Números do dia: 3,02 milhões de veículos produzidos nos últimos 12 meses, encerrados em janeiro de 2008.

11fev08

Segundo a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esta é a 1ª vez que a produção passa dos 3 milhões de veículos produzidos no período de um ano.

Para este ano, a estimativa da produção é de um acréscimo de 8,9%, segundo a própria Anfavea, atingindo 3,235 milhões de unidades ao final do ano. As vendas deverão avançar 17,5%, para 2,895 milhões de veículos.

Segundo presidente da entidade, Jackson Schneider, não haverá falta de carro porque houve aumento na capacidade produtiva. Para março deste ano serão anunciados a capacidade produtiva total, fruto dos investimentos anunciados pelas montadoras instaladas no País, como Fiat, Peugeot/Citroën e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Vale ressaltar que os investimentos no setor automobilístico no decênio 1996/2006 foram de mais de 10 bilhões de dólares, com a abertura de 22 fábricas de diversas montadoras como Renault, Peugeot, Toyota e Honda.

Os investimentos em conjunto com o início do Plano Real foram projetados para aumentar a produção de 2 milhões para 3,5 milhões de veículos.

O resultado destes vultosos investimentos foram anos de capacidade ociosa e retorno muito abaixo do esperado ou em muitos casos com um enorme prejuízo, como da GM e Renault. Neste período as vendas internas estavam estagnadas e o foco era exportação.

Somente a partir de 2004 que a produção começou atingiu a marca de 2 milhões de veículos produzidos. Culminando neste ano de 2008 com a totalidade da capacidade instalada.

Anúncios


2 Responses to “Números do dia: 3,02 milhões de veículos produzidos nos últimos 12 meses, encerrados em janeiro de 2008.”


  1. 1 Fim da novela: Nova fábrica da Toyota será mesmo no Estado de São Paulo. « Estratégia Empresarial
  2. 2 A novela da 2ª fábrica da Toyota no Brasil. « Estratégia Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: