Conheça o passo-a-passo na importação de carros antigos

06abr08

No jornal Folha de São Paulo de hoje saiu um passo-a-passo da importação de carros antigos. Por lei um carro com mais de 30 anos pode ser importado sem problemas, mas tem que ser para fins culturais e de coleção. Conheça a lei aqui, do site Carro Antigo.

1- O carro deve ter condições de andar e idade mínima de 30 anos;

2- Antes de o carro deixar o país de origem, é preciso ter a LI (Licença de Importação), emitida pela Receita Federal;

3- O Ibama (instituto do ambiente e dos recursos naturais) e o Decex (Departamento de Comércio Exterior) analisam a importação, algo que leva de 15 a 30 dias;

4- O carro deve ser pago por depósito bancário numa instituição financeira no Brasil; é importante definir com o vendedor a taxa de câmbio;

5- Uma companhia marítima viabiliza o embarque e aluga um contêiner. Se o carro ficar retido no porto, será cobrado um aluguel de armazenagem por dia;

6- Devem-se pagar 35% de Imposto de Importação, 25% de Imposto Sobre Produtos Industrializados, 18% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e 11,6% de PIS/Cofins;

7- A Receita emite o número do Renavam (registro de veículos automotores) para que o carro seja legalizado no Denatran (departamento de trânsito);

8- Quem faz o trâmite no Denatran é o despachante policial;

9- O processo, da compra à obtenção da placa brasileira, dura cerca de 90 dias.

Fonte: Bellian Assessoria Aduaneira, Receita Federal, Folha de São Paulo, Site Carro Antigo.

Atualizando em 12.07.2011:

Cadastro de importador
Em alguns casos, o limite de US$ 3 mil para a importação de pessoa física ainda é baixo. Para valores mais altos, como no caso de carros antigos, o interessado pode conseguir um registro na Receita Federal para trazer produtos além dessa cota. Vivaldo Piraino, consultor em comércio exterior, explica que esse processo, no entanto, é mais burocrático. “Para que uma pessoa importe acima desse valor, ela necessita entrar em contato com a Receita Federal e se cadastrar no Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR)”, diz.

Para isso, o importador precisa apresentar os mesmos documentos de uma pessoa jurídica. Atualmente, para cadastro simplificado no RADAR, são exigidos documentos como requerimento preenchido em duas vias com firma reconhecida, documentos de identificação, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (RG), certificação digital e-CPF e instrumento de outorga de poderes para representação de pessoa física. O processo demorará mais para ser finalizado, levando de dois a três meses para o consumidor receber o produto em sua casa.

Sun complementa que este tipo de ação, porém, não é tão usual no mercado. “Para uma pessoa física realizar este processo é mais complexo e demorado, especialmente porque a Receita libera o cadastro somente para importação única”, ressalta. Isso significa que, toda vez que o interessado for importar um produto acima de US$ 3 mil, ele deverá refazer o cadastro.

Link do Terra aqui



65 Responses to “Conheça o passo-a-passo na importação de carros antigos”

  1. 1 William Bollmann

    Por favor, gostaria muito de saber se e possivel ter acesso ao telefone ou site da empresa Bellian Assessoria Aduaneira, uma das fontes da reportagem “Conheça o passo-a-passo para importações de carros antigos”.

  2. 2 jm despachante

    gostaria de saber como faço a legalização de veiculos antigos…comprei um ford 1929,mas ñ tem documento algum…qual o procedimento legal?

  3. JM,

    sugiro entrar em contato com a Federação Brasileira de Veículos Antigos

    http://www.fbva.com.br/

    Eu não sou da área e acredito ser mais fácil por esse caminho.

    Espero ter ajudado,

    Boa sorte!

  4. 4 adailton

    eu gostaria de sabe como eu fasso para leva meu carro daqui da frança para o brasil
    eu ja tenho ele ja 3anos como eu fasso

  5. Olá Adaílton,

    acesse este link que possui informações completas:

    http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/info_importacao_carro_antigo.htm

    Espero ter ajudado,

    Abraços

  6. 6 Armelindo Roldi

    Gostaria de saber se um uruguaio com dupla cidadania , pode entrar com um carro antigo no brasil e vendê-lo aqui

  7. Olá Armelindo,

    Caso seu carro se encaixe nests condições de tempo entre outros fatores este link que possui informações completas:

    http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/info_importacao_carro_antigo.htm

    Espero ter ajudado,

    Abraços

  8. 8 Guy Bodart

    Dear Sir

    Vou passar ao Brasil e ao vivo (Residente) e aí gostaria de ter o meu carro comigo. Eu tenho esse link que explique que o carro deve ser de 30 anos para ser importado para o Brasil.

    Conheça o passo-a-passo na importação de carros antigos

    No meu caso é que vai ser uma importação ou uma exportação?

    Aqui estou eu perdi! Eu não sei o que está a 30 anos significa, porque alguém me disse que nenhum carro pode ser exportado para o Brasil. Mas … Eles não podem ficar no Brasil .. Eu acho

    Mas, no caso dos automóveis 30 anos, acho que eles podem ficar no Brasil. Estou certo? É confuso para mim.

    E como você pode provar que você é um colecionador?

    Podemos usar o carro na estrada? Ou é apenas para a mostra?

    Eu pretendo morar no Brasil e tem-me com o meu carro.

    O que devo fazer? Qual será o imposto se o carro como um efeito pessoais (Li que um carro não é um efeito pessoais)

    Eu realmente preciso de sua ajuda sobre este problema. Porque eu sou confundido sobre essa lei “colecionável ou veículos usados”.

    Muito obrigado pela gentileza e ajudá-lo!

    Guy Bodart

    bodart@intermind.net

  9. Olá Guy,

    se você vai trazer o carro ao Brasil eu entendo que queira exportar, mas se você já tiver toda a sua documentação de residente no Brasil – entendo que seja uma importação. Precisa ver qual caminho mais fácil nesta questão.

    Entendo também que um carro com mais de 30 anos deve ser de colecionador e tampouco como veículo usado. Para saber como e qual as condições ele deve entrar eu aconselho você entrar em contato com empresas especializadas na área.

    Acesse este link e tente por aqui:

    http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/info_importacao_carro_antigo.htm

    O editor deste blog não atua na área e tampouco sabe como proceder, apenas reproduzi a matéria de um dos maiores jornais brasileiros.

    Digitei no Google assessoria aduaneira e apareceram diversas empresas brasileiras:

    http://www.google.com.br/search?q=Assessoria+Aduaneira&btnG=Pesquisar&hl=pt-BR&cr=countryBR&client=firefox-a&channel=s&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&hs=0wI&sa=2

    Talvez seja o caminho para você.

    Abraços,

  10. 10 Gesiel Silva

    olá, gostaria de saber qual o valor de imposto que sera cobrado dum veiculo com 30 anos de uso nos EUA. pois meu primo esta vindo da america e que usar um caro dele aqui no brasil e deixá-lo prah mim aqui, mas queriamos ver como fazer prah legalizar esse veiculo aqui.quanto tem que pagar de imposto e quais meios recorrer prah fazer a legalização.Obrigado pela atenção

  11. Olá Gesiel,

    leia os outros comentários e minhas respostas para você tentar esclarecer este assunto.

    Abraços

  12. 12 paulo medeiros

    Olá, gostaria de saber se há alguém com experiência, que possa me dizer se importar carros clássicos para venda é um negócio lucrativo. Obrigado!

  13. Ola, gostaria que esclarecesse minhas duvidas.Vivo em Portugal e trabalho com antiquario e tenho muitos carros antigos e usados e preciso saber como é o procedimento para trabalhar com carros antigos no Brasil,e também com os -usados.Outra coisa tenho uma mercedes classe s 320 2001, posso leva-la pro Brasil, sendo matricula francesa?O que devo fazer?Agradeço a gentileza em me informar com urgencia!

  14. 14 Fred

    Olá,

    Um dos requisitos para a importacao de carros antigos é sua originalidade, certo?! Pois os mesmos são importados com fins de coleção.
    Procurando por carros antigos na internet, vi que muitos possuem peças alteradas durante a restauração.
    Queria saber se posso importar carros antigos modificados. Não intendi muito bem esse ítem na lei.
    Se alguem puder me ajudar, agradeço.

    Fred

  15. 15 Thiago

    ola moro em manaus – AMAZONAS – BRASIL FICA BEM PROXIMO DA VENEZUELAE DA PRA IR DE CARRO.. QUERIA SABER COMO FAÇO PRA TRAZER UMA CARRO USADO DE LÁ ANO 2000 MAIS OU MENOS, QUERIA SABER QUANTO DE IMPOSTO IRIA PAGAR… POIS QUERO TRABALHAR COM REVENDA.. TENHO DUPLA NACIONALIDADE.. SOU BRASILEIRO E VENENZUELANO.. COMO FAÇO?

  16. 16 Andre

    Boa noite!
    Importei 2 carros com mais de 30 anos (Mustang) em 2008.
    Estao documentados tudo ok.
    Pergunta:Posso vender?
    Existe algun impedimento legal para isso?

    Grato,

    Andre

  17. Boa tarde,

    Nossa empresa SUPREMA ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR Trabalha com desembaraço aduaneiro Importação e exportação, no caso de carros antigos fazemos todos os tramites junto a Receita Federal para liberação para embarque, pelo porto de São Francisco do Sul – SC.

    Caso alguém deseje exportar, entrar em contato pelo telefone: 47-3444-5352

    Sds,
    Nelson

  18. 18 flavio

    Olá amigo !!!! Meu nome é Flavio, moro em Vitoria ES, gosto muito de carros antigos, principalmente os brasileiros esportivos, possuo um puma conversível um Gurgel Tocantins… Tenho vários contatos em Vitória e interior… Fazendo uma análise do mercado e das condiçoes naturais do meu estado em termos de portos e contatos que possuo na receita federal e outros orgãos, gostaria de saber se a possibilidade de exportação de carros brasileiros antigos, ou seja, se há mercado ???? abraçossss

  19. eu queria ver seos carros inportado antigos

  20. 20 Jésus Fernandes da Costa Jr

    Para obter os documentos necessários a importação de carros antigos, é preciso que eu ja saiba qual carro importar, ou eu posso obter os documentos e depois procurar o carro?

  21. 21 seme

    tenho 4 carros antigos de familia, gostaria de imformaçao p/ viabilizar a importaçao pois os mesmos se encontran na siria, como fazer??

  22. 22 nelton

    ola tudo bem sera q vc pode me passa qual e o processo de importar carros antigos e o processo de por placa preta…. obrigado

  23. 23 luis antonio

    Bom dia estou enterecado em comprar um mustang 1968 ja pesquisei tudo so gostaria de saber se : posso transitar com o carro normalmente e se o mesmo tem restricoes para venda posteriormente grato

    Luis Antonio
    Rio de Janeiro

  24. 24 josé

    caros boa tarde.
    parte das informações esta errada, explico:

    – item 3, o Ibama e o Decex não analisam a importação e sim a licença do produto, quem analisa a importação é a receita federal

    – item 4, o carro não deve ser pago por depoósito bancario e sim através de um fechamento de câmbio de pagamento antecipado de importaçao, através de uma invoice

    – item 6, não são todos os impostos que incidem diretamente sobre o valor do veiculo. a maioria deles incidem sobre o valor do produto mais o valor do imposto anterior. o PIS e COFINS não são um único imposto

    – item 7, a Receita não emite o Renavam e sim efetua o pré cadastro do veículo. o Denatran efetua o complemento desse pré cadastro e emite o numero do Renavan

  25. Estou morando na Alemanha e tenho 2 automoveis com cerca de 5 anos de uso. Estou voltando para o Brasil e quero levar meus automoveis comigo pois o preço de revenda de veiculos usados na Alemanha é muito desvantajoso.
    Posso levar meus carros e regularizar os documentos no Brasil?
    Como posso fazer esta documentação?
    Agradeço!

  26. 26 Rob

    Eu gostaria de saber se eh possivel trazer um carro estrangeira para Brasil como turista e depois legaliza-lo atravez do requerimentos da placa preta?

  27. 27 Erik

    Tenho uma pick up colorado 2010 e um trailer de 25 pes aqui nos estados unidos e quero leva-lo para o brasil para viajar dentro do Brasil, sou brasileiro e tenho residencia nos estados unidos, quanto tempo posso ficar com o veiculo rodando no Brasil? qual seria a documentacao nescessaria? Agradeco sua atencao.

  28. 28 guglielmo sodano

    queria saber p favor sendo turista italiano que pretende morar no brasil p 3 meses coisa devo fazer se levo o meu carro ai de navio logicamente qual sao proceduras e taxas obgd

  29. Ola,boa tarde gostaria de saber algo?estou morando nos Estados Unidos ha 24 anos,aqui cheguei e aqui fiz residencia e constitui uma familia,hoje depois destes anos resolvi voltar ao meu pais Brasil,sendo que ja tenho minha propiedade onde vou estabilizar,mais tenho algo a perguntar-lhes? voltando com minha mudanca posso eu levar meu carro,e meu barco com minha mudanca?. E que ja tambem sou cidadao americano,muito obrigado por sua atencao.

  30. 30 bruno

    ola bom dia sou o bruno gostaria que me repondese no meu email eldiablom5@hotmail.com eu vou para o brasil mas gostaria de levar meu carro qual o procedimento que devo fazer para levar meu carro para o brasil para circular la legal mas gostaria de saber se e posssivel legalizar la no brasil eu sou brasileiro e vivo em portugal legalmente com residencia e possivel legalizar no brasil e para eu ter la obrigado

  31. 31 fernando

    ola, sou brasileiro e morei durante 4 anos na inglaterra, trouxe um rolls royce silver shadow 1967, entrei com ele como turista, mas agora pretendo legaliza lo definitivamente no brasil,,, como devo proceder??? abçs,,,

  32. Boa noite! Gostaria de trazer dos EUA um Delorean DMC-12, lá custa US$ 20.000,00 em média, é possível? Mas penso só para o ano que vem, pois o ano dele é 1981 (29 anos). Obrigado!

  33. Ah, esqueci de perguntar, eu quero trazer somente para coleção, não para rodar, fica mais barato trazer nessa condição?

  34. 34 Jardel

    Estou querendo trazer um carro do peru(mustang 1969),gostaria de saber se todos esses impostos se aplicam a esse procedimento

  35. 35 fabio feijo

    Moro nos EUA e gostaria de levar um carro antigo pra meu pai. Pergunta: o valor a ser tributado sera o valor pago aqui nos EUA ou existe alguma tabela na receita catalogada por exemplo. Outra coisa, precisa, no caso de pessoa fisica, comprovar renda la no Brasil compativel com o valor do produto, como se explica exatamente isto?
    Muito obrigado.

  36. 36 renato xavier

    tenho 2 carros mercedes,um de 2004 e outro de 2006,como resido na europa a 14 anos e estou retornando para o brasil,gostaria de saber da possibilidade de legalizar-los no brasil…..

  37. Prezados Senhores,

    A Bellian está no ramo de importação e exportação de veículos Antigos e Zero KM a mais de 18 anos.
    Quer importar um veículo zero KM ou se tornar um colecionador de antigos, fale conosco, faça uma consulta e verá que somos capacitados a ajudá-lo.

  38. 38 Felipe

    Por favor, excluir o meu comentario acima, grato!

  39. OK deletado.

    Abs

  40. 40 Luiz Tinoco

    “O carro deve ser pago por depósito bancário numa instituição financeira no Brasil”. Comprei um Corvette e enviei o dinheiro para a empresa importadora,em Miami,por meio de um contrato de câmbio frito junto a uma corretora de câmbio.

  41. 41 Marcelo

    veiculo antigo pra importação vindo da América do sul,vem de transporte via terrestre

  42. 42 Marcelo Castro

    olá, eu posso importar um carro usado de mais de 30 anos para fins comerciais? Se sim posso importar de mais de 1 por vez? Pode ser como pessoa física ou tenho que abriri uma empresa?
    Obrigado

  43. 43 ivo ricardo folmer da silva

    ola boa noite tenho uma duvida estou para tazer um carro dos estados unidos e queria saber,terei q colocar placa preta pois o a empresa me disse q teria q colocar, nao queria placa preta. vlw abrc

  44. 44 Carlos Bruno Pereira

    moro nos Estados Unidos e comprei um 1969 VW conversivel em pessimo estado posso levar e reformar no Brasil ,ou tem que sair daqui ja reformado.Por favor aguardo resposta.

  45. 45 nene

    tenho carros antigos para venda no estado unidos eu mando para o brasil mais quem compra tem que receber ai no porto bm precos

  46. Prezados Senhores,

    A Bellian está no ramo de importação e exportação de veículos Antigos e Zero KM a mais de 18 anos.
    Quer importar um veículo zero KM ou se tornar um colecionador de antigos?
    Tem duvidas quanto a importação ou legalização de seu carro importado? Fale conosco, faça uma consulta e verá que somos capacitados a ajudá-lo.

  47. Gostaria de saber se tem como trazer um antigo pra reforma-lo aqui no Brasil em vez de traze-lo reformado?

  48. 48 Veigas P.

    AMIGOS INTERNAUTAS, eu sou brasileiro, vivo na Argentina,vou sempre ao Brasil, pois tenho residencia lá, queria saber se vcs podem me dizer se, é legal, transitar com veiculo licenciado aqui na Argentina,ai no Brasil, por quanto tempo?

  49. 49 Rodrigo

    Bom Dia!
    Queri trazer uma carroceria de um carro antigo dos EUA, alguem sabe como funciona, pois so tem uma nota fiscal de sucata ou peças, ainda estou vendo esta parte, mas alguem sabe se é possivel trazer?

  50. 50 harrison

    oi, gostaria de importar uma ferrari testa rosa custa 130.000 USD, existe possibilidade: , ela nao tem 30 anos e claro, existe alguma forma de importar para pessoa fisica para coleção, um carro com menos de 30 anos…

  51. 51 Liliane

    Olá, moro na Suíça e gostaria de enviar um carro que tem mais 30 anos no valor de 1000 francos (+ ou – 2000 reais) para o Brasil pro meu pai em caráter de coleção. Gostaria de saber q se quando chegar o carro ao BRAsil o valor de todos os impostos cobrados pela Receita serão no valor que paguei aqui (no caso esses 1000 francos) ou no valor de alguma tabela que a própria Receita j´tem lá. Grata

  52. Bom dia a todos!
    Sou português casado com brasileira e residente na Suiça há cerca de trinta anos.
    Estamos pensando regressar ao Brasil em 2014 para residir. Actualmente possuimos um Audi A6 Avant 2.5 TDI (diesel) de 1998. Seria possivel importar este veículo e em caso afirmativo quais os custos aproximádos para tal, senão, possibilidade de importação para peças.
    Grato pela resposta com saudações.

  53. 53 felipe

    quero comprar um fiat 600 no uruguai , tem como trazer dirigindo pra sao paulo?

  54. 54 beenny

    Olá, eu adoro discos de vinil e coleciono, porém queria saber o que devo fazer para importar discos acima de 50 doláres, se há alguma coisa específica para isso. Abraços

  55. 55 Willian Bispo

    Acima de 30 anos de uso.

    Limite de U$$ 3.000,00 pessoa física

    No câmbio de hoje ( 2,0115 ) R$ 6.034,50

    I.I – 35% = R$ 2.112,08

    IPI – 25% = R$ 1.508,63

    ICMS – 18% = R$ 1.086,21

    PIS/COFINS – 11,6% = R$ 700,00

    VEÍCULO + IMPOSTOS = R$ 11.441,42

    Quanto será que as empresas especializadas cobram para trazer esses carros dos E.U.A até o Brasil ?
    Como é feito esse calculo ?
    Será que ultrapassa o valor final do veículo + taxas ?

    Eis algumas dúvidas que tenho para saber o quanto pode custar tal exclusividade. Ótimo post, esclareceu algumas dúvidas iniciais mesmo sabendo que o processo é muito mais complexo do que parece.

  56. 56 Messias

    boa tarde…. eu ganhei um mustang 76 do meu cunhado que mora nos Estados Unidos, como proceder para traze-lo para Brasil?

  57. 57 Sebastian

    Eu tenho uma moto do ano 81 em meu nome, na Argentina moro a 11 anos no Brasil, tenho dupla cidadania, gostaria de saber como legaliza a moto no Brasil. Tendo em conta que o valor da moto u$$ 3 a 3500 quanto gastaria para legalizar

  58. Meu nome é Deivid Filipi Hames criador deste blog, há 3 anos ensino a técnica de importar e revender produtos na internet. Temos um vasto conteúdo gratuito ensinando todo o procedimento básico para o desenvolvimento deste trabalho, receba diversas dicas em seu e-mail, é grátis.
    http://revenderprodutosimportados.blogspot.com.br

    Adquira nosso kit Revender produtos importados com 300 páginas de pura informação ensinando
    todos os procedimentos para importar e revender importados de forma segura e objetiva, após
    a leitura fico disponível para tirar todas suas dúvidas.
    http://www.revenderprodutosimportados.blogspot.com.br

  59. 59 Paulo

    Moro nos estados unidos, tenho uma
    Bmw x6 ano 2010.
    Como faço para levar ela para o Brasil?

  60. 60 José Luiz Mendes

    Tenho um Land Rover, Modelo “67”, Todo de Alumínio, 100% Legalizado, Mecânica em excelente estado, Uma verdadeira Jóia Rara! Posso levá-lo para o Brasil. Contato para maiores detalhes: minbeerseba@gmail.com

  61. 61 Heliane

    precisava saber se tenho como levar meu carro para o Uruguai e documenta-lo lá, pois estou de mudança pra lá, me casei com um uruguaio e gostaria de levar meu carro, ano 2006 nissan ????? posso fazer isso??? quais os caminhos a seguir???? quanto vou gastar para ter meu carro legalizado lá???

  62. 62 wallis

    ola andrey cocati
    vc abriu essa explicação a respeito do passo a passo de como importar um carro com + de 30 anos ok?!,ate ai entendi!!
    eu estou com intenção de compra um carro desse +- no valor de 20.000 dólares,por favor me fale quanto fica no máximo o total de valores que ficaria pra mim ter ele aqui no brasil com documentos no meu nome e tudo certo!??

  63. Wallis, apenas postei sobre o assunto. Não entendo nada sobre o assunto.

  64. 64 Mirtha Karen Vargas de Mendes

    Se alguém conhece alguma pessoa que esteja interessada (Colecionador ou nao), na Compra de um Land Rover, Ano 1967, em EXCELENTE estado, para importaçao. Fale comigo: WhatsApp 70931644. Tel: (21) 3586-2952. Cel (21) 98650-3647. mirthakaren.vargas@gmail.com. Damos todas as orientaçoes de importaçao.

  65. 65 Wesney

    Como faço pra exportar um carro do Brasil para Inglaterra? Qual o procedimento por favor, desde já agradeço.


Deixe um comentário