhol “graça” ou “Mercies”.

emil-mercedes-jellinek.jpg

Mais tarde ele acabaria acrescentando Mercedes em seu nome, passando a se chamar Emil Jellinek-Mercedes.

A origem da estrela veio de Gottlieb Daimler ao escrever em um cartão postal. Nele colocou uma estrela em cima da foto de sua casa escrevendo:

“Esta estrela um dia irá brilhar sobre a minha própria fábrica, simbolizando prosperidade”.

As três pontas da estrela da Daimler simbolizam: em terra, na água e no ar.

Após a fusão, um novo logotipo foi desenhado. A combinação das duas empresas: as três estrelas da Daimler-Motored-Gesellschaft ou DMG e a coroa de flores de Benz.

Existe uma controvérsia sobre a origem do nome “Mercedes”. De acordo com Baby Names Mundial, Mercedes é uma menina o nome de origem espanhola que significa “misericórdia”. Foi retirado da Virgem Maria com título “Maria de las Mercedes” (Maria do Mercies; “Nossa Senhora das Graças”):

Mitsubishi


No Japão feudal de 1854, um homem chamado Yataro Iwasaki, filho de um agricultor cujo avô vendeu da família o status de Samurai para liquidar algumas dívidas, começou sua carreira com pé errado: ele foi chamado pra ficar em casa e sair da escola aos 19 anos, quando seu pai foi ferido em uma disputa com o líder da aldeia.

Iwasaki perguntou a um magistrado local para ouvir o seu caso, recusando. Ele foi acusado de corrupção. Iwasaki ficou preso durante sete meses.

Avançando para 1868: Iwasaki estava trabalhando para o clã Tosa quando na Era Meiji foi abolido do sistema japonês o clã feudal. Ele adquiriu a Tsukumo Shokai, do clã Tosa, empresa de navegação comercial, rebatizando posteriormente de Mitsubishi em 1873.

Na quarta geração Iwasaki, um homem chamado Kayota Iwasaki, transformou a Mitsubishi em um gigantesco grupo corporativo, incluindo um automóvel fabricado por uma empresa do grupo, a Mitsubishi Motors.

O nome Mitsubishi é uma combinação das palavras “mitsu” (três) e “hishi” (água castanha, utilizado no Japão para significar um rhombus, freqüentemente chamado de diamante, ou a forma de um diamante mesmo). A tradução oficial do nome era “três diamantes”.

Fiat


Fiat: O então nome Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim), foi fundada em 1899 por um grupo de investidores, incluindo Giovanni Agnelli, que mais tarde se tornou o seu diretor. Agnelli tinha ações da empresa no valor de US$ 400 (cerca de US$ 10.000 em valores no ano de 2007). Na gestão de Agnelli a Fiat valorizou bilhões de dólares.

Audi


O engenheiro alemão Augusto Horch, chegou a trabalhar para Karl Benz, mas fundou sua própria empresa automobilística a A. Horch & Cia, em 1899. Uma década mais tarde, ele foi forçado a sair de sua própria empresa e criar uma nova em outra cidade, mas usando a marca Horch. Seus antigos sócios forçaram Augusto Horch procurar um novo nome para sua empresa.

Quando Horch estava conversando com seu parceiro comercial Franz Fikentscher em seu apartamento, o filho de Franz sugeriu o nome Audi:

Durante este encontro o filho de Franz estava estudando Latim em um canto da sala. Por várias vezes ele pareceu que iria falar algo, mas estava cauteloso em falar, até que finalmente ele disse: Pai não seria uma boa idéia chamá-la de Audi ao invés de Horch? “. “Horch!” em alemão significa “Hark!” Ou “escutar”, que é “Audi”, em Latim. A idéia foi aceita com entusiasmo por todos os presentes à reunião.

E assim a Audiwerke GmbH nasceu em 1910. Em 1932 a Audi, Horch, DKW e Wanderer fundiram para formar a Auto Union. O logotipo da Auto Union, quatro anéis interligados que mais tarde iria se tornar o moderno logo da Audi, foi utilizado apenas em corridas automóveis. As quatro fábricas continuaram a produção de automóveis, cada um, com sua própria marca e logotipos.

car-logo-auto-union1.gif

Somente em 1985 a Auto Union tornou-se a Audi que conhecemos hoje em dia.

Ficou curioso para saber mais histórias de outros logos? Acesse aqui.

No mesmo link que fala dos logos copiados, tem a história da logotipia de algumas empresas, como Jeep, Toyota e BMW. Acesse aqui.



15 Responses to “Branding: a evolução dos logotipos das principais montadoras de carros do mundo”

  1. Gente, eu sô completamente apaixonada por carros,
    herdei isso do meu pai e do meu avô, a história é bem ingraçada porque meu único irmão não se liga muito nisso, mas o que eu quero dizer não é isso. Na verdade é uma dúvida e ficaria feliz eu obter uma resposta!
    Hoje pela manhã eu estava indo para a escola e me deparei com um modelo antigo, mas bem diferente, tentei ver qual era a marca e me deparei com um símbolo bem diferente. O carro tem as linhas da frente bem parecidas com o Corolla 2000, a traseira não é muito. Mas tratando-se do símbolo; ele era redondo, dourado e tinha no meio duas linhas, formando algo parecido com um “L”, só que um pouco torto.
    Procurei na internet e ta difícil descobrir de que marca se trata! rs
    Gostaria muito de uma ajuda, já que acho que essa dúvida vai tirar o meu sono!
    rs
    Obrigada!

  2. Olá Marcelle,

    que legal você se interessar por logos. Tbém acho muito legal as histórias e os motivos que levam uma empresa, uma organização escolher determinadas cores, desenhos, enfim toda uma elaboração para ao longo de um tempo ir modificando conforme a época.

    Quanto ao logo que você se refere, talvez seja da Lexus, uma divisão de luxo da Toyota. Abaixo, segue um link do logo para você dar uma olhada, caso não seja, me fale que eu vejo outra possibilidade:

    Abs

  3. 3 todas as marcas

    qerremos todas as marcas de carros do mundo!!! naum só 3ou4 ma$$$!!!!!
    ???????????????????????????ok ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    f!!!!!
    l!!!!!
    w!!!!

  4. 4 kARIN

    Queremos mais logos ,e não só 3ou4 deles.obrigado

  5. Olá Karin,

    no próprio post tem alguns links que vc pode acessar e ver outros logos.

    Obrigado por deixar a sua mensagem.

    Abs

  6. 6 dom ivo

    ah queria todas ..! seria posível publicar todos logotipos de todas montadoras

  7. Olá Dom Ivo,

    você não é o primeiro que me pede todos os logos…

    verei o que o que posso fazer!

    Abraços

  8. 8 NALDA SILVA

    GOSTARIA DE SABER O NOME DE TODAS MONTADORAS QUE EXISTEM COM FABRICA NO BRASIL.
    POIS SO CONSEGUI
    FIAT
    GM
    VOLKS
    MERCEDES
    FORD

  9. Olá Nalda,

    fica mais fácil você acessar o site da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores do Brasil:

    http://www.anfavea.com.br/associadas.html

    E ver todos os associados. Obviamente que esta lista vai aumentar nos próximos dois anos, mas acho que todos da atualidade estão aqui.

    Abraços

  10. 10 Roberto Xavier

    Sou vendedor de veiculos e trabalho com multimarcas incluindo os importados e é ótimo ter como saber um pouco das historias de cada montadora se possivel ver se consegui de mais montadoras um abraço e parabens pela matéria

  11. Olá Roberto,

    fico feliz que tenha gostado da matéria. Obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Abraços

  12. site manero eO sempri kisss ter un site assim😀

    flowww nemm

  13. Encontrei neste site a história do logotipo da mitsubishi:

    http://logotipo.pt/blog/historia-do-logotipo-da-mitsubishi

    interessante.

  14. A Audi fez um redesign há pouco tempo: http://logoslogotipos.com.pt/redesignlogotipos2009/

    Não mudou quase nada, ainda tem a marca habitual que parece ter sido altamente influenciado pelo símbolo olímpico… por muito que eles digam que não é.

  15. Hi there colleagues, its impressive paragraph concerning teachingand entirely explained, keep
    it up all the time.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: