Conheça a fazenda-escola indoor de Tokyo. Cultivo de plantas para o século 21.

18fev08

bnr_pasonao2.gifNo distrito comercial de Otemachi na cidade de Tokyo, a empresa Pasonao 2, oferece treinamento para aspirantes a fazendeiros.

pasona3.jpg

A fazenda urbana, local onde já foi um banco, a luz e a temperatura são mantidas através de computadores.

A empresa nasceu para proporcionar uma formação agrícola a jovens que estão tendo dificuldade em encontrar emprego e as pessoas de meia-idade, em busca de uma segunda carreira.

O “campo” tem uma área de 1000 metros quadrados. Tomates, alfaces, morangos e outras frutas e legumes são cultivados, bem como flores e ervas (100 produtos diferentes).

Na ausência de luz solar, as plantas são sustentadas por luz artificial. Os legumes são cultivados isentos de pesticidas e fertilizantes.

As plantas são cultivadas na água, hidroponia, e quase nenhum solo é utilizado.

Há cerca de 15 “plantas-fábricas” no Japão totalmente controladas por computadores. A maioria estão localizadas em áreas suburbanas, no entanto, este é o primeiro a utilizar um prédio dentro da cidade.

Sala 1 Flor Campo. LEDs brancos são utilizados. Plantas cultivadas por RGB LED. Luzes metalizadas são utilizadas.

top.jpg

01l.jpg

65814de4.jpg

Sala 2 Erva Campo. Luzes metalizadas são utilizadas.

03-1-0612.jpg

03-1-0613.jpg

Sala 3 Plataforma Campo de Arroz. Lâmpadas de sódio de alta pressão. O arroz é possível ser colhido três vezes ao ano.

14-4.jpg

02l.jpg

2262395384_413d7945bd_o.jpg

Sala 4 Frutas/Legumes Campo. Cultivo de tomate por hidroponia. Com lâmpadas fluorescentes.

03l.jpg

Sala 5 Vegetal Campo. Luzes metalizadas são utilizadas.

room5a.jpeg

Sala 6 Quarto dos Legumes. Os Alfaces são cultivados com lâmpadas fluorescentes. O cultivo é feito em “camas”.

04l.jpg

E o lugar conta ainda com uma simpática cafeteria.

03-1-0616.jpg

cafeteria1.jpeg

Via

Veja também:

30.01.2009: The Rise of Urban Farming Worldwide



12 Responses to “Conheça a fazenda-escola indoor de Tokyo. Cultivo de plantas para o século 21.”

  1. 1 Claudia Vanucci

    Olá gostei muito da matéria e gostaria de saber mais, me mandem notícias, pois estou estudando a fundo sobre indoor paisagismo
    Abçs, Claudia

  2. Olá Cláudia,

    com certeza, assim que eu me deparar com mais notícias à respeito estarei lhe enviando.

    Abs

  3. 3 Yukio Murata

    fui conhecer esta nova tecnologia depois que li a respeito fiquei deslumbrado,nem sei como descrever.Pretendo aprofundar no assunto,pois sou produtor de hidroponia ai no Brasil.
    Abçs

  4. Olá Yukio,

    espero que vc consiga realizar este seu desejo!

    Abs

  5. 5 Enio

    Oi pessoal, tenho muito interesse na hidroponia sendo que fiz um curso e pretendo iniciar um cultivo. Agradeço se se alguem conseguir mais informações sobre esse assunto.
    Abçs

  6. Olá Enio,

    caso eu tenha conhecimento de novas matérias sobre hidroponia estarei postando aqui no blog.

    Abs

  7. 7 eclair

    Gostaria de saber mais sobre hidroponia quem sabe fazer ate um curso aki no Japao.me responda por favor.

  8. Olá Eclair,

    no próprio artigo tem o link da empresa que promove os cursos da área de hidroponia. A empresa fica em Tokyo no bairro de Omotesando.

    Você pode entrar em contato diretamente com a empresa. Claro que eu não sei em que localidade você mora e tampouco se você sabe falar o nihongo, enfim, é o máximo que eu posso fazer por fazer, afinal, estou aqui no Brasil.

    Acho que deve ter em outras localidades este tipo de empresa e curso no Japão, mas eu não saberia lhe dizer.

    Espero ter ajudado, se precisar estou à disposição,

    Abraços

  9. Olá Eclair,

    o correto é Otemachi, o bairro de Tpkyo.

    Abraços

  10. Bom estou fascinado com tudo isso adoraria tem mas caminha de informação. e participar mas dos grupos…
    ralph -55-81-3525.8147
    recife-pe-brasil

  11. que bom e lindo gostava de recebar dicas. pra tinha um igual em Cabo Verde


  1. 1 A arte da caligrafia japonesa « Estratégia Empresarial

Deixe uma resposta

