Compacto Fox: A VW e o processo administrativo instaurado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.

12fev08

Foi instaurado nesta terça-feira por conta da “guilhotina” do compacto Fox. A partir desta quarta-feira a montadora terá 10 dias para apresentar a defesa.

01287100400.jpg

Foto: Rogério Albuquerque/Ag. Fotogarrafa/ÉPOCA

A suspeita do órgão é de que houve descumprimento nas regras do Código de Defesa do Consumidor que determinam a realização de “recall” em casos de defeitos. Com evidências, desde 2004, a montadora corre o risco de levar uma multa no valor de R$ 3 milhões.

O diretor do DPDC disse que o foco principal da investigação será avaliar se havia um defeito na peça e, nesse caso, se a empresa sabia e não fez o chamamento dos proprietários para correção, obedecendo todas as regras de divulgação e transparência que mandam a legislação. Os “recalls” são convocações de clientes para substituição ou correção de peças com defeitos.

A solução para o problema demorou muito e o recall deveria ter ocorrido. Acredito até que a multa no valor de R$ 3 milhões é um paliativo em face da gravidade, afinal oito consumidores mutilados e quantos mais se machucaram é um arranhão na imagem muito grande.

9 Responses to “Compacto Fox: A VW e o processo administrativo instaurado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.”

  1. 1 Simone Ventura

    Sou advogada, e tenho um amigo que também teve o dedo médio decepado, pelo banco traseiro do fox. Gostaria de saber de mais informações sobre essa indenização
    O nome dele é : Laerte Marques, Sud Menucci-SP.
    Tel. 18-3786-7481. Se possivel entra em contato!!!
    Obrigado pela atenção.
    Simone

  2. Olá Simone,

    quanto as conseqüências para a VW é aguardar o desfecho do processo administrativo impetrado pelo DPDC.

    Veja à respeito:

    https://estrategiaempresarial.wordpress.com/2008/02/12/compacto-fox-a-vw-e-o-processo-administrativo-instaurado-pelo-departamento-de-protecao-e-defesa-do-consumidor-dpdc-do-ministerio-da-justica/

    Abs

  3. Olá
    Meu carro é Fox modelo 2008 e comprei em agosto, zero km, direto da concessionária.
    Não encontrei no porta-mala nenhuma corda parecida com a da ilustração. Apenas uma corda presa nas duas extremidades, sem nenhum metal. Será que este problema já foi corrigido então?

    Maria das Graças Razera
    Foz doIguaçu / Paraná

  4. 4 Andrey Cocati

    Olá Maria,

    quanto a sua dúvida, entre em contato diretamente com a Volkswagen pelo número 0800 019 8866, disponível de 2ª. a 6ª., das 8 às 22h, e aos sábados das 8 às 14 horas.

    Ou entre no hot site da própria empresa à respeito do problema:

    http://www.vwbr.com.br/bancodofox/

    Qualquer dúvida estarei à disposição,

    Abs

  5. Olá Sandor,

    irei passar o seu e-mail para uma das pessoas que desde 2004 vem lutando pelos direitos dos consumidores que sofreram com o problema do Fox.

    Abs

  6. 6 Osmar Gomes sobrinho

    Eu Osmar Gomes sobrinho, quero registrar aqui á minha indignação com com relação
    o que faz os bancos com os clientes. Eu que tenho conta na caixa e no bradesco,
    mas o que já sofri com esses bancos, e o pior não tenho á quém recorrer, pois eu
    já fui no procon contra o bradesco, que mudou um investimento que eu fiz no cdb, para
    um tal de hiperfundo, que tem que pagar taxa de administração e também segundo eles
    um sorteio de vários premios como carros e milhares premios diário e semanal. Eu por
    exemplo, de acordo com o que eu tinha investido no banco, eu teria direito 5 sorteios
    diário de um carro. Porém de acordo com o regulamemto, o banco teria que me fornecer os cupons com os números para que confirisse na loteria federal. Porém eles
    nunca me deram nenhum número e eu nunca ganhei nada durente 3 anos
    concorrendo, eu teria 25 números por semana. E também o proprio gerente admitiu
    que o cdb rendeu mais do que o hiperfundo durente o periodo aplicado, ele me disse
    que iria me crditar á diferença mas até hoje não creditou. Eu entendo que o tal
    sorteio de premios configura propaganda enganosa e apropriação indébita.
    Já á caixa federal, já está me negando os extratos da conta poupança dos anos de
    87 e do ano de 89, eles alegam que não encontrou nada e que eu não tenho o Nº
    da conta, só que eu tenho á certeza que tinha conta naquela agência, e o banco
    santander me forneceu os extratos sem que eu fornece o nº da conta e á agência da
    caixa federal da freguesia do ó me forneceu sem o número da conta. Eu me lembro
    muito bem que tinha conta na agência da pedroso de moraes 644 pinheiros, tanto é
    que eu trabalhava na padaria CISNE, que fica á 600 metros da agência e eu
    colocava o todos meses parte do dinheiro que ganhava como balconista de frios.
    O banco Santander que também fica em frente á agência em questão me deu sem
    problemas. Outra coisa absurda, é que na caixa eu já depositei quantidades em
    dinheiro eletronicamente num envelope, mas que só entrou na minha conta parte do
    dinheiro, porque o tal sistema não confere na hora o dinheiro depositado, ficando
    á cargo dos conferentes que nunca faz direito, e quem perdeu foi eu. então eu
    gostaria de poder ver meios de entrar com uma ação na justiça .

  7. 7 OSMAR GOMES SOBRINHO

    EU Osmar Gomes sobrinho, que sou ccliente dos bancos bradesco e da caixa federal.e tenho umin
    2 investimento no bradesco, um no CDB, e outro no VGBL, eu coloquei na época 1.500.00 reais no CDB
    E 3000, no VGBL. depois de 1 ano eles tirou o dinheiro que eu havia colocado no CDB e colocou no
    hiperfundo que sempre rendeu menos, e com uma taxa de administração de 4,5 ano. Esse tal de hiper-
    fundo tem desde do ano de 2004 uma promoção de carros e milhares de premios por semana, eu pelo
    o tanto aplicado , eu tinha direito 5 cupons,ou seja 25 por semana , durante 3 anos , então eu teria
    direto mais de 4,5 mil durante todo esse tempo que eu deixei o dinheiro aplicado no bradesco. Só que
    eles nunca me forneceram os números e também nunca ganhei nada. Eu isso propaganda enganosa e
    apropriação indébita. Outra os rendimentos das aplicação deu uma diferença de 250 por aplicação, e o
    próprio gerente admitiu que o CDB deu mais e que ele iria creditar á diferença na minha conta,mas
    não aconteceu. J’á á caixa federal , eu já venho tentando obter os extratos da conta poupamça dos
    planos bresser e verão, mas não obtive sucesso na agência perdoso de moraes 644 em pinheiros capiltal.
    Eles sempre dizem que não encontrou ou que o meu CPF está errado. Eu já fiz vários pedidos e não
    sem sucesso, eu tenho á certeza que tinha á conta naquela agência, porque eu trabalhava na padaria
    CSN que fica á 600 metros da agência e eu colocava lá parte do meu salário que ganhava como
    balconista. Eu já obtive os extratos sem fornecer o nº conta em outros bancos sem o nº.


  1. 1 Atendimento ao consumidor: As falhas e as dificuldades das empresas em se relacionarem com seus clientes. « Estratégia Empresarial
  2. 2 O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, sabia do problema do compacto Fox da Volkswagen desde 2006. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

