Entrevista com Jorge Paulo Lemann

27jan08

ambev_jorge_01.jpgA HSM Management fez uma rara e exclusiva entrevista com o lendário empresário brasileiro que atualmente mora na Suíça.

Segue abaixo um trecho da entrevista:

Qual foi a gênese dessa cultura gerencial vencedora?

Nossa cultura teve origem no Banco Garantia, onde estávamos o Marcel, o Beto [Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, respectivamente], eu e alguns outros sócios. Foi uma cultura que desenvolvemos copiando pessoas que achávamos eficientes e adaptando a nossa maneira de ser.

Entre nossas grandes influências estiveram o melhor banco de investimentos no mundo hoje em dia, o Goldman Sachs –com eles aprendemos a meritocracia, o treinamento intenso e a necessidade de dar oportunidades para as pessoas–, o Wal-Mart –com o fundador Sam Walton aprendemos que, para chegar ao pote de ouro no fim do arco-íris, tem de ter calma para percorrer todo o arco-íris, além de motivar muito os funcionários, tratá-los bem e aos clientes também– e a General Eletric –não tivemos contato direto com eles, como foi nos outros dois casos, mas sempre lemos tudo o que saía sobre Jack Welch; os relatórios anuais da GE eram nossa Bíblia. Baseados nessas três vertentes e mais no que estávamos aprendendo ao fazer os negócios, fomos construindo nossa própria cultura.

Como você a descreveria?
Alguns parecem achar que se resume a ser workaholic, vestir calça cáqui e camisa jeans, ganhar bônus… [risos]

Basicamente nossa cultura acredita que o indivíduo deva agir como dono e também acredita em sua competência para fazer as coisas essenciais acontecerem. É uma cultura que crê ainda que as pessoas têm de trabalhar juntas e numa direção comum, do sonho grande. E, importante, é uma cultura que aposta em rachar lucros. Nunca fomos o tipo de empresário que quer os lucros todos para si e vê o resto como “os índios”; somos as pessoas que mais milionários colocamos na praça, provavelmente, e temos o maior orgulho disso. Também é uma cultura que privilegia as coisas simples. O resto da cultura é trabalhar duro, muito duro –não tem moleza, não– e “pra burro”. E uma parte essencial é muita comunicação; tudo é falado abertamente, nem parede temos em nossas salas, e todo mundo se preocupa em educar o outro sobre gestão. Até porque, dentro da nossa cultura, ninguém progride se não criar um substituto. Nossa cultura básica está explicitada em 18 pontos que, juntos, formam uma cultura sólida. Eu francamente me surpreendo às vezes quando estou lá no fim do mundo e vem alguém defendendo esses pontos com uma veemência com que eu talvez jamais tenha defendido. (o quadro com os 18 Princípios da vitoriosa cultura de gestão, está na página 5 da edição 66 da revista HSM Management nas bancas a partir do dia 28 de janeiro ou acesse o site para assinar a revista)

Atualizando em 17.03.2010:

Os multiplicadores de talentos: No banco Garantia, eles formavam jovens milionários. Hoje, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira se dedicam a uma rede de multiplicação de talentos que vai muito além – de estudantes universitários a gestores públicos. Leia reportagem completa no site da Revista Exame aqui.

Anúncios


16 Responses to “Entrevista com Jorge Paulo Lemann”

  1. Olá, Boa Tarde

    Caro José, que entrevistou o inlustre JORGE PAULO LEMANN,

    Venho à alguns meses pesquisando maneira de contactar com acessores do

    empresário, uma vez que é do interesse dele ou do grupo em explorar a atividade de

    postos de combustiveis na região Sul do Brasil.

    Sou Corretora de imóveis e trabalho direcionado para investidores, temos em

    carteira rede de posto montada para comercialização, disponibilidade e

    conhecimento na área.

    Se possivel nos informar meios de contactar, ou até uma parsseria junto ao Senhor pela indicação.

    Atenciosamente

    Maria Helena Barbosa

  2. Precisamos entrar em contato com o Diretor de Novos Negócios do Dr. Jorge Paulo Lehnann. Temos uma cervejaria de médio porte que talvez possa lhe interessar.
    abraços
    plinio sales
    (21) 32082756 99224249

  3. 3 william soares pinheiro

    gostaria de saber ,em que jorge paulo lemann é formado em que curso na faculdade dos EUA.desde ja obrigado por favor responder pelo meu imail .
    williamtribo@hotmail.com

  4. 4 francisco cordeiro filho

    preciso contactar jorge paulo lemann sobre destinos do imovel ocupado pelas lojas americanas na rua visconde de piraja 532 , ipanema. Há interesse da familia proprietaria em negociar futuro da loja face as pressões imobiliarias naquele local. Ao menos recomendo contato com setor juridico da LASA, SR inacio vilela que conhece bem o problema. Na verdade essa loja (22) ocupa 2 imoveis , o outro é da familia Jabor ( lembre-se do cineasta/jornalista) ARNALDO, Favor considerar meu apelo pois muitos problemas poderão ser evitados. Abs francisco

  5. 5 luiz fernando

    Sr. Meu nome é Luiz Fernando castro tenho 48 ano moro em São Paulo Capital, na rua Campo Belo do Sul 464 PQ Vitoria , estou desempregado sou casado e tenho dois filhos sendo a mais nova com sete meses,preciso de uma ajuda, estou com dois alugueis atrasados , mas gostaria de pagar o mais atrasado que esta em torno de 1.170,00 reais mas só tenho 200,00 e preciso do restante para pagar , por favor me ajude , se quiser entrar em contato com a imobiliária, pode entrar é Eisa Imóveis.me desculpe por entrar assim em seu E-mail mas não estou conseguindo arrumar esse dinheiro , é só isso que peço essa ajuda , pois o próximo aluguel vamos pagar . Por favor já venceu no dia 10/03/11 mas está no nome de uma pessoa que foi minha fiadora e eu não quero prejudicá-la, de maneira nenhuma .
    Muito Obrigado pedirei a DEUS para que os abençoem e assim possam nos ajudar .
    Obrigado Luiz Fernando Castro Silva

  6. PELO MUSEU DA PAZ MUNDIAL ATÉ QUINTA

  7. JORGE PAULO LEMMANN

  8. MUSEU MILITAR Conde De Linhares

  9. 10 Fernando Luis Cipriano de Oliveira

    Ola sr. Jorge Paulo Lemmann que JESUS lhe de muita paz,saude e alegrias juntamente dos seus familiares.

  10. 11 julio cezar pereira de sousa

    Sr. jorge paulo lemann, boa dia.
    estava lendo a revista epoca desta semana, fiquei muito feliz que nosso brasil ainda tem homen de sua capacidade e sensibilidade humana para com seu auxiliares, devagar e sempre construindo coisa boas para nosso povo e para o brasil, gerando milhares de empregos, resido em joão pessoa, estou funcionario publico, mais sempre admirei gente como o senhor, empreendedor e humano, sempre tive vontade de ser empreendedor mais sem recurso, fiquei orfão muito pequeno tive que trabalhar para da conta de minha pequena famila,mãe e mais três irmâos, acho que todo empresario basileiro devia seguir seu exemplo, dando mais aportunidade para seu auxiliares para crescer, trabalhei em uma empresa da familia, mais nunca foi dada a oportunidade para que eu fizesse alguma coisa dentro da empresa.a empresa fecho e fiquei sem emprego po um bom tempo. hoje tem 55 anos, acho muito tarde para começar.
    obrigado, pela atenção caso venha a ler este imail.
    meu imail e juliosousa58@gmail.com.

  11. Boa tarde!
    Descobri uma vacina anti-bala, preciso de trabalhar para um grande Empresário Como o senhor Jorge Paulo Lemann. Sobre esta vacina não é uma mentira, aceito fazer uma demontração a 4 pessoas ou mais , se assim o quiserem. Meu e-mail:


  1. 1 Jorge Paulo Lemann e os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil. « Estratégia Empresarial
  2. 2 A Inbev quer engolir a Anheuser-Busch. « Estratégia Empresarial
  3. 3 Lojas Americanas e a falta de bom senso no pós-venda « Estratégia Empresarial
  4. 4 aprado blog » Lemann, Drucker e Welch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: