Conheça os caminhões comboio-locomotiva fora-de-estrada, ETF Road Trains, para indústria da mineração.

15fev08

l34879.gifA empresa Emirates Truck Factory FZC Co surgiu em 2005 sob as leis do Emirado Ras Al Khaimah. É um país dependente do petróleo e do turismo, pertencente aos Emirados Árabes Unidos, ao norte da Península Arábica. Possuem uma população de apenas 250.000 habitantes.

Seu fundador, após um período de 15 anos na Indonésia, constatou a necessidade em desenvolver um projeto melhor na área de veículos fora-de-estrada. Logo após, mudou-se para Alemanha, onde houve o início no desenvolvimento daquele que é considerado o mais moderno caminhão do mercado, chamados de large haulage, algo como caminhões grandes com tração, muita.

Para cada veículo no comboio, tem o sistema inovador chamado All-Wheel-Drive (para segurança em pistas escorradias em conjunto com freios ABS) e All-Wheel-Steering by-wire.

Neste site é possível assistir um vídeo com este sistema inovador:

sdfsdfsdfcvbcvb.jpg

Quando estão vazios é possível erguer os dois eixos centrais, aumentando a agilidade e a economia na utilização do mesmo.

empty_haul.jpg

Os números são superlativos, sendo a capacidade de carga com “mínimos 475 ao máximo de 2.290 toneladas.

biglorry2.jpg

O comboio-locomotiva podem se mover em dois sentidos. Cada caminhão possuem vários motores, totalizando ao todo 3.700 cavalos de potência. É uma forma inovadora de transporte chamado de comboio-locomotiva, para uso em fora-de-estrada.

E ele pode ser acoplado um ao outro por um sistema elétrico, único no mercado, por isso o nome comboio-locomotiva.

biglorry.jpg

viewlargehtmlsdasd.jpg

Eles tem um nível de utilização sem igual porque não é necessário parar para fazer a manutenção rotineira para verificar a pressão dos pneus, troca de óleo entre outros quesitos. Todas estas operações são feitas automaticamente, com o caminhão em operação.

Aqui é possível ver outros detalhes deste fora-de-estrada.

etf198.jpg

O caminhão-locomotiva, ETF Road Trains, possuem o menor custo por tonelada para indústria de extração de minérios.

No site da ETF é possível obter mais informações deste e de outros veículos fora-de-estrada da empresa.

Atualizado em 07.11.2008:

O maior veículo do mundo controlado por robô.

Cientistas da Carnegie Mellon University em conjunto com engenheiros da Caterpillar adaptaram o software CMU que é utilizado na competição DARPA Urban Challenge, para veículos de até 700 toneladas e com capacidade de carregar até 240 mil toneladas de carga. O caminhão tem 3.550 cavalos com 24 vávulas e uma velocidade de 42 Km/h – dirigido por um robô! Saiba mais aqui.

O Cartepillar 797B é o maior caminhão fora-de-estrada do mundo. Leia mais aqui

Mais informações sobre este monstro sobre rodas neste link em espanhol.

Vídeo com Caterpillar 797B produzido pela National Geographic Channel

O consumo deste caminhão é em torno de 5 a 7 mil litros diários! O equivalente em um caminhão normal, a um consumo de 2 anos ou 48.000 km! Pra você ter uma idéia, o pneu utilizado por ele é o maior do mundo também: 4 metros de altura e um preço de 30 mil dólares cada! E quanto custa um caminhão desses completo? Em torno de 3 milhões de euros! Na cotação de hoje seria em torno de 8 milhões e 250 mil reais! 8)

Leia também:

21.09.2008: Os enormes caminhões brancos da Perlini vão ser fabricados no Brasil

62 Responses to “Conheça os caminhões comboio-locomotiva fora-de-estrada, ETF Road Trains, para indústria da mineração.”

  1. 1 claudio de Jesus

    Gostaria de saber aonde eu podderia fazer um curso de capacitação para trabalhar com caminhões fora de estrada.

  2. Olá Cláudio,

    infelizmente no momento eu não saberia lhe dizer como fazer esta capacitação. Irei verificar e assim que eu tiver uma posição eu dou um retorno.

    Abs

  3. Olá Cláudio,

    para facilitar a sua procura, eu acho que seria interessante você entrar em contato com empresas que trabalham com este tipo de equipamento e pedir informações.

    Uma delas é a Liebherr. Entra em contato com eles.

    http://www.liebherr.com/me/pt/default_me.asp

    Espero ter ajudado,

    Abs

  4. 4 Julismar

    Gostaria de saber se você tem fotos de caminhões fora de estrada
    que possa me enviar, gosto muito de maquinas e equipamentos de grande porte.
    Grato

  5. Olá Julismar,

    infelizmente não tenho fotos, aliás nem sou da área. Caso ache algo envio para você.

    Abs

  6. 6 Silvio Alexandre

    E emocionante ver essas maquinas como se fas para aprender a operar essa coisas de outro mundo?

  7. Olá Silvio,

    para facilitar a sua dúvida, eu acho que seria interessante você entrar em contato com empresas que trabalham com este tipo de equipamento e pedir informações.

    Uma delas é a Liebherr. Entra em contato com eles.

    http://www.liebherr.com/me/pt/default_me.asp

    Espero ter ajudado,

    Abs

  8. 8 josemário

    Estou fazendo curso para operador de trator de esteira, atraves do prominp (petrobras). Todo ano tem , no brasil todo. É o caminho mais curto pra consegui um dia , operar um fora de estrada . O SENAI tambem tem curso de operador de maquinas pesadas. Pretendo ir para Angola depois do curso. Lá o mercado de trabalho tá aberto. A dica serve pra todos de qualquer profissão. Sorte a todos !!

  9. Olá José Mário,

    obrigado por deixar a sua mensagem aqui no blog.

    Boa sorte em seu projeto de trabalho!

    Abraços

  10. 10 simone

    Olá, boa tarde;
    Estou cursando construção civil, e estamos fazendo um trabalho referente a caminhões comboio. Já procurei em varios site, mas infelizmente até agora não fui feliz, preciso encontrar algo como informações tecnicas: pra que serve, onde usar, capacidade, custo beneficio e outros, por favor se souber de algum site ou ate mesmo tiver essa informações estarei aguardando.

    Atenciosmamente,

    simone

  11. Olá Simone,

    para facilitar a sua dúvida, eu acho que seria interessante você entrar em contato com empresas que trabalham com este tipo de equipamento e pedir informações. Eu não sou da área.

    Uma delas é a Liebherr. Entra em contato com eles.

    http://www.liebherr.com/me/pt/default_me.asp

    Espero ter ajudado,

    Abs

  12. Bom dia Andrey.
    Meu nome — Douglas
    Empresa —- Filterinter (Trabalhamos na área de filtração).

    Gostaria de saber se os caminhões que efetuam o abastecimento da frota no campo, estão providos de meios filtrantes para filtração do diesel destes gigantes.
    Caso positivo, como eu poderia entrar em contato com este grupo de apoio ?

    Abraços
    Douglas

  13. Bom dia Douglas,

    eu sou publicitário então, não faço a mínima idéia de como funciona estes caminhões, mas posso lhe dar algumas dicas:

    1º – entrar em contato diretamente com o fabricante. No post tem link deles.
    2º – entrar em contato com grandes mineradoras, como a Vale por exemplo, para ver se eles trabalham com os caminhões desta empresa.
    3º – entrar em contato com empresas que trabalham com este tipo de caminhão como a Liebherr. E-mail da empresa:

    http://www.liebherr.com/me/pt/default_me.asp

    Pode ser que eles não trabalhem com esta empresa, mas talvez eles tenham mais informações ou alguma “luz” para seu negócio.

    Espero ter ajudado,

    Abraços

  14. 14 carlos celio

    eu e meus amigos da vale participamos jumto com maquipetro um treinamento com um istrutor muito bom em belem do para ( ABRAÇOS )

  15. 15 cristianoalves

    estou fazendo curso de operação de máquinas e espero que um dia eu estarei em uma dessas máquinas,sou muito fã

  16. 16 RAUL SILVANO DA SILVA

    GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA CONSEGUIR UMA OPRTUNIDADE PARA ESTAR REALIZANDO CURSO DE OPERAÇAO DESTA FABULOSAS MAQUINAS QUE SAO OS FORA DE ESTRADA

  17. Olá Raul,

    para facilitar a sua dúvida, eu acho que seria interessante você entrar em contato com empresas que trabalham com este tipo de equipamento e pedir informações. Eu não sou da área.

    Uma delas é a Liebherr. Entra em contato com eles.

    http://www.liebherr.com/me/pt/default_me.asp

    Espero ter ajudado,

    Abraços

  18. 18 MARCOS GONZAGA

    GOSTEI MUITO DESTA COBRA GIGANTE SEM COMENTARIO QUERO SABER MAIS DESTE TREM

  19. Opa, boa tarde. Trabalho com manutenção de máquinas de grande porte aqui em Carajás. Como posso enviar um currículo p/ a empresa Maquipetro p/ integrar a equipe de manutenção ??
    Muito obrigado !!

  20. Olá Paulo,

    um leitor comentou sobre esta empresa a Maquipetro. Eu não faço a mínima idéia onde fica a empresa. Não sou da área, eu sou publicitário e trabalho com marketing.

    Se eu souber de algo lhe aviso.

    Abraços

  21. Olà Paulo,
    trabanhei com fora de estradas na mbr.
    Eu gostaria de conhecer, ETF.

  22. 22 bruno

    aonde eu trabalho existem 9 cat 773 e 5 deles são conduzidos por mulheres em 3 turnos

  23. 23 leonardo

    ow arruma um trampo desse pra min!!!!!!!

  24. 24 marcelo

    ola eusou um apaixonado por esse caminhoes e gostaria de obter informacoes de como faco para me profissionalizar,e trabalhar com um desses monstro sobre rodas se puderes me ajudar ficarei muito grato.

  25. já existe um caminhão fora de estrada o 797b com dois
    motores de 12 cilindro cada um, muito bem, quando é que vai
    aparecer um super fora de estrada com dois motores de 16
    cilindros cada um hem. esperando sua resposta na medida do
    possivel. muitissimo obrigado.

  26. 26 josimar

    ESSE CAMINHÃO-COMBOIO FABRICADO PELA EMIRATES TRUCK FACTORY É SHOW DE BOLA …….KE PENA KE CUSTA UMA FORTUNA …..PARA AS GRANDES EMPRESAS MINERADORAS NÃO …..COMO A VALE …..E OUTRAS INDUSTRIAS CIMENTEIRAS

  27. 27 Lindomar Jose de Paula

    Olá,bom dia eu trabalho em uma mineradora e e sou programador de manutencao de frota fora de estrada,gostaria de saber de voce o tipo de plano de manutencao usado nesses equipamentos,obrigado.

  28. eu sou betronio sou mecanico de manotemssao de maquinas ja vis motor de 12cc no 771B e 775D e trasmissao de 7 velocidade com potemça de 45tn e 60tn sao ums caminhoes de manotemssaos muito siples e eu gostaria comnhecer os ETF e gostaria de fazer um cussos de conhecimentos eletrico por que as maquinas hoje depemde muitos de eletricidade.

  29. 29 aguinaldo leite

    gostaria de saber onde cosigo fazer o curso para operar caminhoes fora de estrada . boa tarde .obrigado

  30. 30 Alexsandro anacleto

    Trabalho a mais de 10 anos com manutenção de ewquipamentos
    de terraplanagem e mineração,gostaria muito de me especializar na manutenção de caminhoes fora-de-estrada como e onde posso ter esta oportunidade?
    Sou eletricista cc com enfáse em eletronica embarcada.

  31. ola eu trabalho com caminhao fora de estrada 773cat

  32. 32 mateus

    oi eu trabalho com caminhao grande
    meu pai queria outro

  33. 33 willian a.m. lima

    gostaria de saber,sobre ergonomia desses caminhoes ja que estou terminando o curso de tec.segurança do trabalho ,se vc puder me enviar medidas como dos peneus,referencia sobre a cabine eu agradeço.

  34. muito boa esta aprezentaçao,parabens

  35. 35 renato

    Alguem de voces que trabalha com fora de estrada, poderiam dar alguma dica de manutenção, do aquecimento de caçamba, das planetárias… sei la…
    Vou apresentar um seminário sobre, e ta dificil achar material…

  36. gostaria de obter mais iformações técnicas destas maquinas

  37. 37 gabriela ferreira grama

    Gostaria de saber se posso ter acesso ao manual da máquina, se pode ser enviado por e-mail os componentes construtivos,suas funções,principais acessórios,preço,implementos,potência dentre outros.
    Grata,GABRIELA FERREIRA.

  38. 38 vanderlei

    belas maquinas!!eu gravei este episódio do 797B no nat geo mas em português.e quanto ao manual,como pede a gabriela,é só entrar no site da caterpillar(no caso de ser o 797B)lá tem para fazer download(pdf) do manual de todas as máquinas caterpillar.

  39. 39 Thalysson Bitencourt

    Ki bom

  40. essescaminhoes sao chiques

  41. 41 italo

    Ola andrey, ola pessoal.
    eu estou fazendo um curso de operador de máquinas pesadas no SENAI por conta da vale, e estou terminando no dia 18/10
    ja vi todos os tipos de máquinas, caminhões fora de estrada CATERPILLA 789c 769 797B e alguns eletro-díesel da COMATSU, pá mecãnica le tourneau, Scraper, tratores de esteira, moto niveladora, perfuratriz de grande porte, escavadeiras de cabo chover e betchover
    to achando muito enteressante essas máquinas, elas so falta falar com palavras.

  42. 42 carlos antonio de oliveira

    trabalho, com todos os tipos de caminhoes fora de estrada, cat 785c-789-793d. tambén os caminhões eletrodiesel komatsu 510e,710e terex unit rig mt3300- mt4400, também escavadeira p&h 1900 komatsu pc 5500, no momento estou desempregado, estou aguardando uma vaga .

  43. Eu presenciei numa mineradora do Canadá um caminhão parece ser um terex com pneus de 6 metros de diâmetro, é considerado o maior do mundo, ele possui no total 6 pneus sendo 2 dianteiros e 4 traseiros e cuja a carga total ultrapassa 500 tons brutas, mas não entrei em detalhes sobre o equipamento, lembro apenas do nome e do comentário sobre a altura dos pneus, achei impressionante, mas sei que para a engenharia não existe limites de tamanho, basta existir a necessidade e usar a escala para uma superprodução.

  44. 44 Colapso

    A TODOS QUE TEM VONTADE DE TRABALHAR COM ESSAS MAQUINAS E SÓ ENTRAR NA PAGINA DA VALE ,OS CONTATOS ESTÃO TODOS NA PAGINA UM GRANDE ABRAÇO A TODOS .OLHA SO VOU DETALHAR MAIS AINDA É SO DIGITAR NO GOOGLE A PALAVRA VALE É TA FEITO RSRSRSR.

  45. sou estudante da vale no centro de formacao para operador de equipamento de mina em Mocambique.Tete. gostaria de saber os equipamento de operacao mais pesados do mundo. agradeceria.

  46. 46 MARCOS

    OI! TRABALHO Á 6 ANOS COM CAMINHÃO FORA DE ESTRADA, CAT793C,D, MINA DE BRUCUTU,EM SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO MG.É MUITO BOM TRABALHAR COM ESSES CAMINHÕES ELES SÃO MUITO SEGUROS TRANSPORTA NA MEDIA DE 250T.ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!

  47. caro colega; gostaria de saber quanto custa uma preciosidade desta da caterpilla 797b

  48. 48 moisés muniz salustiano

    muito lindo esses novos caminhão fora de estrada

  49. PARABÉNS, PARA EQUIPE ATUANTE .,SOU MOTORISTA DE CAMINHÕES CANAVIEIROS NO INTERIOR DE SÃO PAULO -MIRANDÓPOLIS ,GOSTARIA DE OPROTUNIDADE DE TRABALHAR COM UM DESTE ,TENHO 40 ANOS E GOSTARIA DE FAZER UM TESTE COM OS CAMINHÕES FORA DE ESTRADA , e-mail – ferpaulo1972@gmail.com

  50. É um sonho,bacana demais. Pra quem vive no dia a dia… FANTÁSTICO..

  51. 51 Gabriel Felipe

    ola,boa tarde…
    preciso saber as condiçoes para operar um fora-de-estrada.
    Tem idade minima?preciso possuir carteira cat. D ou E?
    Moro em Minas Gerais,onde consigo um curso mais proximo?

  52. ola meus amigo tudo bom com vcs pocha estou passando para pedir de vcs uma ajuda pois sou mecanico de maquinas e equipamentos pesados e estou parado e não sei com fazer para enviar o meu curri culo para vcs sim vcs poderem mi ajuda desde ja agradesço muito a todos vcs o meu email.(mineirinho_mpu@hotmail.com

  53. sou operador de escavadeira hidraulica e ja trabalhei em muitas empresa e na barragen da itaipu vi varios caminhoes grandes mas na potencia e na evolucao deste nao e de dar agua na boca moro hoje em uma cidade pequen em santa catarina e o maior equipamento q tem aqui e pc 360 e os operadres acham muito bom imagine se eles tivese aceso a um caminhao deste ok abracos atodos os engenheiros q o progetaram

  54. eu so motorista a 04 anos gostaria de trabalha nu fora de estrada ou mesmu nas estrada brasileira do brasil comu rodotrem ou bitrem mel forti e viaja pu brasil e u mudo eu so CLAUDIO

  55. 55 Suricato

    Road train na Austrália tem suas particularidades: nas paradas, o “motora” desengata o cavalo e retorna só nele, quando tem que ir conferir alguma coisa na última carreta. Se assim não o fizer tem que pegar um ônibus para a longa viagem de volta….:)

  56. 56 Roberto Rodrigues Pereira

    Oi!!! boa noite, sou Roberto, quero fazer um curso para trabalhar em um caminhão fora de estrada. Acredito que realizarei meus planos e desejos. Unindo o util ao agradavel.

  57. 57 Helton Gonzag

    Bom dia , eu gostaria de saber se é preciso ter carteira nacional de habilitação para dirigir estes fora de estradas ? E qual a categotia de CNH ?

  58. 58 Helton Gonzaga

    Bom dia , eu gostaria de saber se é preciso ter carteira nacional de habilitação para dirigir estes fora de estradas ? E qual a categotia de CNH ? Aguardando respostas , obrigado .

  59. Estou cursando o ultimo semestre do curso de minerção.Eestou apaixonada pelos caminhões fora de estrada,pás carregadeiras,LHD,,jumbo, simba e outros.Meu sonho é trabalhar operando uma dessas máquinas.

  60. 60 RAFAEL BARBOSA

    trabalho com um caterpila 771 em presidente figueredo/am e muito bom e uma ótima experiência


  1. 1 Os enormes caminhões brancos da Perlini vão ser fabricado no Brasil « Estratégia Empresarial
  2. 2 Conheça os caminhões comboio-locomotiva fora-de-estrada, ETF Road Trains, para indústria da mineração. « Amo Caminhões

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 65 outros seguidores

