Fim da novela: nova fábrica da Toyota será mesmo no Estado de São Paulo

18fev08

logo_toyota_005.gifA cidade de Santa Bárbara d’Oeste e Sorocaba, no interior de São Paulo, deverão abrigará a futura fábrica da Toyota. Leia mais aqui. Como em toda operação que envolve grande investimento industrial, a Toyota não confirma. Mas fontes do mercado dão como certo que Sorocaba abrigará a montagem de automóveis e Santa Bárbara d’Oeste ficaria com a produção de motores.

“Sempre falei que a nova fábrica seria em São Paulo por questões estratégicas. Além da estrutura industrial, a montadora ainda tem no estado a maioria do seu parque de fornecedores”, disse uma fonte.

E quais motivos por Sorocaba e Santa Bárbara d’Oeste? Servida por boas estradas e perto dos grandes centro consumidores e do porto de Santos, a região seria a melhor forma de escoar a produção entre o Brasil e o Mercosul, além de se constituir um pólo metalmecânico. Toyota têm sua principal fábrica, em Indaiatuba (SP), situada geograficamente entre a duas cidades, distante menos de 50 quilômetros de Sorocaba e Santa Bárbara. Além disso, já tem vários fornecedores na região do interior paulista.

“A Toyota não disputa centavos ou fica perdendo tempo com questões tributárias. A sua estratégia é de longo prazo, centrada no potencial futuro do mercado”, afirmou outra fonte, que também aposta na instalação de mais uma fábrica da Toyota em São Paulo.

No Rio Grande do Sul continuará o seu Centro de Distribuição (carros importados). Vários estados entraram na disputa pela fábrica da Toyota. Cogitou-se a possibilidade de se construir uma fábrica no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro. Um parque industrial quase unificado poderia ter pesado na decisão a favor de São Paulo, que já tem uma mão-de-obra treinada pelos exigentes padrões de produção japonês. [via]

 

Interessado enviar CV para Toyota? Acesse o site Elancers Vagas Online

Leia outros artigos sobre a Toyota aqui no blog:

Toyota confirma investimento em fábrica na Índia enquanto no Brasil impera a indefinição.

A novela da 2ª fábrica da Toyota no Brasil.

Números do dia: 3,02 milhões de veículos produzidos nos últimos 12 meses, encerrados em janeiro de 2008.

General Motors vs. Toyota. Porque pouca importa saber quem é a maior montadora do planeta.

Logomarca da Toyota pelos 50 anos de Brasil. Por Gad’ Branding & Design.

Ichiro Nishitani: O homem que ajudou a trazer a Toyota ao Brasil.

Concorrência para Embraer: Conheça os planos japoneses para a indústria aeronáutica.



65 Responses to “Fim da novela: nova fábrica da Toyota será mesmo no Estado de São Paulo”

  1. 1 Tadeu Schmitt

    Na terça-feira passada (19/02/2008), ouvindo a rádio Bandnews Curitiba, a comentarista econômica comentou que há vários grupos de fornecedores japoneses buscando terrenos na Grande Curitiba. Esse é um indício forte de que há possibilidade de a fábrica vir para o PR. Segundo informações da própria Toyota, o melhor terreno não estaria em São Paulo, mas sim em São José dos Pinhais, próximo à Fábrica da VW.

  2. Olá Tadeu,

    realmente a empresa fez várias buscas em terrenos pela região de São José dos Pinhais e isso faz anos até.

    O grande obstáculo com relação à cidade seria que o terreno escolhido pela empresa passa por um manancial.

    Veja matéria aqui:

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/impressa/economia/conteudo.phtml?id=710863

    Afora este terreno, parece-me que a cidade não dispõe de nenhum outro. Afinal, a empresa precisa de pelo menos 200 alqueires e terreno plano.

    Sorocaba estava com este mesmo problema, mas os políticos foram rápidos em acertar este obstáculo. Confira aqui:

    http://www.bomdiasorocaba.com.br/index.asp?jbd=2&id=158&mat=105322

    O terreno ecolhido pela empresa em Sorocaba tem mais de 200 alqueires e fica às margens da Rodovia Castelo Branco.

    Tenho um primo que trabalha para uma empresa japonesa, fornecedora da Toyota, ele mesmo não sabe de nada à respeito, a única certeza é que este fornecedor está trabalhando neste compacto que vai ser lançado pela empresa faz uns dois anos.

    Outro dado que não comentei no post é que no mês passado um deputado federal de nossa região esteve no Japão na sede da Toyota para fazer lobby da cidade de Sorocaba.

    Isso é 100%??!! Obviamente que não!

    O triste seria se os políticos do estado do Paraná não brigassem por este investimento vultoso. Como fizeram o Rio Grande do Sul com relação à Ford que acabou optando pela Bahia.

    Apesar de estar morando em Sorocaba eu sou paranaense!!

    Abs

  3. 3 Elisângela Strapasson

    Que bom ,nós esperamos aqui de Santa Barbara d´Oeste, que a nova unidade Toyota , entre aqui mesmo, pois nós precisamos, na verdade, dê um bom emprego, visão de futuro e oportunidades, todos estão anciosos e torcendo por boas notícias, e claro , nos preparando profissinalmente e empenhando em estudas para disputarmos vagas, que serão com certezas acirradas, e os melhores, com certeza, permanecerão.
    Então que venha Toyota, receberemos com braços abertos.

  4. Olá Elisângela,

    com certeza, por sorte Sorocaba e Santa Bárbara, pertencem ao chamado triângulo do dinheiro que compreende Sorocaba, Campinas e São José dos Campos.

  5. Informação errada.

    A área escolhida pela Toyota – de propriedade do empresário Darci Fantin, dono da DM Construtora – apresenta limitações de uso de acordo com um documento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que enquadrou uma parte da propriedade, pela qual passa o Rio do Meio, como manancial e potencial para futura captação de água.

    Mas essa restrição não será impedimento. A proposta do governo estadual é permutar esse pedaço do terreno por outro no início da propriedade, mais próximo da cidade. A área de manancial não deverá ser utilizada, mas mesmo assim um decreto deve ser assinado retirando a área como potencial para futura captação pela Sanepar. Segundo uma fonte do governo, as negociações estão bem adiantadas e assim que a Toyota disser que vem para o Paraná, o decreto deve ser assinado.

    A Toyota escolheu a área por estar próxima do parque de autopeças que já atende a Renault e a Volkswagen. “A empresa disse que o Paraná só está na disputa ainda pelo investimento por conta desse terreno. Se não for nessa área, ela não vem para o estado”, diz a mesma fonte. Além de São José dos Pinhais, o município de Fazenda Rio Grande também estava na disputa no Paraná, mas já foi descartado.

    Dá-lhe Curitiba!

  6. Olá Arimathéia!

    Como disse em um comentário anteriormente, existe a possibilidade da fábrica ser no Paraná? É fato que sim, nesta vida nada é 100%.

    Na região que compreende entre Indaiatuba e Sorocaba, fica a maior parte de seus atuais fornecedores e alguns estão vindo este ano, a convite da própria Toyota. Em sua maioria, além da Toyota atende a Honda.

    Mesmo assim, acredito que a decisão da nova fábrica fica mesmo no estado de São Paulo devido a proximidade com seu maior mercado brasileiro e o facilitador logístico.

    Aguardar!

  7. 7 Carlos Eduardo

    Tenho pesquisado a respeito da definitiva localização da nova fábrica da Toyota no Brasil e até agora nada é conclusivo. Existem alguns releases que parecem vir da mesma fonte, e um silêncio total de fontes que certamente se pronunciariam se tivessem mais certeza. Exemplo, Jornais da Região de Sorocaba, Associações Comerciais e Industriais, comentários jornalisticos regionais e nacionais. Parabéns a Toyota que está conseguindo esconder um elefante na palma das mãos.

  8. Olá Carlos,

    pra vc ter uma idéia, nem trabalhadores da própria Toyota sabem ao certo esta decisão. Nenhum stakeholders tem esta informação.

    Então, a fonte desta certeza vem de onde?

    A Agência Estado, ligado ao jornal Estadão, conseguiu tirar esta informação de um executivo da empresa.

    Um político da região de Sorocaba esteve recentemente na sede da Toyota no Japão. Houve reuniões à respeito.

    Funcionários da prefeitura de Sorocaba estão em conversas com executivos da empresa por mais de 2 anos à respeito desta possibilidade. Os entraves da vinda da empresa na cidade foram todos retirados.

    Conheço o terreno disponível pela empresa na cidade de Sorocaba, passo sempre em frente, posso dizer que é espetacular e que dificilmente em outro lugar terá um igual.

    Qual a política da empresa?

    Simplesmente o silêncio. Algo tão estratégico requer discrição e paciência oriental.

    Não faz muito tempo, dentro da empresa, a possibilidade de uma nova fábrica, não descartava nem outros países, quanto mais em qual estado do País.

    Como disse anteriormente, cidades ou estados, que pleiteam este investimento vultoso nao podem em nem devem assistir passivamente esta decisão.

    Acho que a cidade de São José dos Pinhais deve brigar e tentar de todas as maneiras este investimento. Legítimo!

    Quem conhece o descaso do imbróglio que derivou no afastamento da Ford do RS sabe do que eu estou falando. É triste para quem perde.

    Abs

  9. 9 carlos eduardo

    Bom dia! Agradeço o comentário. Na região de São José dos Pinhais estão acontecendo diversas transações sem alarde. Foi adquirida uma outra área que não é aquela comentada pelo Arimathéia, cerca de 5 milhões de metros quadrados, negócio fechado, bico calado. Comenta-se também que se definiu o destino da Tritec, fábrica de motores que estava a venda até bem pouco tempo atrás.Olho aberto . Abraços

  10. Olá Carlos,

    temos sorte em viver em regiões onde a pujança econômica sobressai em muitas partes do Brasil. É uma pena, poderia ser diferente!

    Abs

  11. 11 Hiyoshi

    Olá, bom dia.

    Mas fontes seguras de pessoas de dentro da Toyota, afirmam que a nova planta será na cidade de Tatuí, no interior de SP, próximo a Sorocaba. As mesmas tbm afirmam que já há um galpão montado para o ínicio da construção.

  12. Olá Hiyoshi,

    confesso ter desconhecimento desta informação que você está passando. A única certeza até o momento é que o terreno em Sorocaba é real, inclusive eu conheço e está disponível para a empresa conforme notícias da prefeitura da cidade. Outra possibilidade é no Paraná, mas que vem enfrentando algumas barreiras já comentadas.

    Mas com certeza não seria surpresa se tal fato se concretizasse. O mais certo é que a mesma venha realmente para o Estado de São Paulo por inúmeras vantagens comentadas no post e também nos comentários.

    Abs

  13. 13 Priscila

    Eu precisava muito falar com alguém relacionado à nova construção, certamente tenho soluções que podem ajudar muito nessa etapa, aguardo contato se puder me enviar.

  14. Olá Priscila,

    sugiro que você entre em contato diretamente com a Toyota Brasil. O telefone deles é 0800 703 02 06

    ou pelo site:

    http://www.toyota.com.br/site_tools/contacto.asp

  15. 15 Andre

    Não vi nada de concreto nessa matéria…até agora só os “FANTASMAS” deram seus pronunciamentos……..??????

  16. Olá André,

    sim, infelizmente, até por diretrizes da própria empresa, ninguém está autorizado a falar no assunto.

    Mesmo pessoas que estão envolvidas na negociação, a qual eu conversei, não estão autorizados a divulgar nada, por isso, fantasmas…

  17. Opa,

    mais um estado querendo os ienes da Toyota, inclusive com Cabral e comitiva visitando a sede da empresa no Japão, dispostos a conseguir a simpatia de seus executivos…

    http://www.estadao.com.br/economia/not_eco140454,0.htm

    Bom, não é de hoje que o Rio pleiteia este investimento, não sei…a empresa não olha somente incentivos fiscais, existem outros fatores que já comentei no post acima.

    Aguardar…

  18. 18 Rafael Vieira

    O governador de São Paulo e muito fraco!! durante anos estado de S.P vem pertendo grandes empresas para outros estados e não faz nada, está de parabens governador Rio de Janeiro em briga pela Toyota. E isso que o governador de São Paulo deveria fazer mas não faz, mais uma vez infelismente iremos perde mais uma entre tantas,e ainda por causa de motivos politico.

  19. Olá Rafael,

    concordo com você que o estado de SP vem sofrendo um “deslocamento” de empresas para outros estados. Mas isso ocorre por ser, justamente, o estado de SP o maior do Brasil que este movimento é mais intenso e sentido.

    A guerra tributária entre os estados é uma realidade que os governadores querem combater, mas a realidade é que neste País, a carga tributária é pesada e injusta, sobrando somente este artifício, insenção fiscal, para certos estados conseguirem montar um parque industrial. Deveria ser ao contrário, mas enfim, são problemas conjunturais que no médio ou longo prazo para se resolverem.

    Devo lembrar também que o deputado federal da região de Sorocaba, Renato Amary/PSDB, alertou o governo do estado para algumas mudanças na lei ambiental, felizmente a mudança no texto do decreto, acabam as dúvidas sobre em qual local um agente que produza poluição vai providenciar a compensação ambiental como determina a legislação.

    Isto era o único impeditivo para a vinda da empresa para o estado de SP.

    Decreto em questão é o de nº 52.469, de 12 de dezembro de 2007.

    Abs

  20. 20 Sergio

    Senhores, mais uma noticia sobre a nova fabrica da Toyota, segue:

    19/03/2008
    Confirmada Toyota em São José dos Pinhais

    Em evento nesta terça-feira (18), na presença do prefeito Leopoldo Meyer e empresários paranaenses, o governador Roberto Requião anunciou publicamente a vinda da montadora japonesa Toyota para São José dos Pinhais.

    É, sem dúvida, mais uma importante conquista para nossa cidade, que passará a disputar a ponta entre os maiores pólos automotivos do Brasil e do Mundo.
    A expectativa é que a montadora confirme oficialmente a notícia nos próximos meses. Por aqui já estão Audi, VW, Renault e Nissan.

  21. Olá Sérgio,

    segundo Clésio Boeir, na data de hoje:

    A nova montadora da Toyota no Brasil se definiu pelo Paraná. A multinacional japonesa não quis o Rio Grande do Sul. Também recusou Santa Catarina e São Paulo. O sonho de Guaíba vai morar ao lado das concorrentes Volkswagen, Renault e Nissan em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. A multinacional negocia o terreno de um haras na BR 376, na direção de Joinville. O prefeito Leopoldo Meyer confirma que o anúncio oficial depende apenas de um decreto do governador Roberto Requião, acabando com algumas restrições ambientais na área escolhida. Os entendimentos estão no seguinte pé: Requião pede o anúncio para baixar o decreto e a empresa pede o decreto para fazer o anúncio. Ou seja, depende de uma reunião.

    http://www.clesio.net/cn/index.php?blog=3&title=toyota_e_do_parana&more=1&c=1&tb=1&pb=1

    Enfim, aguardar o anúncio oficial da empresa!

    Abs

  22. 22 Carlos Eduardo

    Olá Andrei
    A noticia do Clesio Boeir não é de hoje, e a area que eu citei em 6 de março é a area que ele citou em seu comentário.A Tritec foi adquirida pela Fiat.Em São José dos Pinhais tudo ainda é silêncio. Me disseram que tem até outubro para a definição.ABS

  23. Agradeço a todos que contribuíram com este post, e pelo visto a novela é mais longa do que o esperado. Se formos analisar as últimas notícias da empresa no mercado, com freio na produção de fábricas americanas e a possibilidade em não atingir metas de vendas globais este ano, a demora em comunicar o novo local da fábrica reflete o que o grupo vem passando no momento.

    Fica a expectativa da espera. Aliás, a empresa sempre deu mostras de não tomar decisões precipitadas, não sendo a toa uma das empresas mais bem administradas no mundo. Acho inclusive, pode ser remoto, mas esta nova fábrica nem ser no Brasil e perdermos este investimento para um outro país do chamado BRIC.

    Leiam a matéria:

    Toyota revê projetos no Brasil e lança o Corolla 2008

    A demora da matriz em decidir o local da construção da nova fábrica da Toyota no Brasil levou o grupo a rever projetos no país. Desde 2001, dirigentes da empresa insistiam em que a marca chegaria em 2010 com 10% de participação nas vendas no Mercosul. Hoje, a previsão foi desfeita e novos índices não foram revelados. É certo que ficarão abaixo dessa projeção. Nos Estados Unidos, maior mercado mundial de carros, a Toyota disputa a liderança em vendas com a General Motors.

    No Brasil, tem apenas 2,9% da fatia nacional, com vendas de 72 mil veículos em 2007. O aumento da participação da empresa, que atua apenas no segmento de carros considerados de luxo no país, só ocorreria com o lançamento de um modelo compacto. A Toyota produz os modelos Corolla e Fielder em Indaiatuba (SP) e tem ainda uma fábrica de componentes em São Bernardo do Campo (SP), onde no passado fabricava o jipe Bandeirante.

    Com a demora em definir o local da nova fábrica e também o carro a ser produzido, a Toyota adia mais uma vez seu plano de crescer na região. A definição é de responsabilidade de um pequeno comitê criado pela matriz. Em média, o grupo elege quatro locais por ano para receberem fábricas do grupo, um dos que mais cresce no mundo automobilístico atualmente. Como outras montadoras, a Toyota tem dedicado atenção a mercados como China, Rússia, Índia e Brasil, os chamados Brics.

    O anúncio da nova fábrica, esperado desde o ano passado, deve ocorrer ainda este ano, mas o presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, não revela prazos. São Paulo é o Estado com maior chances de abrigar a fábrica (nas cidades de Sorocaba ou Santa Bárbara D”Oeste), mas também estão na disputa Rio de Janeiro (Resende), Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

    O investimento previsto no projeto é de mais de US$ 500 milhões. Hoje, a Toyota apresentou em São Paulo a 10ª geração do Corolla, modelo que começará a ser vendido na sexta-feira já com fila de espera de dois meses. Até o fim do mês calcula-se pedidos de 7 mil a 8 mil unidades do sedã, mas a fábrica de Indaiatuba tem condições de fornecer cerca de 4,5 mil unidades mensais.

    Investimento

    A Toyota investiu US$ 268,3 milhões no projeto do novo Corolla, incluindo ações para ampliar a produção anual da fábrica de 60 mil para 70 mil veículos, somando a perua Fielder. A empresa também vai desviar parte da produção destinada às exportações para países como Venezuela e Costa Rica para o mercado interno. Essas regiões passarão a receber o veículo do Japão.

    Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/mostra_noticia.asp?id2=49454&cat2=empresas

  24. CURTO E GROSSO!

    Algumas industrias, já estão especulando possíveis áreas para suas instalações nas proximidades da suposta area onde será a fábrica da Toyota aqui em São José dos pinhais.
    É uma questão de semanas para o anuncio oficial da montadora.

  25. 25 Natal Garcia

    Realmente parece não ter fim essa novela! Mais tudo indica que o estado de São Paulo vai perde essa disputa, eu como paulista e milhares como eu, estamos indignado como a politica em nosso estado, muito abaixo da grandiosidade do que SP representa para o pais, fico preocupado com futuro desse estado que faz 14 anos que está na mão dos tucano(PSDB), começou com Mario Covas e estamos no momento com Serra e a política e a mesmo, abaixo daquilo que merecemos, se alguém tem duvida do que estou escrevendo e fácil tira, pesquise e compare nosso estado antes e depois dos tucanos, são 14 anos perdendo grandes investimentos tanto no interior mais principalmente na capital onde varias empresas multinacionais foram e estão indo embola, e só observa a região de santo amaro e outras,
    Bem o povo elegeu os tucanos p/14 anos e para fala a verdade acho que vai ser por mais décadas ainda!! Isso será muito bom para o resto do Brasil que ira ganha grandes empresa, São Paulo perde e outros estados ganham! Parabéns José Serra, vamos mesmo ajuda outras regiões do pais!!!talvez eles estão precissando mais do que a gente né…….grande governado!!!!!!

  26. A fabrica da Toyota será mesmo em Sâo José dos Pinhais.
    O terreno já foi escolhido, fica na BR 376, Km628 na localidade chamada Inhaíva.
    Só falta o anuncio oficial da montadora.

    Mais noticias no site http://www.contendavirtual.com

  27. Olá Paulo Eugenio,

    provavelmente a decisão da empresa deverá prevalecer entre o estado de SP e PR.

    Assim como o terreno deve ter sido escolhido nesta localidade em São José dos Pinhais, aqui em Sorocaba o terreno também já foi escolhido!

    Até outubro teremos a definição.

    Abs

  28. 28 Camila Almeida

    A nova fabrica da toyota vai ser no interior de São Paulo, o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste confirma a vinda da empresa para cidade, e os meios de comunicação daquela região também. Outra cidade paulista que vai receber a empresa e Sorocaba, isso também está confirmado, então Santa Bárbara e Sorocaba juntas iram ter a nova fabrica da toyota.
    Parabens Andrey Cocati !
    você já tinha antecipado isso para nóis!

  29. Olá Camila,

    fico feliz que a possibilidade desta fábrica não ficar concentrada em uma cidade somente. Assim espero e que dê tudo certo para o estado de SP.

    Não comentei aqui no blog, mas alguns anos atrás as montadoras instaladas no Brasil encomendaram um estudo para indicar o local ou os locais que poderiam abrigar um pólo de auto-peças. Isso porque o grande gargalo dos últimos anos são os componentes que integram um carro e não a manufatura do carro completo em si.

    E a região escolhida foi Sorocaba. Não tenho mais dados e nem tive acesso a pesquisa e sim um executivo da área que me passou a informação. Nos últimos anos muitas empresas da área automotiva estão se instalando na cidade e a região suporta com tranquilidade um vultoso investimento como este da Toyota. Enfim, vamos aguardar!

    Por enquanto não posso falar mais, mas existe uma outra grande montadora de carros que está cogitando a vinda para a cidade de Sorocaba. Bom, ae já é outra história…

  30. 30 Nivaldo

    Olá,

    Fico muito feliz por essa empresa multinacional se instalar no estado de São Paulo, mas uma curiosidade, vi muito se falar de um campo de provas, a ser construido tbm, em nosso estado, fala-se muito nas cidades de Porto Feliz ou Tatui, esta informação confere ou é somente buato, ate mais …

  31. Olá Nivaldo,

    estes campos de provas já existem. Temos um em Indaiatuba/SP, pertencente à GM chamado de Campo de Provas da Cruz Alta. Neste local funciona um dos 5 centros mundiais da empresa. Mais infos acesse aqui:

    http://media.gm.com/division/brazil/services/campo.html

    E um outro em Tatuí. Inclusive este da Ford é um dos melhores do mundo e existe a mais de 30 anos. Mais infos acesse aqui:

    http://www.rodao.com.br/noticia.php?idn=2624&cat=19

    A empresa TRW tem um campo de provas em Limeira/SP.

    A Goodyear tem um também em Americana considerado um dos mais modernos do mundo da empresa. Mais infos:

    http://www.goodyear.com.br/local/testarea_map.html

    Estas são os campos de provas que eu tenho conhecimento, se houver outros desconheço!

    Quanto aos boatos, talvez você tenha ouvido falar da empresa Lobini. Esta é uma montadora de carros esportivos nacional que foi adquirido por um dos herdeiros da família Ermírio de Moraes. É um complexo de R$ 100 milhões chamado de SP Races e será levantado em Cabreúva, a 80 KM da capital paulista. Estas informações vem desde 2006. Não sei lhe dizer em que “pé” estão.

    Espero ter ajudado,

    Abs

  32. Olá, tudo bem, sobre o silêncio da instalação da toyota, pode ser que tenha um plano B, na região de Campinas, e a cidade seria Mogi-Guaçu, e na qual ja haveria arrumado um terreno de 250 alqueires de terra a beira da Sp-340, aonde já estão instaladas as empresas Malhe (maior fabricantes de peças automotivas da américa latina), Fundição Balancins, que acabou de construir sua nova empresa na cidade de Mogi Guaçu, Eaton,a antiga LUK, e mais dezenas de metalurgicas de autopeças instaladas nesta mesma região que é o caso da tenneco, as terras seriam vendidas pela empresa International Company Paper, dona de milhares de Km na região , sem contar ainda que Mogi Guaçu é dona de um dos maiores senai do estado, e varias escolas tecnicas entre Mogi Mirim e Mogi Guaçu, e um item muito importante, a diretoria da toyota esteve se reunida por varias vezes em mogi Guaçu , principalmente na empresa malhe aonde eles estão fechando negócios na area de pistões.OBRIGADO

  33. Olá Misael,

    obrigado pela sua contribuição a este post.

    Sinceramente, eu acho que a demora na escolha do lugar se deve a alguns fatores primordiais.

    O principal deles é que: o Brasil é um mercado estratégico na atualidade? Não, não é. Se fosse, a velocidade das decisões seriam muito maiores.

    Querendo ou não, o mercado brasileiro para a empresa é de 100.000/carros ano?! Mais que isso? No longo, muito longo prazo.

    Com que eu devo me preocupar? Mercado americano em milhões de unidades ano ou aqui nos trópicos que influenciam pouco nos resultados mundiais da empresa?

    Veja que estamos falando de uma corporação que tem a maior rentabilidade do setor e que é a maior em volume de seu setor.

    Muitos podem achar o contrário, inclusive a própria Toyota, mas é a realidade do mercado, pelo menos para ela. E isso é visível, muito claro.

    Abs

  34. a toyota esta embaçando muito e para min é um erro de estrategia em quanto a brasil bate records de vendas ela fica nesta demora e estas vendas não vão ser assim por muito tempo e quando ela começar a funcionar o mercado ja estara meio saturado para absorver novos veiculos com tanta rapidez quanto hoje.!!!
    estara vindo muito tarde para disputar mercado teria que ter vindo muito antes.!!!
    a honda é um exemplo de sucesso e esta aui muito antes que a toyota.!!!

  35. eu fico na torcida para que seje em são paulo faz mais sentido pelo esquema de estrategia por estar ja proximo de sua fabrica em indaiatuba e dentro do maior mercado consumidor que é a cidade de são paulo e o estao de são paulo

  36. Olá Zolin,

    infelizmente a realidade e as estratégias mercadológicas das empresas de um mesmo setor são diferentes e díspares.

    Como brasileiro fico triste nesta demora na definição do local da nova fábrica.

    Mas como estratégia de mercado é fácil enteder os motivos da Toyota. Até escrevi um artigo à respeito. Se quiser ler segue o link:

    https://estrategiaempresarial.wordpress.com/2008/04/11/toyota-confirma-investimento-em-fabrica-na-india-enquanto-no-brasil-impera-a-indefinicao/

    Abs

  37. olá andrey,
    eu li o seu artigo é muito bom, meus parabens.!!!
    cada empresa tem a sua tatica de guerra, estrategias, condutas, maneiras de pensar e por ai a fora, e sendo desta forma que algumas se destacam mais que as outras e tem lucros que no final é o que importa para elas.!!!!
    mas são lentas em mudar pensamentos de estrategias, para sair de uma situação a qual não condiz em ficar naquele momento.!!!

    abs.!!!

  38. 38 Guimarães.

    Olá.
    Sabe-se muito que uma decisão como esta aplica-se conceitos políticos, geograficos, mão de obra, capacidade logística. Além do conjunto de fatores positivos da suposta região.
    Li acima comentários absurdos sobre governos, educação, investimentos, entre outros, já pensou se todos os investimentos deste ” país “, fossem todos para São Paulo ? ou Paraná, não seria uma decisão exclusiva da montadora. Agora percebe-se um favoritismo para o estado de São Paulo.

  39. 39 Erica Cristina Pereira da Silva Santos

    Gostaria de enviar um curriculum para nova Fábrica da Toyota em Santa Barbara d’Oeste.Como e onde enviar?
    Desde já obrigado.

  40. Olá Érica,

    infelizmente você terá que aguardar uma definição concreta por parte da empresa. Assim mesmo sugiro que você entre em contato com a Toyota e cadastre o seu currículo.

    Para trabalhar na empresa não é necessário ser na futura fábrica e sim desde já. Segue o link:

    http://www.elancers.net/frames/toyota/frame_geral.asp

    Abs

  41. 41 Erica Cristina Pereira da Silva Santos

    Muito obrigado AndreY Cocati…
    Desejo ao drupo Toyota muito sucesso,vejo que tem tudo para dar certi na verdade ja deu!!
    Que Deus ilumine todos vocês!!!!!
    Mais uma vez meus Parabéns!!!

  42. OLA ;GOSTEI DE SABER ESSA INFORMAÇÃO,MUITO OBRIGADO POIS SOU DE SANTA BARBARA .
    JA SEBE GUANDO VAI FUNCIONAR ?
    NA ONDE MANDO O CURRICULO PARA UM A VAGAS?
    VALEU
    BENÇÃO DE DEUS PARA VOCÊ.

  43. Olá Edson,

    infelizmente ainda não temos nenhuma notícia à respeito sobre a nova fábrica. Teremos que aguardar e com muita paciência oriental.

    Assim que houver mais informações irei postar aqui no blog.

    Abs

  44. 44 Eduardo Assis

    Olha ai pessoal, sem querer jogar água no chopp ai dos Sorocabanos, mas acho que Sorocaba-SP ñ vai levar a nova fábrica dos japas.
    Os pé vermelho aqui do Paraná ñ vão deixar escapar essa !!!

  45. 46 ivone evelyn

    como eu fasso pra enviar o meu curriculo

  46. Olá Ivone,

    sugiro entrar em contato com a Toyota pelo site. Segue o link:

    http://www.elancers.net/frames/toyota/frame_geral.asp

    Espero ter ajudado vcs,

    Abs

  47. 48 Neto

    Bom, estamos no mês de Julho e a previsão era de que as obras para a construção da nova fábrica se iniciasse no segundo semestre dce 2008. Sendo assim, pelas notícias que tenho lido ultimamente uma coisa é QUASE certa. Paraná perdeu essa.
    É sabido que o jornal Valor Econômico publicou uma matéria no final de Junho pondo fim à novala Toyota. A fábrica seria instalada no interior de São Paulo e não se encontra mais notícias ATUAIS que tratam o estado paranaense como forte candidato a receber a unidade.

    27/06 – http://icarros.uol.com.br/icarros/noticias/Mercado/Fabrica-da-Toyota-sera-em-Sorocaba/4434.html/

    26/06 – http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI6834-10142,00.html

    01/07 – http://www.vivacidade.com.br/cidade_textos_interno.php?id_cidade=1560

    A Toyota já tem seus fornecedores próximos às cidades de Sorocaba e Indaiatuba (separados por 2 municípios) e está inserida no maior mercado consumidor do Brasil.

  48. Olá Neto,

    sim, as informações afirmam que a fábrica será mesmo no estado de São Paulo por motivos de logística, além da proximidade com a fábrica atual em Indaiatuba, além do maior mercado ser mesmo em Sp, como vc mesmo diz.

    Quanto a demora em novas informações da própria empresa é assim mesmo, eles “possuem” a própria velocidade em tomar as decisões que são pautadas por um seleto grupo dentro da corporação.

    O que sei é que o anúncio da nova fábrica sera feita no segundo semestre pelo próprio presidente da empresa em visita ao Brasil.

    Mais informações:

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=780799&tit=Logistica-leva-fabrica-da-Toyota-para-Sao-Paulo

    http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=818291&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=822527&Titulo=Toyota%20v%EA%20vantagens%20em%20S%E3o%20Paulo

    Abs

  49. 50 paulo batista

    gostaria desaber se a toyota vem mesmo para Santa Barbara D’oeste, e como faço para enviar curriculo, pois já entrei no site da toyota e não vi nenhuma vaga para as fábricas novas

  50. Olá Paulo,

    o Estado de SP já foi escolhido, agora resta saber a cidade que receberá o investimento. Provavelmente ficara éntre Sorocaba e Santa Bárbara, ou até mesmo nas duas cidades o investimento total, mas isso somente no 2º semestre como citei na mensagem anterior ao leitor Neto.

    Abs

  51. 52 Adriana

    Gostaria de saber quando as obras estarão previstas para Sorocaba, pois estão dizendo que a vinda da Toyota á Sorocaba foi adiada devido a crise econômica, pois trabalho numa multinacional à 3 anos e gostaria de saber também quais os cursos que poderei procurar. No site (na página principal) tem o login de uma agencia de empregos on line, vocês vão receber curriculos apenas por eles?

    Aguardo anciosa por está empresa que será muito bem recebida aqui em Sorocaba, parabéns pela Toyota!

  52. 53 Carlos Bueno Rosa

    Boa Tarde gostaria de saber, qual e a pessoa que faz investimento para Empresa, tenho perto do local onde vai sair e Fabrica uma Pousada de 10 Alqueire, para possivel uso da própria Diretoria ou Funcionário.Para Vender maiores Informações pelo meu email..

    Grato Carlos

  53. Olá Carlos,

    quem dera eu saber as pessoas chaves de um investimento desses…

    bem provável que ela nem estejam em nosso país, mas aconselho você entrar em contato diretamente com a Toyota do Brasil.

    Abraços

  54. 55 carlos robero pereira

    Pode ser inoportuno, mas não posso me calar.

    Gostaria de saber o porquê de não se fabricar mais um carro tão magnifico, de grande aceitação no mercado nacional,como a filder, que gerou grande frustração pelos adquirentres, os quais eram potenciais comprodores futuros.

    Os concorrentes estão jogando no mercados, ou seja, dando continuidade neste seguimento, deixado infelizmente pela toyota.

    Questiono se há perspectiva para relançamento dela ou outro semelhante para competir no mercado deste segmento, que continua assaz promissor?

  55. 56 francinete

    oi !
    meu nome é francinete, já possui uma toyota hilux 4×4, não por luxo e sim por nessessidade, tenho um filho q é tetraplegico e por causa dele tivemos q comprar um carro maior para poder carregar tds os seu assessorios. Mais um dia o sonho acabou o pai dele foi embora e deixou de fazer o pagamento o banco tomou, nossa foi um dia horrivel, meu filho ate hoje não se conforma, tivemos que parar com os tratamentos pois já não tinhamos como ir, ele teve quer fazer algumas terapias com psicologo, hoje se faz 3 anos e não podemos comprar nunca mais uma caminhoneta, nossa renda nunca vai dá. Ele faz tratamento no hosp. sarah em brasilia e tem que ir de 6 em 6 meses e o maios sonho é ter devolta um carro grade como fala com gesto sei q é a caminhoneta.
    Pois bem não sei a possibilidade de vcs fazer uma doação ao meu filho ele não é condutor pois ainda só tem 12 anos, mais o sonho e o pedido com olhar é tão grande que as vezes fico sem saber o q falar, sou mão mãe e uma mãezona e só quero realizar esse sonho dele, se vcs tiver enteresse de fazer essa doação que seja para ele no nome dele e que nunca possa sair do nome dele meu filho é muito amavél…que esse Email chegue em mãos abençoadas e que DEUS possa ajudar a realizar esse sonho do meu grande filho
    vcs podem vim em minha casa para conhece-lo e ver o quanto ele é especialo meu email e esse que está moro em natal.
    só quero fazer essa realização ao meu filho. trabalho como telefonista e ganho o sálario da categoria….me responda mesmo q a resposta seja positiva ou negativa….vcs pode fazerem pesquisa da nossa vida.

    DEUS abençoe

  56. 57 francinete

    ah !
    não é preciso ser um carro novo um que possa carregar tds os assessorio dele, me ajude a realizar esse sonho do meu filho. podem vim nos conhecer meu tel. 84-9915-5918 por favor apaque quando receber esse apelo.

  57. 58 waldir Fontanin

    Bom dia:

    Somos uma empresa de montagem, manutenção, caldeiraria, projetos industriais, gerenciamento controle de qualidade, gostariamos de sermos convidados para uma visita técnica para que juntos possamos apresentar nossa empresa.

    Diretor Comercial.
    Waldir Fontanin.
    Fone:19-38125555.
    Visite nosso site: http://www.stimontagensindustriais.com.br

  58. 59 jorge alberto carcamo lemes santos

    Jorge Alberto Carcamo Lemes Santos
    Deficiente:Aditivo
    Rua: Felipe Cardoso de Paulo
    Idade 24 anos Campos,555 bloco 12 apto 42
    Bairro: Perus- São
    Telefones: 39192377 /94193014 / 91265577
    Email:element.jor85@gamail.com

    Objetivos :
    A disposição da empresa

    Formação Acadêmica:
    Ensino médio completo

    Cursos:
    Informática Básica
    Técnica em montagem de micro.

    Atividades desenvolvidas:

    Auxiliar de estoque
    Auxiliar geral
    Ajudante geral

    Histórico profissional

    Koraicho Mercantil Ltda
    Cargo: Auxiliar de estoque e empacotador
    Período: 23/09/2003 a 30/02/2004

    Plano Industria e Coércia de Plásticos Ltda
    Cargo: Ajudante geral
    Período: 01/11/2004 a 13/02/2005

    Amplcabos Industria com. Rep.Ltda
    Cargo:Auxiliar de Produção
    Período: 01/03/2005 a 14/01/2009

  59. Gostária que me enviasse o email para poder enviar o meu…pois estou querendo fazer parte dessa empresa…obrigada…

  60. 61 Alex Basso

    Olá,sou mecânico de manutenção hidráulica de equipamentos de terra planagem,e como trabalho com sistemas hidráulico tenho alguns projetos que podem ser aplicados em veículos de luxo e no qual quero entrar em contato com vcs para fornecer minhas idéias, e tornar através dos meus projetos uma linha de autos de luxo e pick ups muito mais confortáveis pra que adquirir e mais competitivo no mercado automobilístico,caso haja interece entre em contato comigo através do meu e-mail bassoalex@hotmail.com, que estarei a disposição para fazer uma demonstração dos meus projetos,sem mais grato pela atenção.

  61. 62 Renata Polvora

    Oi estou de mudança para indaiatuba ,gostaria de saber se tem como ,eu enviar um curriculun ,para uma oportunidade de emprego, meu imail renatapolvora@hotmail.com,irei morer perto da fabrica …obrigada pela atenção …


  1. 1 Toyota confirma investimento em fábrica na Índia enquanto no Brasil impera a indefinição. « Estratégia Empresarial
  2. 2 A novela da 2ª fábrica da Toyota no Brasil. « Estratégia Empresarial
  3. 3 Toyota confirma nova fábrica da empresa em Sorocaba. « Estratégia Empresarial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: